52835 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL: EXPERIÊNCIA DE ELABORAÇÃO COLETIVA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE MINAS GERAIS JÚLIA SELANI RODRIGUES SILVA MELO - ESP-MG, AMANDA VASCONCELOS ALCÂNTARA - ESP-MG, BRUNO REIS DE OLIVEIRA - ESP-MG, CAROLINA MARA BITTENCOURT DE PAULA - ESP-MG, LUIZ FERNANDO GONÇALVES PORTO - ESP-MG
Contextualização Este resumo apresenta a experiência da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2024 a 2028, em especial o processo de revisão do Planejamento Estratégico. O PDI é um documento elaborado para um período de cinco anos e se configura como importante dispositivo de gestão e planejamento de uma instituição de ensino superior, identificando-a em relação à filosofia de trabalho, missão, diretrizes pedagógicas que orientam as ações, estrutura organizacional e objetivos estratégicos, indicadores e metas institucionais. No caso da ESP-MG, uma escola de governo que atua no campo da saúde pública, o PDI também é fundamental para credenciamento, pelo Conselho Estadual de Educação, para a oferta de cursos de pós-graduação lato sensu. Durante a elaboração do PDI 2024-2028 da ESP-MG foram realizadas, em 2023, algumas oficinas junto aos trabalhadores e trabalhadoras para formulação do Planejamento Estratégico, parte fundamental do PDI. Neste resumo, busca-se relatar o processo de elaboração do PDI 2024-2028, com destaque para a discussão e definição coletiva de caminhos a serem percorridos pela ESP-MG nos próximos cinco anos, com vistas a consolidar sua visão de futuro e se fortalecer como importante escola de governo para o Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais.
Descrição da Experiência A elaboração do PDI da ESP-MG foi realizada por meio de processos participativos com trabalhadores de todos os setores da Escola, conduzidos pela Diretoria-Geral. Sua construção envolveu a discussão coletiva do Planejamento Estratégico da instituição, traduzido no PDI como Perfil Institucional. Para início do processo foi disponibilizado formulário eletrônico aos trabalhadores, buscando captar percepções sobre a missão, a visão e os valores da ESP-MG, de então. Os resultados foram consolidados e subsidiaram a atualização da missão, visão e valores da Escola em reunião presencial com os trabalhadores. Em seguida, presencialmente, foi aplicada a Matriz SWOT para análise do ambiente interno e externo da organização, com identificação de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças e discussão das principais características do contexto que influenciam o desempenho da ESP-MG, o cumprimento da missão e o alcance dos objetivos estratégicos. Na sequência, foi possível a delimitação coletiva dos objetivos estratégicos, após a qual se iniciou a discussão, em grupos de trabalho heterogêneos de trabalhadores da ESP-MG, da proposição de ações, metas e indicadores vinculados a cada um dos objetivos estratégicos definidos. As propostas elaboradas pelos grupos foram apresentadas em reuniões online, durante as quais foram discutidas novas sugestões de ajustes.
Objetivo e período de Realização Relatar a experiência de elaboração coletiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da ESP-MG para o período de 2024-2028, por meio da revisão do seu Planejamento Estratégico, desenvolvida no período de fevereiro de 2023 a março de 2024.
Resultados A missão, a visão e os valores da ESP-MG foram revistos e, ainda, foram definidos 10 objetivos estratégicos e ações para seu alcance. Em relação à missão da ESP-MG, foi acrescido um trecho que sinaliza a contribuição do trabalho da ESP-MG para a qualidade dos serviços de saúde pública de Minas Gerais. Já em relação à visão e aos valores da instituição, observou-se maior mudança em relação aos textos originais, do período anterior. No caso da visão, foi expresso o desejo coletivo de a ESP-MG ser uma escola de saúde pública de referência nacional na produção de conhecimento e na qualificação de profissionais do SUS. Em relação aos valores, foram excluídos os itens “Inovação e simplicidade”, “Diálogo e corresponsabilização”, “Interação com outros atores do SUS” e incluídos “Democratização do conhecimento”, Diálogo”, “Excelência”, “Inovação” e “Respeito à diversidade”. Os 10 objetivos estratégicos definidos foram organizados em quatro eixos, conforme sua natureza, quais sejam: Ampliação da produção institucional; Modernização dos processos de gestão e da infraestrutura física e tecnológica; Fortalecimento da Gestão de Pessoas; e Promoção da imagem e comunicação institucionais.
Aprendizado e Análise Crítica O processo foi amplamente participativo, contando com a colaboração de trabalhadores e trabalhadoras da Escola de diferentes setores, em todas as fases de desenvolvimento. Este modelo de planejamento é fundamental para garantir o engajamento das equipes na execução das ações necessárias para alcançar os objetivos estratégicos e as metas previstas, além de estar alinhado com os valores e a própria história da ESP-MG. Implementar o Planejamento Estratégico e, mais ainda, o PDI, é uma responsabilidade compartilhada por todos os trabalhadores, pois depende do envolvimento e da contribuição de todas as áreas da Escola. Enfrenta-se agora o desafio de manter o processo coletivo de execução das novas ações propostas, ao mesmo tempo em que a instituição permanece desenvolvendo as suas demais atividades. Com isso, espera-se não apenas alcançar os objetivos estratégicos, mas também fortalecer a identidade e a missão da ESP-MG, promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e comprometido com a melhoria contínua dos serviços de saúde pública em Minas Gerais
Referências CORTELLA, F. J.; PACINI, F. C.; LOTTA, G. S. Gestão estratégica. In: ELIAS, P. E. M., SEIXAS, P. H. D. Política e Gestão em Saúde. São Paulo: Hucitec, 2011.
MINAS GERAIS. Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais. Plano de Desenvolvimento Institucional 2024 – 2028. Belo Horizonte, 2024. Versão preliminar.
SANT’ANA, T. D., et al. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: Um guia de conhecimentos para as Instituições Federais de Ensino. FORPDI, 2017.
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