Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC8.13 - Reverberações de Iniciativas de Formação e Capacitação Profissional na Saúde

50400 - CONTRIBUIÇÕES DE UM PROCESSO EDUCATIVO PARA O PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
ROSANA LÚCIA ALVES DE VILAR - UFRN, NATHALIA HANANY SILVA DE OLIVEIRA - UFRN, SHEILA SAINT CLAIR DA SILVA TEODÓSIO - UFRN, DYEGO LEANDRO BEZERRA DE SOUZA - UFRN, JANETE LIMA DE CASTRO - UFRN, REGINA HELENA ROCHA DA CRUZ - OBSERVATÓRIO DE RECURSOS HUMANOS DA UFRN


Apresentação/Introdução
Apresentação: O Projeto “Apoio a Estruturação da Rede de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no Brasil” teve como objetivo apoiar o fortalecimento da área de Gestão do Trabalho. Nesse sentido, foram realizados cursos de especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, na modalidade de educação a distância, para todas as regiões do país, viabilizados por um termo de cooperação celebrado entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O curso foi realizado na modalidade a distância, tendo 1793 concluintes, dos quais 578 da região Nordeste, 470 das regiões Norte e Centro-Oeste e 745 da região Sudeste. Os trabalhos de Conclusão do Curso foram na modalidade projeto de intervenção, com uma proposta construída para resolver problemas, de forma coerente com a concepção pedagógica adotada pelo curso da problematização, e correspondendo a etapa da formulação de hipótese de soluções.

Objetivos
Objetivo: Apontar as contribuições dos projetos de intervenção dos egressos para o processo de trabalho dos egressos no campo da gestão do trabalho e da educação na saúde.

Metodologia
Método: o estudo se classifica como transversal, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados através de um questionário de forma online por meio do Google Forms. O tamanho amostral foi condicionado ao retorno do questionário respondido, do qual foram obtidas 390 respostas. A pesquisa teve a maior parte de seus respondentes concentrados na Região Sudeste do Brasil (29%), seguido das Regiões Nordeste e Sul, ambas com 21,4%, Centro-Oeste (19%) e Norte (9,1). A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva, utilizando o software Jamovi. A pesquisa seguiu todos os preceitos éticos recomendados na resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, bem como as do ofício circular nº 2/2021 do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa.

Resultados e Discussão
Resultados/ Discussão: Os resultados da pesquisa confirmam que a implantação dos projetos de intervenções provocou impactos positivos na prática profissional dos egressos: melhoria na gestão (58,7%), melhor qualificação pessoal (49,8%) e maior capacidade para resolução do problema (34%).

Conclusões/Considerações finais
Conclusão: O referencial teórico metodológico do curso proporcionou a aproximação dos sujeitos aos conhecimentos e reflexões sobre a prática nos serviços de saúde de origem, o que trouxe contribuições para as mudanças na área da gestão do trabalho e da educação em saúde a partir da implantação dos Trabalhos de Conclusão do Curso. Na maioria das instituições a intervenção foi parcialmente aplicada por obstáculos ou dificuldades inerentes aos diversos contextos sociais e políticos. O método pedagógico que estimula o ciclo formado por ação, reflexão, ação, foi um agente indutor da identificação de problemas e de intervenções em vista de superações e na proposição de ações.

Referências
BASTOS, J.L.D. ; DUQUIA, R.P. Um dos delineamentos mais empregados em epidemiologia: estudo transversal. Scientia Medica. 2007; 17 (4): 229-32.
CASTRO, Janete Lima; DIAS, Maria Aparecida; VILAR, Rosana Lúcia Alves de. Quando o trabalho e a educação se encontram no SUS: trajetória de uma experiência. Qualificação da Gestão do Trabalho no SUS: registro de uma experiência [recurso eletrônico] / organização Janete Lima de Castro, Rosana Lúcia Alves de Vilar e Maria Aparecida Dias. — 1. ed. — Natal: Una, 2O21.
HOCHMAN, Bernardo et al. Desenhos de pesquisa. - Acta Cirúrgica Brasileira - Vol. 20 (Supl. 2) 2005
XAVIER, Shirlei da Silva; SAMPAIO Cristiane Teixeira; GOMES, Aline Lira Villafãne: NASCIMENTO, Rita de Cássia Sousa; ESPIRIDIÂO Monique Azevedo. Projetos de Intervenção em Saúde: construindo um pensamento .Divulgação em Saúde para Debate | Rio de Janeiro, N. 58, P. 285-295, JUL 2018

Fonte(s) de financiamento: TED nº 72/2019-MS


Realização:



Patrocínio:



Apoio: