53973 - ESTUDO DE EGRESSOS DA ESCOLA DE SAÚDE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE: UMA ANÁLISE DO SEU PERFIL E TRAJETÓRIA PROFISSIONAL. MARIA JALILA VIEIRA DE FIGUEIRÊDO LEITE - UFRN/ESCOLA DE SAÚDE, ANNA KATYANNE ARRUDA SILVA E SOUZA - UFRN/ESCOLA DE SAÚDE, LÍVIA CAROLINE RODRIGUES ALVES - UFRN/ESCOLA DE SAÚDE, MARIA VICTORIA SIMÃO DA SILVA - UFRN/ESCOLA DE SAÚDE
Apresentação/Introdução A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ao longo dos seus 68 anos, tem oferecido diferentes formações na área da saúde, nos níveis de ensino técnico, superior e de pós-graduação. Até o ano de 2023, há registros da formação de 4.238 técnicos em saúde e 410 tecnólogos em gestão hospitalar (UFRN, 2024). A oferta destes cursos atende às necessidades apresentadas na evolução do cuidado à saúde e das políticas de educação e de saúde, bem como das políticas de inclusão social e de expansão da formação profissional, com destaque para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), primando pela qualidade da gestão e atenção à saúde.
No seu Projeto Político Pedagógico é assegurada a legitimidade da luta pela profissionalização e requalificação dos trabalhadores na saúde, no compromisso de formar trabalhadores com perfil adequado ao mundo do trabalho e ao modelo de atenção à saúde que se deseja (UFRN, 2024).
No sentido de atender a estes requisitos de ofertas educacionais voltadas e com impacto na melhoria da qualidade dos serviços de saúde, se faz necessário uma avaliação periódica de seus cursos através do conhecimento da trajetória profissional dos seus egressos. Esta é a justificativa desta pesquisa, cujos resultados vão auxiliar à Escola de Saúde na avaliação e planejamento de suas ofertas educacionais.
Objetivos Compreender o perfil pessoal e a trajetória profissional dos egressos dos cursos técnicos em saúde e do curso superior de tecnologia em gestão hospitalar da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que concluíram seus estudos nos anos de 2020 e 2021.
Metodologia Esta pesquisa tem uma abordagem quantitativa, com protocolo de pesquisa aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN. A população estudada foi composta pelo total de egressos dos Cursos Técnicos em: Enfermagem (45); Massoterapia (24); Registros e Informações em Saúde (28); Agente Comunitário de Saúde (55) e Vigilância em Saúde (24), totalizando 176 egressos nestes dois anos. Além destes, contamos com 70 egressos do curso superior de tecnologia em gestão hospitalar (CSTGH), no mesmo período.
Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um formulário eletrônico gerenciado através do Google Forms, aplicados no período de julho a agosto de 2023. Os concluintes destas turmas foram questionados quanto a: Informações pessoais; Características de emprego e remuneração após a conclusão do curso; Avaliação do mercado de trabalho para técnicos em saúde e tecnólogo em gestão hospitalar. Os dados relacionados aos egressos foram organizados e analisados com base na estatística descritiva.
Resultados e Discussão Como resultados, tivemos o retorno de 78 egressos dos cursos técnicos (44%), com maior representatividade dos cursos de Enfermagem, Massoterapia e Registros e Informações em Saúde. No Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar tivermos a devolutiva de 39 egressos (56%).
Quanto ao perfil dos egressos, a maioria deles são mulheres, solteiras(os) e se dividem de forma quase igual entre cor/raça branca e parda. São jovens, quase metade deles entre 20 e 29 anos e mais 33% com idade entre 30 e 39 anos. A grande maioria mora no município de Natal e alguns poucos, nos municípios da região metropolitana. Pouco mais da metade dos participantes informaram que sua família tem uma renda entre dois e três salários-mínimos. Uma pior condição foi identificada dentre os Técnicos, quando 24% afirmaram ter uma renda familiar de até um salário-mínimo. Comparando a renda familiar dos estudantes entre os cursos, observa-se que ela é maior nos estudantes do CSTGH, no qual quase 70% das famílias têm renda entre dois e quatro salários-mínimos.
Quanto ao emprego, apenas 19% dos técnicos estavam empregados na área, quase metade deles no setor público e os demais no setor privado e autônomo. Dentre os Tecnólogos em Gestão Hospitalar, 15% estão empregados na área, sendo 48% deles no setor público e 43% no setor privado.
Quanto ao mercado de trabalho, tanto os técnicos como os tecnólogos avaliam que não há vagas ou há escassas oportunidades de emprego. Dentre os empregados na área, tanto os técnicos como os tecnólogos em gestão hospitalar consideram o valor recebido injusto, considerando sua contribuição no serviço de saúde. No caso dos tecnólogos, mais da metade ganham de um a dois salários-mínimos, seguido por 35% que ganham de três a quatro salários-mínimos
Conclusões/Considerações finais Os resultados obtidos com a pesquisa demonstram que conhecer o perfil dos egressos e sua trajetória profissional é uma importante iniciativa da Escola de Saúde, uma vez que estes dados fornecem subsídios para avaliar a formação recebida e a inserção no mundo do trabalho (Rossit et al., 2018), servindo como importante estratégia para o autoconhecimento e o planejamento institucional (Andriola, 2014).
Esta iniciativa é legitimada em documentos institucionais que orientam sua realização, tais como o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFRN (UFRN, 2021) e o Regimento Interno da Escola de Saúde, que atribui à Diretoria de Ensino a responsabilidade de acompanhar os dados acadêmicos dos egressos dos cursos da ESUFRN (UFRN, 2019)
Referências Andriola, W. B. Estudo de egressos de cursos de graduação: subsídios para a autoavaliação e o planejamento institucionais. Educar Rev, Curitiba, Brasil, n. 54, p. 203-219, out./dez. 2014.
Rossit R.A. S. et al. Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos. Rev Interf, Comunic, Saúde Educ. Suplem 22, p. 1399-1410, 2018.
UFRN. Escola de Saúde. Resolução nº 009/2019-CONSUNI. Regimento Interno da Escola de Saúde. Disponível em: . Acesso em: 30 mai 2024.
UFRN. Plano de Desenvolvimento Institucional 2020-2029. Disponível em: . Acesso em: 10 mai. 2024.
UFRN. Escola de Saúde. Projeto Político Pedagógico. 2024. Disponível em: .Acesso em: 30 mai 2024.
|