05/11/2024 - 08:30 - 10:00 RC8.14 - Agentes Comunitários: formação e prática |
54451 - INTRODUTÓRIO EM SAÚDE DA FAMÍLIA: POTENTE ESPAÇO DE COMPARTILHAMENTO DE VIVERES E EXPERIÊNCIAS AMANDA BESSA RIBEIRO DE LIMA - UFRJ
Contextualização A portaria n.º 2.527, de 19 de outubro de 2006, estabeleceu o Curso Introdutório em Saúde da Família com a carga horária de 40 horas de curso e os conteúdos mínimos que precisam ser abordados. A portaria n° 1996 de 20 de agosto de 2007, elaborou as diretrizes para educação permanente dos profissionais da saúde do país.Segundo a Portaria 2436 de 21 de setembro de 2017, ficou definida como responsabilidade municipal a realização de ações e garantia de espaços de educação permanente dos profissionais.
A Atenção Primária à Saúde (APS) do município do Rio de Janeiro é gerenciada pela Subsecretaria de Promoção da Saúde, Atenção Primária e Vigilância de Saúde - SUBPAV, e dividida em 10 Áreas Programáticas (AP).
A SUBPAV elaborou o Curso Introdutório em Saúde da Família com programação das temáticas pré-estabelecidas, material visual de apoio, dinâmicas para as aulas e caderno do facilitador para uniformizar os conteúdos considerados essenciais para todos os trabalhadores da APS.
Cada AP possui autonomia para planejar o local do Curso introdutório em Saúde da Família, bem como dias e horários e quais profissionais irão ministrar as aulas.
Descrição da Experiência O Curso Introdutório em Saúde da Família, executado pela Coordenadoria de Área Programática 3.1, foi oferecido mensalmente em unidades estabelecidas considerando critérios como sub-região, espaço e facilidade de acesso para profissionais de outras Clínicas da Família (CF).
Para participação no curso, foram selecionados alguns profissionais de CFs próximas do local do curso, mediante inscrição da gerente da unidade. Uma parte dos trabalhadores eram iniciantes na APS e outros atuavam há anos, porém não haviam passado pela capacitação. Trabalhadores de todas as categorias profissionais que atuam na Clínica da Família foram incluídos.
O curso era oferecido de terça a segunda, excluindo sábado e domingo, de 8 horas até 17:00.
Objetivo e período de Realização O objetivo do presente trabalho é relatar as experiências de planejamento e compartilhamento de saberes no espaço do Curso Introdutório em Saúde da Família desenvolvido pela Coordenadoria de Área Programática 3.1. O período selecionado para análise foi de julho a novembro de 2023.
Resultados O número de inscritos em cada edição do Curso Introdutório em Saúde da Família variou entre 37 a 40 inscritos durante o período de análise.
Durante o curso, profissionais de diferentes unidades puderam se conhecer e reconhecer enquanto trabalhador do Sistema Único de Saúde.
Ao início de cada edição, os participantes iniciavam a ferramenta intitulada “trilha da aprendizagem” onde escreviam em papéis de notas adesivas o que já sabiam sobre a APS e o que gostariam de saber. Os papéis eram misturados e lidos de forma anônima permitindo maior sinceridade nas respostas. No final do último dia de curso, os participantes escreviam o que aprenderam e as informações eram lidas de forma anônima. Todos os profissionais escreveram no mínimo 3 itens que absorveram. Durante toda a “trilha de aprendizagem”, os profissionais trocaram saberes, vivências e experimentos.
Aprendizado e Análise Crítica Um espaço com profissionais de diferentes categorias profissionais, com trajetórias e locais de atuação distintas é um local potente de compartilhamento de saberes. A cada temática e dinâmica abordada, os profissionais questionavam entre si e compartilharam vivencias. Fica notória a necessidade de estabelecimento de mais espaços de educação permanente.
Referências Brasil. Ministério da Saúde. Portaria n°2.527, de 19 de outubro de 2006. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/brasil-sorridente/legislacao/equipe-de-saude-bucal/portaria-no-2-527-de-19-de-outubro-de-2006.pdf. Acesso em: 01 de junho de 2024.
Brasil. Ministério da Saúde. portaria n°1.996, de 20 de agosto de 2007. Disponível em: https://bvs.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/MatrizesConsolidacao/comum/5668.html. Acesso em: 01 de junho de 2024.
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria n°2.436, de 21 de setembro de 2017. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prt2436_22_09_2017.html. Acesso em: 01 de junho de 2024.
|