Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC8.13 - Reverberações de Iniciativas de Formação e Capacitação Profissional na Saúde

50488 - CURSO PARA GESTOR DE CEREST REGIONAL: REFLEXÕES E APORTE METODOLÓGICO PARA TRANSFORMAR PRÁTICAS GERENCIAIS NOS SERVIÇOS DE SAÚDE DA RENAST-BA.
ALINE GOMES FERNANDES SANTOS - SESAB/DIVAST, CAIO FELIPE NEVES SILVA - SESAB/DIVAST, DESIRÉE SIQUEIRA DOS SANTOS - SESAB/DIVAST, KAMILE MIRANDA LACERDA SERRAVALLE - SESAB/DIVAST, MAIRA DE SÁ VELOSO DE OLIVEIRA - SESAB/DIVAST, ADRIANA RABELO SILVA - SESAB/DIVAST, ANA CLAUDIA DA SILVA ALVES - SESAB/DIVAST, ANNE ANDREA MARTINS LEMOS - SESAB/DIVAST, CRISTIANO MARCUS ALVES DE LIMA - SESAB/DIVAST, RITA DE CÁSSIA LOPES GOMES - SESAB/DIVAST


Contextualização
A Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador/Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Divast/Cesat) vem assumindo novos papéis e inovações organizacionais no SUS, tendo em vista as próprias transformações no mundo do trabalho. A incorporação do método do apoio institucional e matricial em saúde do trabalhador à Renast-BA, como um novo arranjo organizacional de apoio gerencial, técnico e pedagógico na atenção integral à Saúde do Trabalhador (ST) é uma das estratégias adotada para o fortalecimento e descentralização das ações de saúde do trabalhador e da trabalhadora no estado. Em 2023, dois Centros de Referência Regionais em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Vitória da Conquista e Jacobina, mudaram a gestão do serviço e o Cerest Regional Ilhéus foi implantado, necessitando de intensa qualificação no âmbito da gestão. Além desses, a Coordenação da Gestão da Renast-BA (Coger) estendeu o convite do treinamento para os Cerest Juazeiro e Caetité, que precisavam fortalecer o processo gerencial dos serviços. Além de promover momentos de reflexão, avaliação e integração de práticas foram abordados no treinamento estratégias de revitalização e potencialização gerencial do serviço para atuação na área de abrangência. Os docentes foram profissionais da Divast/Cesat e Coordenadores de Cerest, com experiência exitosa em gestão dos serviços de saúde do trabalhador.

Descrição da Experiência
Este relato de experiência retrata a atividade educativa organizada pela Divast/Cesat, para qualificar novos Coordenadores do Cerest da Renast-BA, sobre o papel do gestor na organização e estruturação dos processos de trabalho e práticas gerenciais dos serviços regionais de saúde do trabalhador. Em 2023, dos 16 Cerest do estado da Bahia, em quatro ocorreu alteração na gestão do serviço, o que mostra alta rotatividade nos cargos de gestão do Cerest, o que prejudica a execução e continuidade das ações programadas. A atividade buscou utilizar metodologias ativa para impulsionar a reflexão dos novos gestores sobre a prática gerencial e apreensão de conhecimentos no âmbito da saúde do trabalhador, trabalhando o desenvolvimento de competência técnica, administrativa, ética e política do gestor para o exercício do cargo como coordenador de um serviço público no SUS. No plano organizativo, o curso de 20 horas foi planejado e implementado de forma participativa e democrática, integrada com outros setores da Divast/Cesat e oferecido na modalidade presencial, com aulas expositivas, atividades interativas e de dispersão. A proposta pedagógica para o desenvolvimento do curso teve como alicerce os processos de trabalho da Renast-BA, com base nos eixos de atuação do Planestt (2010), com aplicação de conceitos e experiências organizativas para reorganizar os serviços de ST no estado da Bahia.

Objetivo e período de Realização
O processo formativo ocorreu em 2023 com o objetivo de qualificar novos gestores dos Cerest Regionais da Renast-BA sobre o processo de trabalho e a organização gerencial do serviço; promover momentos de reflexão, avaliação, alinhamento e integração de práticas gerenciais do serviço para o fortalecimento da Renast-BA nos 417 municípios do estado.

Resultados
Com a execução do curso foi possível alcançar a meta de capacitar 100% dos novos gestores, transformar práticas gerenciais nas rotinas dos serviços e reestruturar processos de trabalho das equipes dos Centros Regionais da Renast-BA. O curso obteve uma avaliação positiva, sobre os métodos aplicados e conhecimento disseminado. Foi possível construir uma agenda mensal de rotinas administrativas e gerenciais no formato de Planner, para cada gestor, de acordo com as especificidades de cada região para organização das ações gerenciais de um Cerest, bem como aproximar os pares, compreendendo os desafios e potencialidades já vivenciadas no território na perspectiva de adaptar soluções gerenciais apreendidas no curso a cada realidade. A agenda foi aplicada por alguns gestores no processo de trabalho do Cerest, de forma satisfatória, sempre acompanhados por apoiadores institucionais da Divast/Cesat, na co-gestão dos Cerest. Avaliamos que a participação de outros gestores mais experientes no momento de troca de experiências e discussão de casos foi fundamental para incorporação de conceitos organizativos e práticas ativas nos serviços pelos participantes do curso.

Aprendizado e Análise Crítica
O curso abordou conceitos e normativas no âmbito da Saúde do Trabalhador e utilizou diálogos e momentos reflexivos com metodologias ativa e momentos de troca de experiências e saberes entre os participantes: “Linha da Vida” (Qual a minha trajetória profissional até chegar no Cerest?); “Onde estou no SUS” (Análise temporal da Saúde do Trabalhador na RAS do SUS-BA); explanação de políticas e normativas em Saúde do Trabalhador; papel do gestor do Cerest no fortalecimento do serviço e da ST na Região de Saúde: desafios e perspectivas; processo de trabalho do Cerest; dados, informações e indicadores de Saúde do Trabalhador produzidos pelos Cerest nos SIS do SUS; eixos: atenção; educação; vigilância em ST; comunicação e controle social. O processo formativo buscou transformar práticas gerenciais e reestruturar processos de trabalho das equipes, com gestores qualificados na temática da ST; para acompanhamento da execução do plano anual de trabalho (PAT), ampliando a capacidade operacional e logística do serviço. Por se tratar de um serviço especializado regional ressaltou-se a articulação com o controle social e referências técnicas regionais e municipais, como potenciais parceiros.

Referências
Motta PR. Gestão contemporânea: a ciência e a arte de ser dirigente. Rio de Janeiro: Record; 1994; BRASIL. Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012. Institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, nº 165, Seção I, p. 46-51, 24 de agosto de 2012; ______. Portaria nº 2.437, de 07 de dezembro de 2005. Dispõe sobre a ampliação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 07 de dezembro de 2005; DIAS, E. C. A atenção à saúde dos trabalhadores no setor saúde (SUS), no Brasil: realidade, fantasia ou utopia? 1994. 335 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1994; JACKSON FILHO, J. M.; BARREIRA, T. H. C. Ação pública no campo da saúde do trabalhador: o caso do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Piracicaba. São Paulo: Fundacentro, 2010.

Fonte(s) de financiamento: Não há financiamento.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: