Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC8.12 - Experiencias para a Formação Tecnica para o SUS

52823 - PERFIL DOS CURSOS HOSPEDADOS NA PLATAFORMA MOODLE DA ETSUS/TO
JULIANA SILVA E SOUSA - ETSUS/TO, GEORGE BERNARDO SOUSA MIRANDA - ETSUS/TO


Apresentação/Introdução
O processo de globalização e a revolução tecnológica impuseram transformações no mundo do trabalho. Neste sentido, as instituições públicas buscam se adaptar ao novo cenário. Diante dessa condição, compreendemos que o uso de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) na oferta de processos educacionais no Sistema Único de Saúde (SUS) seja de fundamental importância para melhoria dos serviços prestados à população. Considerando essas premissas, a incorporação de TDICs em propostas institucionais de qualificação de profissionais para o SUS deve ser uma meta constante no cenário contemporâneo.
Desde o ano de 2019 a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES/TO) - por meio da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (ETSUS/TO) - tem desenvolvido ações com vistas à implantação de ambiente virtual de aprendizagem para ampliar as ações de educação no âmbito da saúde pública. Para instrumentalizar e executar os processos educacionais, a ETSUS/TO utiliza a plataforma de e-learning Moodle, voltada para hospedar cursos na modalidade EaD.


Objetivos
Objetivo geral: Apresentar uma análise descritiva do perfil dos cursos hospedados no Moodle/ETSUS.
Objetivos específicos: Sistematizar os dados dos processos educacionais ofertados pela SES/TO e analisar estes dados em relação a área demandante, matrículas e número de certificados emitidos.


Metodologia
O período delimitado para a coleta de dados compreende os anos de 2019 a 2023. Com a proposta de uma pesquisa quantitativa, utilizando a base de dados da plataforma Moodle da ETSUS/TO, foram feitas coletas de informações, tabulação e análise dos dados referentes ao perfil dos cursos hospedados no espaço de formação virtual da SES/TO. Os dados foram ordenados em uma tabela com o objetivo de subsidiar as inferências apresentadas na pesquisa. As informações coletadas são referentes ao número de turmas, número de alunos matriculados, número de certificados emitidos, a carga horária, ao formato dos cursos e as áreas técnicas responsáveis pela oferta dos processos educacionais.
Com os dados coletados foi possível estabelecer correlações entre o número de matrículas versus o número de certificados emitidos, a média de carga horária dos cursos oferecidos, a influência da carga horária na porcentagem de certificações, além da identificação das áreas técnicas da SES/TO que mais demandam curso aos profissionais.


Resultados e Discussão
No período de 2019 a 2023 foram executados 15 cursos, propostos por diversas áreas técnicas, das quais destaca-se o número de processos educacionais demandados pela ETSUS/TO (n=9) e Vigilância em Saúde (n=4). Dos cursos ofertados, as turmas são assistidas por tutores, apenas 02 cursos são classificados como formação autoinstrucional. A carga horária dos cursos varia de 20 a 120 horas. Com um total de 151 turmas, o número de participantes inscritos nos cursos executados totalizou 4294 discentes, o número de certificados emitidos foi de 1371 e os percentuais de conclusão dos cursos variam entre 12% e 97%.
A ETSUS/TO tem como competência a condução das políticas de educação permanente em saúde do SUS no Tocantins, desenvolvendo estratégias de formação e qualificação dos trabalhadores de saúde, baseadas no território e nas necessidades de saúde da população (Tocantins, [2022?]). Portanto, podemos inferir que o uso da plataforma Moodle/ETSUS tem colaborado com a formação de servidores públicos da saúde nas três esferas de governo (federal, estadual e municipal). Isso se deve ao fato de que o ambiente de aprendizagem virtual facilita e flexibiliza o acesso à qualificação desses trabalhadores. No entanto, de acordo com os dados levantados, devemos ter a preocupação de buscar estratégias que visem reduzir os índices de evasão por parte dos trabalhadores. A instrumentalização na usabilidade das plataformas e o acompanhamento por tutores, aliados a boas práticas do desenho de planejamento educacional podem minimizar essa evasão na modalidade EaD. Neste contexto, torna-se necessário examinar esses dados e investigar quais aspectos relacionados à EaD podem ser trabalhados para que haja fortalecimento e consolidação desta modalidade de ensino mediada pelas TICs.


Conclusões/Considerações finais
Diante do exposto, a tendência é que mesmo cursos presenciais utilizem a plataforma MOODLE como ferramenta para auxiliar o desenvolvimento das atividades. Devido à grande dimensão territorial e da diversidade das populações presentes no território do Tocantins, a educação a distância possibilitará maior acesso para o desenvolvimento dos profissionais, difusão de práticas e saberes e diminuição das diferenças no atendimento à população entre os 139 municípios tocantinenses.
Embora atualmente estejamos imersos nas tecnologias de informação e comunicação, podemos observar que um contingente considerável de trabalhadores ainda encontra dificuldades quanto ao acesso e manuseio dessas tecnologias, o que pode ser um indício para os baixos percentuais de conclusão dos cursos na modalidade EaD. Portanto, temos o desafio de fomentar a incorporação das TDICs nos processos educacionais destinados aos trabalhadores do SUS.

Referências
MOODLE. Moodle da Escola Tocantinense do SUS. Versão 3.11.8+ (Build:20220714). Palmas-TO, 2024. Sistema de gestão de aprendizagem (LMS). Disponível em: https://eadetsus.saude.to.gov.br. Acesso em: 3 jun. 2024.
TOCANTINS (Estado). Secretaria da Saúde. ETSUS - Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes. Palmas: Secretaria da Saúde, [2022?]. Disponível em: https://www.to.gov.br/saude/etsus-escola-tocantinense-do-sistema-unico-de-saude-dr-gismar-gomes/1dfnc5vutkg9. Acesso em: 7 jun. 2024.

Fonte(s) de financiamento: Não se aplica


Realização:



Patrocínio:



Apoio: