52809 - CIRCULO DE CULTURA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE EM SALA DE VACINA JÉSSICA PINHEIRO CARNAÚBA - UFC, ANA KAREN PEREIRA DE SOUZA - SECRETARIA DE SAÚDE DE MOMBAÇA, ANTONIA RAQUEL LOPES BEZERRA - SECRETARIA DE SAÚDE DE MOMBAÇA, ERIKA RACHEL PEREIRA DE SOUZA - SECRETARIA DE SAÚDE DE MOMBAÇA, LIANE EVANGELISTA DE ALENCAR - SECRETARIA DE SAÚDE DE MOMBAÇA, IASMIN BELÉM SILVA QUEIROZ - UFC, ELLEN ROSE SOUSA SANTOS - UFMA, FRANCISCA LAURA FERREIRA DE SOUSA ALVES - UFMA, MARISTELA INÊS OSAWA VASCONCELOS - UVA, MARLI TERESINHA GIMENIZ GALVÃO - UFC
Contextualização A Educação Permanente em saúde (EPS) é uma estratégia que busca modificar práticas dos trabalhadores da área da saúde, partindo da reflexão critica sobre a atuação de acordo com as demandas especificas de seu cotidiano de trabalho. Como uma relevante estratégia, a EPS deve promover uma reflexão para ação, em que as capacitações devem partir da problematização da sua realidade. Em consonância com esses pressupostos surgem o Circulo de Cultura de Paulo Freire, que visa uma vivencia participativa, com foco no dialogo, reflexão-ação e educação em saúde emancipatória, sendo o lugar onde ocorre o compartilhar de ideias, de pesquisa, exposição de praticas e vivencias que resultam na construção coletiva do conhecimento. Na Atenção Primária a Saúde (APS), os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), é o elo entre a unidade e as comunidades no qual, inclusive, fazem parte. Uma de suas atuações consiste em captação da população com vacinas em atraso, além de ações de educação em saúde. Em uma Unidade de Atenção Primária a Saúde (UAPS), foi identificada dificuldades em relação as orientações e busca ativa para vacinação contra a covid-19, especialmente para o publico infantil. A partir disso, foi proposta uma atividade de EPS, a partir do Circulo de Cultura.
Descrição da Experiência A experiência consistiu no desenvolvimento de uma atividade de EPS, tendo como metodologia para guiar esse processo, o Circulo de Cultura e os pressupostos teórico-filosóficos de Paulo Freire. A temática baseou-se na Imunização contra a Covid-19 para o publico infantil realizada na UAPS Antonina Caeté Pedrosa, da cidade de Mombaça, Ceará. Esse estudo faz parte de um recorte de um trabalho desenvolvido durante a disciplina de Estagio Docente do Doutorado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde RENASF. Participaram seis ACS, sendo o processo guiado pela enfermeira da equipe. O Circulo de Cultura apresenta 3 momentos: 1. Investigação Temática: experiências no universo vocabular dos participantes e da comunidade em que vivem; 2. Tematização: a forma como eles codificam e decodificam essas temáticas; 3. Problematização no qual busca-se superar a primeira visão do que foi apresentado e trazer uma reflexão crítica, através da transformação do contexto vivido. Para representação visual do circulo, construiu-se uma arvore (cajueiro) em papel madeira, formada por raiz que representaria a fase 1, caule para a fase 2 e folhas e frutos destacando a fase 3.
Objetivo e período de Realização Realizar uma atividade de EPS para ACS, a partir do Circulo de Cultura, para desenvolver estratégias educação em saúde e busca ativa para vacinação do publico infantil contra a Covid-19. O encontro ocorreu em uma sala anexa à unidade, sendo implementadas em um encontro, no mês de maio de 2023.
Resultados Na fase 1, a Investigação temática, foi solicitado para os participantes escreverem palavras e que relatassem sobre suas experiências em relação a imunização Covid-19, trazendo as palavras que foram coladas no caule, de proteção, Esperança, Vida, Cuidado, Saúde, Desafio. Na segunda fase, chamada de Codificação e decodificação, os ACS trouxeram as representações de suas vivencias, além das ações que podem ser realizadas a partir da reflexão e da consciência de mudança da realidade, trazendo para o caule, as palavras de monitoramento; medo e insegurança nas orientações. Na terceira etapa, a Problematização, ocorreu o desvelamento crítico-conscientização, no qual surgiram as palavras de orientação; informações corretas; educação e diálogo, que passaram a representar os frutos e as folhas, sendo estas consideradas as ações capazes de modificar o cenário de atuação. Para finalizar, os participantes foram convidados a compartilhar o significado daquilo que foi vivenciado durante todas as etapas do Circulo de Cultura, trazendo o significado da busca ativa para a imunização covid-19, bem como a importância de desenvolver um diálogo mais próximo com a comunidade.
Aprendizado e Análise Crítica A partir d da implementação do Círculo de Cultura como estratégia de EPS para vacinação, foi possível compartilhar o significado e as vivências dos ACS, levando em consideração a construção sócio-historica que permeiam o possesso de vacinação da comunidade, além dos medos e anseios dos profissionais. Trazer uma metodologia problematizadora permitiu que os ACS fossem ativos no processo, trazendo as dificuldades e construindo as estratégias necessárias para o aperfeiçoamento das ações de educação em saúde junto a comunidade e a busca ativa para vacinação covid-19 para o público infantil. Além disso, essa atividade de EPS mostrou que os ACS sentem a necessidade de aperfeiçoamento. Esse Momento de interação em equipe também foi capaz de proporcionar reflexão, aprendizado e união, essências para o fortalecimento do trabalho em equipe.
Referências Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis. Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis. – 2. ed. ‒ Brasília : Ministério da Saúde, 2022.
Correa AK, Sordi MRL. Educação profissional técnica de nível médio no Sistema Único de Saúde e a política de formação de professores. Texto Contexto Enferm. 2018;27(1):e2100016. doi: 10.1590/0104-07072018002100016.
Freire P. Pedagogia do Oprimido. 67 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019. 256 p.
Dempsey, C., Battel-Kirk, B. & Barry, M.M., "Competências Principais em Promoção da Saúde CompHP. 2011, Paris: IUPES).
Fonte(s) de financiamento: Financiamento próprio
|