05/11/2024 - 13:30 - 15:00 RC8.19 - Ações formativas e o enfrentamento a iniquidades e vulnerabiliade social |
49594 - RELATO DE EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÃO DE CARTILHA PARA IDENTIFICAÇÃO DE SINAIS PRECOCES DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. LUCENI ALVES SANTANA - UFMT, VIRGÍNIA DE ALBUQUERQUE MOTA - UFMT
Contextualização A deficiência intelectual (DI) é um problema de saúde pública que ainda é cercado de estigma, como se fosse uma condição sobre a qual não há nada que possa ser feito. No entanto, quando diagnosticado precocemente, é possível a realização de atividades de estimulação do desenvolvimento cognitivo e o aproveitamento da neuroplasticidade neural. A Atenção Primária à Saúde (APS) é o espaço de atenção da saúde materno-infantil, e é durante o pré-natal e o acompanhamento dos primeiros anos de vida da criança (puericultura) que se pode identificar a presença de fatores associados a esse diagnóstico. É possível identificar fatores pré-natais, perinatais e pós-natais que podem estar associados ao diagnóstico de DI, e os trabalhadores da APS podem contribuir com essa identificação e encaminhar para uma investigação mais aprofundada em outros pontos de atenção da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (Brasil, 2020). No entanto, faz-se necessária ações de educação permanente em saúde que apoiem os trabalhadores da APS a conhecerem mais sobre a DI, a importância do diagnóstico precoce e o que como eles podem atuar diante deste tema. Em pesquisa nas bases e sites oficiais de governos, não foram encontradas tecnologias educacionais direcionadas para a educação permanente em saúde sobre sinais precoces da DI, e diante desta lacuna, foi elaborada uma cartilha sobre o tema.
Descrição da Experiência Trata-se do relato de experiência de trabalhadora da APS há 18 anos e bacharela em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sobre os desafios e potencialidades da participação em pesquisa para desenvolvimento de tecnologia educacional no formato de cartilha, voltada aos trabalhadores da APS, sobre sinais precoces da deficiência intelectual, e que foi apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Saúde Coletiva. A elaboração da cartilha foi realizada em duas etapas, sendo na primeira etapa a pesquisa bibliográfica sobre o tema, na qual foi possível identificar os principais tópicos e conteúdos que seriam relevantes para os trabalhadores de saúde da APS e identificação de categorias que pudessem sintetizá-lo (conceito da DI, como identificar a DI, importância do diagnóstico precoce, fatores associados à DI, papel dos trabalhadores da APS e da Educação e o acompanhamento das famílias). Na segunda etapa, utilizou-se o software Microsoft Power Point, que foi fundamental para a elaboração do layout da cartilha e a criação de um design visualmente atrativo e de fácil leitura, com o tamanho adequado para ser manuseado com conforto.
Objetivo e período de Realização
O objetivo é relatar o processo de construção de uma cartilha para apoiar os trabalhadores da Atenção Primária à Saúde na identificação dos sinais precoces da deficiência intelectual, considerando as motivações iniciais para trabalhar com o tema, as estratégias metodológicas desenvolvidas e os desafios vivenciados no processo de construção da cartilha no período de fevereiro de 2023 a abril de 2024.
Resultados O processo de elaboração da cartilha foi desafiador, porém extremamente gratificante. A escolha desse tema foi baseada tanto na experiência pessoal quanto na observação empírica como Agente Comunitária de Saúde (ACS), de que é possível realizar o diagnóstico e intervenção precoce quando se reconhece os possíveis sinais e eles são encaminhados para investigação. Observou-se como dificuldade a sintetização e adequação dos termos técnicos e sua substituição por uma linguagem mais clara e objetiva, de modo a facilitar a compreensão e aplicação do conhecimento na prática diária. A escolha das figuras e fontes disponíveis no software ajudou a enriquecer o material e torná-lo mais dinâmico e interessante para os leitores. Foi necessário simplificar termos técnicos e utilizar uma linguagem mais clara e objetiva, de modo a facilitar a compreensão e aplicação do conhecimento na prática diária.
Aprendizado e Análise Crítica A vivência como trabalhadora da APS permite a compreensão da importância de produzir conhecimento no âmbito das práticas, à luz das contribuições teóricas e percurso metodológico que qualificam o trabalho como ciência. Conhecimento este que seja relevante e aplicável no contexto de trabalho, que oportunize contribuir para a definição do que será informado, e não apenas do acesso à informação que já foi definida em outros espaços, e espera-se que esse conhecimento possa ser utilizado de forma efetiva nas práticas de saúde e na efetivação de um sistema de saúde equânime e integral. Durante o processo de construção da cartilha, pude me colocar na perspectiva de como aquela cartilha, além de informativa, poderia ser também mais atrativa, e me despertasse para querer saber mais sobre o tema e aplicar as recomendações colocadas. Espera-se que a versão elaborada seja aperfeiçoada de forma contínua e que seja útil e aplicável no dia a dia da APS.
Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção especializada à saúde. Protocolo para o Diagnóstico Etiológico da Deficiência Intelectual. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/conitec/ptbr/midias/relatorios/2020/20201203_relatorio_572_pcdt_deficiencia-intelectual_.pdf. Acesso em 28 mai 2024.
Fonte(s) de financiamento: sem financiamento
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