Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC8.13 - Reverberações de Iniciativas de Formação e Capacitação Profissional na Saúde

50795 - A AUTOPERCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM DE GESTORES EGRESSOS DE UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO ONLINE SOBRE GESTÃO EM SAÚDE
FRANCENILDE SILVA DE SOUSA - UFMA, DOUGLAS MORAES CAMPOS - UFMA, LARISSA DI LEO NOGUEIRA COSTA - UFMA, MIZRAIM NUNES MESQUITA - UFMA, KAROLINE CORRÊA TRINDADE - UFMA, PAOLA TRINDADE GARCIA - UFMA, DEYSIANNE COSTA DAS CHAGAS - UFMA, ELZA BERNARDES MONIER - UFMA, ANA EMILIA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA - UFMA


Apresentação/Introdução
É interessante que gestores da saúde possuam um conjunto de habilidades, técnicas e competências específicas para maior efetividade de processos que envolvam a gestão. Assim, existe a necessidade de formação qualificada e contínua para esses gestores. Esse investimento pode proporcionar profissionais mais preparados diante dos desafios da área, resultando em melhorias nos serviços e em um sistema mais equânime (PAIVA; RANDOW; ALMEIDA, 2022).
A diversidade de cenários que os gestores podem vivenciar e a necessidade de formação em massa podem fazer com que a modalidade Educação a Distância (EaD) seja uma boa alternativa na viabilização do processo formativo desses profissionais (FRANÇA; RABELLO; MAGNAGO, 2019). Para além disso, é essencial que existam avaliações dos cursos nessa modalidade (ALTURKISTANI, A. et al, 2020).
Assim, existem arcabouços teóricos para essas avaliações, tais como a Teoria de Resposta ao Item (TRI), avaliação por competências, o modelo Alcance, Eficácia, Adoção, Implantação e Manutenção, do inglês Reach, Efficacy, Adoption, Implementation and Maintenance (RE-AIM) e o modelo Kirkpatrick (ALTURKISTANI, A. et al, 2020). A análise a partir da visão dos próprios estudantes pode ser norteadora para considerações com foco em ajustes no plano pedagógico dos cursos na modalidade EaD, como é empregado no modelo Kirkpatrick.

Objetivos
O objetivo foi analisar a autopercepção de aprendizagem de gestores egressos de um Programa de Formação EaD sobre Gestão em Saúde (PSG), ofertado pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde da Universidade Federal do Maranhão (UNA-SUS/UFMA).

Metodologia
Estudo transversal que considerou dois níveis (reação e aprendizagem) do modelo Kirkpatrick. A reação é a percepção do aluno sobre a abordagem do processo ensino-aprendizado do curso, e a aprendizagem compreende o acúmulo de conhecimento do aluno com o curso. O PGS foi uma oferta educacional EaD, composta por 135 horas e tinha como público-alvo profissionais do SUS com atividades no âmbito da gestão. A amostra totalizou 98 gestores egressos do PSG. Para coleta de dados foram utilizados três questionários: 1) com dados socioeconômicos, demográficos e profissionais; 2) com questões sobre autoavaliação do domínio do conteúdo no início do aluno; e 3) com a autoavaliação do domínio do conteúdo ao final e avaliação do curso. Os alunos realizaram as avaliações por meio de uma escala Likert de um a cinco, sendo cinco a nota máxima. Foram realizadas análises descritivas, com apresentação de frequências absolutas e relativas, e inferencial, por meio do teste Wilcoxon, com nível de significância de 5%, no software R. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA) – (CAAE nº 08686819.2.0000.5086).

Resultados e Discussão
Dos 98 são gestores egressos do PSG, 73,50% são do sexo feminino, 45,90% possuem de 34 a 44 anos de idade, 43,90% coordenadores de áreas, 47,95% atuam no nível de atenção básica de saúde e 30,40% são da macrorregião Nordeste. Das características do público-alvo, o intervalo de idade, o sexo e a maioria estar na coordenação da Atenção Primária à Saúde (APS) condizem com o achado por Arcari e colaboradores (2020). Em relação à localização, a maior quantidade de alunos ter sido do Nordeste pode ser compreendido devido à localização geográfica da instituição que ofertou o programa. Ainda há destaque para que os gestores tenham saberes, competências e habilidades de gestão para que realizem tomadas de decisão de forma embasada e estratégica. Isso porque cabe a esses profissionais a promoção de serviços de saúde com efetividade (ARCARI et al., 2020). Para análise de aspectos técnicos e pedagógicos do curso, foi considerada a avaliação geral, da qual 85,70% dos gestores egressos avaliaram com a nota máxima. Isso sugere que o nível um do modelo de Kirkpatrick evidenciou reação satisfatória dos alunos. Essa avaliação proporciona a impressão sobre as vantagens das formações mediadas por tecnologias digitais, bem como corrobora o sucesso da reação como reflexo do planejamento pedagógico da formação online (CASTRO FILHO; MOTTA, 2018). Para a análise do nível dois do modelo, foram analisadas as autoavaliações do domínio sobre o conteúdo no início e no fim do curso e houve um deslocamento estatístico significante e crescente ao fim do curso, do qual subiu de nota quatro para cinco (n=5, p<0,001). Isso corrobora os resultados de Damin, Santos Junior e Pereira (2017), ao evidenciar que uma sequência didática com conteúdos bem elaborados pode contribuir com a aquisição de conhecimento.

Conclusões/Considerações finais
O PSG apresentou resultados positivos significativos em relação à reação e autopercepção da aprendizagem dos gestores egressos. A reação satisfatória pode sugerir que os profissionais gestores se sentiram motivados a permanecerem no PSG. Além disso, características dos cursos EaD proporcionaram condições de maior engajamento dos participantes, tais como a ausência de limite de quantidade de participantes, ausência de pré-requisitos para a inscrição, ultrapassagem de barreiras geográficas, facilidade na elaboração dos horários de estudos e o emprego de variados recursos didáticos. Tais considerações, além de representarem um reflexo sobre a qualidade do programa que o ofertou, reverberam as potencialidades da utilização de cursos na modalidade EaD na educação permanente e continuada de gestores do SUS.

Referências
PAIVA, R. A.; RANDOW, R.; ALMEIDA, V. DE. O papel do gestor de serviços de saúde: revisão de literatura. RMMG - Revista Médica de Minas Gerais, v. 28, n. 5, p. 11–15, 2022.
DAMIN, W.; SANTOS JUNIOR, G. DOS; PEREIRA, R. D. S. G. Contribuições de uma sequência didática: resultados de um pré e pós-teste de estatística. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 8, n. 1, p. 83–97, 2017.
FRANÇA, T.; RABELLO, E. T.; MAGNAGO, C. Digital media and platforms in the Permanent Health Education field: debates and proposals. Saúde em Debate, v. 43, n. spe1, p. 106–115, 2019.
ALTURKISTANI, A. et al. Massive Open Online Course Evaluation Methods: Systematic Review. Journal of Medical Internet Research, v. 22, n. 4, 2020.
CASTRO FILHO, J. DE A.; MOTTA, L. B. DA. Evaluation in distance learning: a case report of the UNASUS/UERJ postgraduate course in elderly health. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 21, n. 5, p. 513–522, 2018.

Fonte(s) de financiamento: Agradecemos o apoio financeiro que possibilitou que o Programa de Formação em Gestão em Saúde tenha sido planejado e contratado pelo Departamento de Gestão Estratégica do Ministério da Saúde (DEGES) e executado pela Universidade Federal do Maranhão, por meio da UNA-SUS/UFMA.


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