Roda de Conversa

05/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC8.18 - Interprofissionalidade e interdisciplinaridade na saúde

50394 - MUDANÇAS NA PRÁTICA PROFISSIONAL DE EQUIPES DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE: DESFECHO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO DE UM PROCESSO FORMATIVO
NATHALIA HANANY SILVA DE OLIVEIRA - UFRN, JANETE LIMA DE CASTRO - UFRN, DYEGO LEANDRO BEZERRA DE SOUZA - UFRN, ROSANA LÚCIA ALVES DE VILAR - UFRN, SHEILA SAINT CLAIR DA SILVA TEODÓSIO - UFRN, REGINA HELENA ROCHA DA CRUZ - OBSERVATÓRIO DE RECURSOS HUMANOS DA UFRN


Apresentação/Introdução
O curso de especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde foi uma estratégia adotada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde para capacitar equipes gestoras, tendo em vista apoiar a estruturação de uma rede de gestores que se dedicam ao tema e avançar na democratização das relações de trabalho e melhoria das condições das práticas profissionais e atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). O curso foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, oferecido na modalidade à distância, entre os anos de 2012 a 2019, para equipes gestoras do SUS de todas as regiões do Brasil. Teve como objetivo qualificar os processos de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, através da capacitação dos profissionais que atuavam nas dimensões políticas, técnica e administrativa nas secretarias de saúde. O curso formou 1793 profissionais. A proposta pedagógica utilizada foi a metodologia problematizadora, integrando o ensino ao trabalho. O trabalho de conclusão do aluno foi um projeto de intervenção, orientado pela análise sistemática e estratégica de situações-problemas, vinculado à tomada de decisões para resolvê-las. O projeto não se limitava apenas a uma atividade acadêmica tradicional, mas a uma proposta político institucional, que possibilitava contribuições reais para solução de problemas presentes na gestão dos serviços de saúde.

Objetivos
Analisar as repercussões do curso de especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde na prática profissional a partir da execução dos projetos de intervenção.

Metodologia
Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, o qual percorreu as seguintes etapas: Definição de uma população de interesse; Estudo da população por meio da realização de censo ou amostragem de parte dela; Determinação da presença ou ausência do desfecho e da exposição para cada um dos indivíduos estudados. A população foi constituída por alunos egressos do Curso de Especialização. Os dados foram coletados através de um questionário online por meio do google forms que foi enviado ao e-mail dos egressos. O cálculo amostral foi condicionado ao retorno do questionário respondido, do qual foram obtidas 373 respostas. A pesquisa teve a maior parte de seus respondentes concentrados na região Sudeste do Brasil (29%), seguido das regiões Nordeste e Sul, ambas com 21,4%, Centro-Oeste (19%) e Norte (9,1%).Os dados foram analisados de acordo com a estatística descritiva utilizando números absolutos e percentuais para as variáveis qualitativas e medidas de tendência central e dispersão para as variáveis quantitativas. A análise foi realizada através do software Jamovi. A pesquisa seguiu os preceitos éticos com aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN.

Resultados e Discussão
Os trabalhos de Conclusão do Curso foram na modalidade Projeto de Intervenção, compreendendo como uma proposta construída para resolver problemas, se articulando dessa forma a concepção pedagógica adotada pelo curso da problematização, correspondendo a etapa da formulação de hipótese de soluções. Analisando os projetos de intervenção apresentados, 63,1% dos respondentes desenvolveram na área de Gestão do Trabalho e os demais na área de Gestão da Educação. Foi indagado se o projeto foi implantado e 39,7% afirmaram que parcialmente, 37% não implantaram e 23,3% responderam que sim. Sendo importante evidenciar que considerando os que informaram ter ocorrido uma implantação parcial, 63% apontam algum nível de implantação das ações previstas. Com relação aos resultados obtidos com a implantação do projeto de intervenção os egressos afirmaram que houve melhoria na gestão (58,7%), melhor qualificação pessoal (49,8%) e contribuição para resolução do problema (34%). Já com relação às dificuldades enfrentadas na realização da intervenção 15% afirmaram não ter tido dificuldades e os demais respondentes afirmaram como principal causa a falta de apoio da gestão (31,6%), seguido da não adesão de outros profissionais (22,8%) e limite financeiro (11,8%), além de outras dificuldades (18,8%). Para além do mencionado, as causas e obstáculos que inviabilizaram a realização da intervenção, a saber: A intervenção não foi prioridade na instituição (43,2%); Não houve interesse da instituição (24%); Inviabilidade financeira (11,4%); Não houve empenho da parte do próprio profissional envolvido (5,7%).

Conclusões/Considerações finais
Os resultados da pesquisa demonstram que o curso provocou repercussões na prática profissional dos egressos do curso a partir de mudanças implementadas, mesmo diante de obstáculos ou dificuldades apontadas, inerentes aos diversos contextos sociais e políticos. A estratégia metodológica utilizada no curso contribuiu fortemente para a identificação de problemas presentes no cotidiano da gestão e a proposta de soluções através de projetos que modificaram algumas realidades. Destaca-se ainda há dificuldades ou falta de prioridade dos níveis de gestão superiores para desenvolver projetos da área de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde. Ademais, como limitações da pesquisa têm-se a não participação de todos os egressos e o tempo após a realização dos cursos.

Referências
BASTOS, J.L.D. ; DUQUIA, R.P. Um dos delineamentos mais empregados em epidemiologia: estudo transversal. Scientia Medica. 2007; 17 (4): 229-32.
CASTRO, Janete Lima; DIAS, Maria Aparecida; VILAR, Rosana Lúcia Alves de. Quando o trabalho e a educação se encontram no SUS: trajetória de uma experiência. Qualificação da Gestão do Trabalho no SUS: registro de uma experiência [recurso eletrônico] / organização Janete Lima de Castro, Rosana Lúcia Alves de Vilar e Maria Aparecida Dias. — 1. ed. — Natal: Una, 2O21.
HOCHMAN, Bernardo et al. Desenhos de pesquisa. - Acta Cirúrgica Brasileira - Vol. 20 (Supl. 2) 2005
XAVIER, Shirlei da Silva; SAMPAIO Cristiane Teixeira; GOMES, Aline Lira Villafãne: NASCIMENTO, Rita de Cássia Sousa; ESPIRIDIÂO Monique Azevedo. Projetos de Intervenção em Saúde: construindo um pensamento .Divulgação em Saúde para Debate | Rio de Janeiro, N. 58, P. 285-295, JUL 2018

Fonte(s) de financiamento: TED nº 72/2019-MS


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