52797 - II OFICINA INTERSETORIAL PARA PRODUÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE. JULIANA GOMES SILVA - UVA, SAMILY GOMES FILGUEIRA - UECE, MARCELLA GASPAR DE MORAES RIBEIRO - PMJJ
Contextualização Este trabalho tem por objetivo descrever a II oficina intersetorial para produção de material pedagógico na Atenção Primária em Saúde, a partir de resíduos sólidos/materiais recicláveis. Trata-se do relato de experiência de uma articulação intersetorial promovida a partir de uma iniciativa do Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde – NUMEPS de Jijoca de Jericoacoara/CE, entre saúde e assistência social. A equipe Multiprofissional da Atenção Primária em Saúde – EMULTI, perpassava a problemática da escassez de material pedagógico/educativo para trabalhar de forma lúdica com crianças, frente ao aumento significativo de atendimento voltado pra este público. Vale ressaltar que em 2022 foi realizada a I Oficina, tal experiência foi apresentada na VIII ExpoESP - Construindo um Sistema de Saúde Inteligente, realizado pela ESP/CE, posteriormente aprimorada e submetida no 2° Concurso Município Inovador do Programa Cuidar Melhor do Estado do Ceará, conquistando o primeiro lugar, com o trabalho intitulado “A importância da intersetorialidade no fortalecimento e qualificação do SUS”, o qual foi transformado no manuscrito “Oficina intersetorial para produção de material na Atenção Primária”, publicado no Periódico Científico Cadernos ESP, v.17 n.1 (2023): Edição Especial. ISSN 1808-7329 (1809-0893). Nesse contexto, aqui apresentaremos a continuação de tal atividade, a II Oficina.
Descrição da Experiência A II oficina intersetorial para produção de material pedagógico na Atenção Primária em Saúde, tal como a I Oficina, deu-se na perspectiva de produzir brinquedos e jogos educativos a partir de materiais recicláveis, através de uma capacitação para a equipe EMULTI, que teve como facilitadora do momento a supervisora do Programa Criança Feliz, vinculado a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de Jijoca de Jericoacoara/CE, visto que esta já ministrava formações nessa área, para os educadores sociais de sua equipe. Foi articulada uma reunião entre as equipes envolvidas para definir melhor data, local e elencado os materiais necessários. Foi requisitado com antecedência providenciar materiais que fossem reutilizáveis, tais como: caixas de ovos, papelão, palito de picolé, caixas de pizza, garrafas pet, rolos de papel higiênico, tampinhas de garrafas, canudinhos dentre outros. No Pólo de convivência disponibilizaram materiais de pintura e colagem: tinta guache, cola colorida e branca, pistola e bastão de cola quente, tesouras, canetinhas, lápis de cor, barbante, papel adesivo, materiais impressos, dentre outros.
Objetivo e período de Realização O objetivo da atividade é qualificar as ações da Atenção Primária, a partir da Educação Permanente em Saúde – EPS, fortalecendo a intersetorialidade.
A II Oficina produtiva ocorreu em 24 de maio de 2023, praticamente um ano após a primeira, novamente no espaço do Pólo de convivência do município (equipamento público da Assistência Social). Desta vez com a presença de 01 assistente social, 02 psicólogas, 01 nutricionista e 01 fonoaudiólogo, composição da EMULTI na data de realização da formação.
Resultados A realização das oficinas produtivas vem sendo ação inovadora para transformação da práxis no SUS, promovendo interprofissionalidade e intersetorialidade. Foram produzidos brinquedos que estimulam consciência corporal, psicomotricidade, a atenção, aspectos emocionais e cognitivos, bem como alguns de estímulos ventilatórios, melhorando controle respiratório e pronúncia dos fonemas. Foram elaborados tapetes interativos; brinquedos de encaixe, de associação de cores, formas, animais, alfanuméricos, jogos da memória, quebra-cabeças com foco em conteúdos relacionados a alimentação, linguagem falada e escrita, questões familiares e comunitárias, emoções, sentimentos, socialização e etc, que facilitam os trabalhos de todas as categorias profissionais, tanto no que se refere aos atendimentos individualizados quanto aos coletivos, equipando às salas de atendimento da EMULTI nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Além disso, destaca-se que as técnicas aprendidas podem ser facilmente replicadas pelas famílias atendidas para estimular o desenvolvimento infantil no âmbito do domicílio e da comunidade, visto que os materiais utilizados são sustentáveis, de fácil acesso e manuseio.
Aprendizado e Análise Crítica Considerando a atividade ora relatada como uma ação de Educação Permanente em Saúde, vimos como contribuiu verdadeiramente para o fortalecimento e qualificação da Atenção Primária em Saúde, contemplando inclusive os princípios e diretrizes do SUS, tais como: universalidade, equidade e integralidade. Cabe destacar que a limitação de material pedagógico primário é um obstáculo para fazer desta uma ação contínua. Contudo, o planejamento permite dar continuidade a ação de maneira sistemática, podendo ampliar o acesso a outros profissionais, e até alcançar a população atendida. O fato de parte significativa da matéria prima ser resíduos recicláveis, potencializa as capacidades imaginativas, motoras e cognitivas das crianças e suas famílias a construírem seus próprios brinquedos a partir da ressignificação de objetos.
A demanda crescente de atendimento infantil, principalmente no que tange às crianças neuroatípticas, na Atenção Primária, clama pela disponibilidade de recursos lúdicos para trabalhar com esse público. É primordial compreender a criança como um ser em desenvolvimento, para tanto, os jogos e brincadeiras utilizados nos atendimentos devem ser adequados a cada fase da infância, levando em consideração o grau de capacidade e envolvimento da criança nas atividades propostas.
Referências 1. CECCIM, R. B. Educação Permanente em Saúde: descentralização e disseminação de capacidade pedagógica na saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 10, n. 4, p. 975–986, dez. 2005.
2.Ministério da Saúde [Internet]. bvsms.saude.gov.br. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt0154_24_01_2008.html
3.Nacional I. PORTARIA GM/MS No 635, DE 22 DE MAIO DE 2023 - DOU - Imprensa Nacional [Internet]. www.in.gov.br. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm/ms-n-635-de-22-de-maio-de-2023-484773799
4.Vygotsky, L. (1998). A formação social da mente São Paulo: Martins Fontes.
5.Wanderley MB, Martinelli ML, da Paz RDO. Intersetorialidade nas Políticas Públicas. Serviço Social & Sociedade. 2020 Apr;(137):7–13.
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