49108 - POTENCIALIDADES E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NA FORMAÇÃO DE AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACS): REFLEXÕES A PARTIR DA TUTORIA NO PROGRAMA SAÚDE COM AGENTE ELVIRA RODRIGUES DE SANTANA - UFBA, CAMILA DOS SANTOS RODRIGUES - UFBA, RAFAEL ARCANJO TAVARES FILHO - UFBA
Contextualização Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) desempenham um papel crucial no Sistema Único de Saúde (SUS), facilitando o acesso aos serviços de saúde e promovendo a comunicação entre equipes de saúde e comunidades. No entanto, sua formação muitas vezes prioriza o controle de doenças em vez da promoção da saúde, o que pode limitar sua abordagem(Gomes et al., 2010). A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) busca melhorar a formação contínua dos profissionais de saúde, promovendo uma visão mais holística da saúde. Nesse sentido, por meio da Portaria MS nº 3.241, de 7 de dezembro de 2020 o Programa Saúde com Agente, foi instituído, com objetivo de fortalecer a formação técnica dos ACS, com foco na melhoria da saúde da população e no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Vigilância em Saúde(Brasil,2020). Os cursos desse programa, foram ofertados entre os anos de 2022 e 2023, adotaram principalmente o formato de Educação a Distância (EAD). Estudos destacam os benefícios da EAD mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na formação de ACS , promovendo a promoção da saúde e a melhoria na qualidade do atendimento. Investir na formação contínua dos ACS é crucial para fortalecer o SUS, reconhecendo o papel fundamental que esses profissionais desempenham na APS e na Vigilância em Saúde.
Descrição da Experiência A experiência relatada neste estudo originou-se da participação, na condição de tutora, no Programa denominado “Saúde com Agente” criado através de uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) para ofertar os cursos para ACS no formato de Educação a Distância.O papel de tutoria online no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Conasems (AVA/Conasems) consistiu em estimular a aprendizagem, monitorar o progresso dos alunos, avaliar desempenho e orientar a navegação no ambiente virtual, promovendo a participação e adesão aos cursos. Participaram do curso ACS de todo o país que estavam em exercício profissional e cujos municípios de atuação tenham aderido ao programa. Os ACS foram distribuídos em várias turmas e cada tutor ficou responsável por uma turma de 50 estudantes que atuavam em diferentes regiões do país. O curso teve um total de 26 disciplinas agrupadas em 5 módulos de formação. Ao longo do curso, os tutores também participaram de um curso de formação específica em formato EAD para aperfeiçoar a mediação de aprendizagem e compartilhar as experiências com os demais tutores e supervisores do curso. A construção deste trabalho está centrada na descrição e análise reflexiva das potencialidades e desafios enfrentados durante o exercício da tutoria do curso.
Objetivo e período de Realização Realizar uma reflexão sobre as potencialidades e desafios do curso técnico ofertado para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no âmbito do Programa Saúde com Agente, a partir da experiência de tutoria. O curso ocorreu no formato EAD entre os meses de agosto de 2022 a junho de 2023 no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Conasems(AVA/Conasems).
Resultados Entre as potencialidades da experiência destacam-se a flexibilidade e o acesso remoto, que permitiu aos ACS conciliar os estudos com suas atividades profissionais sem deslocamento. A interação e colaboração entre profissionais de diferentes regiões, facilitada pelos fóruns, enriqueceram a troca de experiências e a aprendizagem coletiva. Além disso, a inclusão digital promovida pelo curso foi importante para familiarizar os ACS com novas tecnologias, além disso, atividades práticas como a elaboração de mapas de territorialização, mostrou-se essencial para um planejamento de saúde mais eficaz.Entretanto, o programa enfrentou desafios como o acesso limitado à internet e a falta de dispositivos eletrônicos adequados em áreas rurais. Muitos também apresentavam pouca experiência com cursos online e ferramentas digitais, além de dificuldades com leitura e escrita, impactando a execução de tarefas educativas. O suporte técnico e pedagógico dos tutores foi fundamental para superar essas barreiras, através de uma abordagem inclusiva e personalizada, disponibilizando materiais em diversos formatos e oferecendo alternativas para atividades complexas.
Aprendizado e Análise Crítica A interação facilitada pelos fóruns do AVA/Conasems propiciou uma valiosa troca de experiências entre profissionais de distintos territórios, algo raramente visto na estrutura convencional da Atenção Primária em Saúde. Esse intercâmbio de conhecimentos e a aprendizagem colaborativa resultante foram aspectos destacáveis do curso, enriquecendo a formação dos ACS. Ademais, a introdução e utilização de novas tecnologias representaram um avanço significativo, capacitando muitos ACS que previamente não tinham experiência com ferramentas digitais. Essa inclusão digital é fundamental para modernizar e otimizar os serviços de saúde. No entanto, desafios como o acesso limitado à internet e a falta de equipamentos adequados foram enfrentados. Os tutores desempenharam um papel fundamental, oferecendo suporte técnico e pedagógico, adaptando materiais e mantendo os alunos engajados. Essa experiência destacou a importância de uma abordagem personalizada na educação a distância. É necessário que haja um investimento contínuo em infraestrutura digital e na formação tecnológica dos ACS. Somente assim será possível assegurar que todos os profissionais de saúde possam aproveitar plenamente as oportunidades oferecidas pela educação a distância, contribuindo de maneira efetiva para a melhoria das condições de saúde das comunidades e para o fortalecimento da Saúde Pública no Brasil.
Referências GOMES, K. de O. et al. O agente comunitário de saúde e a consolidação do Sistema Único de Saúde: reflexões contemporâneas. Physis: Revista De Saúde Coletiva, 20(4), 1143–1164, 2010. https://doi.org/10.1590/S0103-73312010000400005.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 3.241, de 7 de dezembro de 2020. Estabelece as diretrizes para a execução e o financiamento do Programa Saúde com Agente. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 127, 08 dez. 2020.
PETERS, O. Didática do ensino a distância. São Leopoldo: Unisinos; 2001.
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