05/11/2024 - 13:30 - 15:00 RC8.16 - Desafios da Gestão do Trabalho no SUS |
53952 - FLUXOS E PROCEDIMENTOS PARA GERENCIAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO EM SAÚDE NA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE INGRID BEATRIZ DA SILVA - SESAP/RN, JULIA KARIM ARAUJO DE MELO - SESAP/RN, ANA PAULA CAMILO DE SOUZA - SESAP/RN, JULIE CAROLINA CAVALCANTE LEAL - SESAP/RN, AVÂNIA DIAS DE ALMEIDA - SESAP/RN
Contextualização A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN) tem como missão formular, coordenar e implementar, de forma regionalizada e participativa, a política estadual de atenção à saúde no Rio Grande do Norte. Sabe-se que a qualidade na assistência à saúde depende do amparo aos direitos e deveres dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde. Nesse contexto, esta vivência detalha a organização e padronização de fluxos e procedimentos de trabalho para otimizar o gerenciamento da força de trabalho na SESAP/RN, composta por mais de 15.000 trabalhadores, distribuídos em 46 estruturas pelo território potiguar.
Descrição da Experiência A gestão da força de trabalho da rede SESAP é realizada pela Subcoordenadoria de Gestão do Trabalho (SGT), que faz parte da Coordenadoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CGTES). A SGT é responsável pelo gerenciamento de processos relacionados à vida funcional dos servidores efetivos e trabalhadores temporários, bem como, pela elaboração de políticas e protocolos de gestão do trabalho. Considerando a condução desta Subcoordenadoria na organização da vida funcional dos trabalhadores, faz-se imprescindível a organização de fluxos de trabalho padronizados, buscando uma maior celeridade e produtividade nos atendimentos, bem como, a aplicabilidade da escuta ativa. Com o objetivo de otimizar os processos de trabalho realizados, a SGT realizou a organização e padronização de fluxos e procedimentos de trabalho para otimizar o gerenciamento da força de trabalho, implementando uma Política Interativa, criada em um sistema de informação disponibilizado na internet: o Portal RH. Esta política conta com um manual eletrônico, dinâmico e intuitivo, atualizado rotineiramente à medida em que temos variados tipos processuais sendo modificados pela ampliação na rede de saúde e sua reestruturação, a fim de reduzir o tempo de andamento dos processos, obedecendo as normativas que regem os processos administrativos.
Objetivo e período de Realização Otimizar o gerenciamento da força de trabalho através da organização e padronização de fluxos e procedimentos de trabalho na Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN), implementando uma Política Interativa, criada em um sistema de informação disponibilizado na internet. O período de realização foi de junho de 2023 até os dias atuais.
Resultados A implementação dos protocolos e fluxos padronizados no site do portal RH resultou em um atendimento mais célere e resolutivo, facilitando o gerenciamento da força de trabalho, reduzindo o tempo de processamento e melhorando a compreensão dos servidores sobre como solicitar direitos e resolver questões funcionais. Desta forma, tem-se as normas, os fluxos processuais e suas descrições compiladas em uma única área acessível a todos. Assim, demonstra-se fundamental promover o desenvolvimento racional dos fluxos de trabalho e atendimento, visando otimizar a eficiência da equipe e estabelecer procedimentos padronizados.
Aprendizado e Análise Crítica A experiência demonstrou que a padronização dos processos de trabalho facilita a gestão de uma força de trabalho extensa e diversificada. A escuta ativa dos servidores, uma prática alinhada com os princípios da Política Nacional de Humanização (PNH), foi crucial para identificar problemas e desenvolver soluções eficazes. A criação de fluxos padronizados permitiu refletir e melhorar continuamente os processos de trabalho. A organização e padronização dos fluxos de trabalho, juntamente com a disponibilização de protocolos no site Portal RH, representam um avanço significativo no gerenciamento da força de trabalho na rede SESAP. Recomenda-se a continuidade da atualização dos protocolos e a manutenção de canais de comunicação abertos com os servidores para garantir que as práticas de gestão acompanhem as necessidades e mudanças no ambiente de trabalho.
Referências Ministério da Saúde (BR). Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: documento base para gestores(as) e trabalhadores(as) do SUS. 4a ed. Brasília (DF): MS; 2008.
Política Nacional de Humanização - HumanizaSUS. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2024.
RESUMO: POLÍTICA INTERATIVA NA GESTÃO DO TRABALHO NA SAÚDE.Docx. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2024.
Governo do Estado do RN. Regimento Interno da SESAP. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2024.
|