51686 - O TECNÓLOGO EM GESTÃO HOSPITALAR E SUA CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO DOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO À SAÚDE DO SUS MARIA JALILA VIEIRA DE FIGUEIRÊDO LEITE - UFRN/ESCOLA DE SAÚDE, ANNA KATYANNE ARRUDA SILVA E SOUZA - UFRN/ESCOLA DE SAÚDE, LÍVIA CAROLINE RODRIGUES ALVES - UFRN/ESCOLA DE SAÚDE
Apresentação/Introdução
O Tecnólogo em Gestão Hospitalar (TGH) é uma graduação tecnológica regulamentada pelo Ministério da Educação, através do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, que organiza e orienta a oferta deste curso, voltado para formar profissional com perfil de competências voltados para apoiar os processos de gestão em serviços de saúde (Brasil, 2024).
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através da Escola de Saúde (ESUFRN) oferta regularmente esta graduação desde o ano de 2011, tendo formado 419 profissionais, até o ano de 2023 (UFRN, 2024). Este curso tem duração de três anos e propõe formar TGHs com competências técnicas, políticas, humanas e éticas, para atuarem nos diferentes níveis de gestão e gerência de serviços de saúde (UFRN, 2023).
O Regimento interno da ESUFRN atribui à Direção de Ensino a responsabilidade de acompanhar os dados acadêmicos dos discentes e egressos dos seus cursos e participar do planejamento e articulação das discussões relativas à qualidade das atividades acadêmicas (UFRN, 2019). Neste sentido, esta pesquisa se justificou pela necessidade de conhecer a visão de gestores dos serviços de saúde sobre a Escola de Saúde, o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar (CSTGH) e as competências destes profissionais, possibilitando à ESUFRN a avaliação dessa oferta educacional.
Objetivos
Avaliar a percepção dos gestores estaduais do Sistema Único de Saúde do Rio Grande do Norte acerca do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar ofertado pela Escola de Saúde da UFRN e das competências e contribuições de seus egressos nos serviços de saúde.
Metodologia
Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa (Minayo, 2014) e protocolo aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN. Os dados foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas junto aos gestores do nível central da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, considerados estratégicos quanto à definição de inclusão dos egressos na equipe de trabalho da instituição: Gabinete (Secretária, Secretária Adjunta e Secretária de Planejamento); Coordenador de Planejamento; Coordenadora de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e Coordenadora de Atenção à Saúde.
Os gestores foram abordados quanto aos seguintes temas, os quais geraram as categorias de análise: Conhecimentos quanto à Escola de Saúde e o Curso; Conhecimentos quanto às atribuições deste profissional e sua contribuição no processo de trabalho de sua instituição; Conhecimentos quanto à presença destes profissionais na instituição; Avaliação quanto à possibilidade da instituição absorver estes profissionais.
As entrevistas foram gravadas e posteriormente transcritas. Foi preparada uma matriz, com organização das falas de acordo com as categorias, que foram analisadas com base no seu conteúdo.
Resultados e Discussão
Os gestores conhecem o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar oferecido pela Escola de Saúde e/ou vivenciaram experiências com discentes do curso, durante práticas e estágios. Quanto à avaliação do curso, destacam sua abrangência não somente no âmbito hospitalar, mas nos serviços de saúde, como um todo. Valorizam a inserção dos egressos nos serviços de saúde, já que esse profissional tem um olhar mais qualificado para a gestão e, principalmente, para o SUS e demonstram satisfação com os egressos que atuam em suas equipes gestoras.
Cunha et al. (2021) afirmaram que os gestores não reconheciam o Curso como graduação, mas como pós-graduação, no entanto, evidenciaram opiniões favoráveis ao curso e suas atribuições. Mendonça, Santos, Belfort (2019) apontam nesta direção ao afirmarem que há um grande potencial de crescimento deste curso, considerando que os hospitais começam a valorizar as especificidades que um cargo de gestão requer.
Os participantes das entrevistas consideram o potencial do curso pouco explorado, visto que a maioria dos gestores nos serviços públicos de saúde assumem esses cargos através de indicação política e, em sua maioria, não possuem competências adequadas para atuarem de forma efetiva nestes serviços. Além disso, pontuam que o curso possui pouca divulgação e enfatizam a necessidade de concursos públicos com vagas para esta categoria profissional, possibilitando que esses egressos sejam inseridos no SUS, como servidores efetivos. Da mesma forma, indicam a oferta de atividades de educação permanente voltadas para atualizar os profissionais que já atuam na gestão do SUS/RN.
Conclusões/Considerações finais
Os resultados da pesquisa demonstraram que os gestores reconhecem as competências profissionais do Tecnólogo em Gestão Hospitalar e as consideram muito importantes para a gestão do SUS. Avaliam que existe baixa inserção desses profissionais nas suas equipes gestoras, o que poderia ser melhorado através de maior divulgação do curso e estímulo à abertura de vagas para essa categoria profissional, através de concurso público.
Alertaram quanto à situação na qual a indicação para exercício de cargos em comissão nem sempre se dão com base em critérios de qualificação técnica. Este poderia ser um outro espaço no qual a divulgação do curso e dos seus profissionais poderia contribuir para uma melhor qualificação da gestão do SUS.
A partir da realização desta pesquisa, a Escola de Saúde se apropria de novos elementos avaliativos que podem contribuir para a melhoria e fortalecimento dessa oferta educacional, contribuindo para inserção dos egressos no mundo do trabalho.
Referências
BRASIL. MEC. Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. 4 ed. 2024. Disponível em: < https://cncst.mec.gov.br/>. Acesso em: 30 mai 2024.
CUNHA, J. et al. Percepção dos gestores de recursos humanos de hospitais acerca da formação tecnológica em gestão hospitalar. TCC (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar). IFSC, Joinville, 2021.
MINAYO, M. C. S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: HUCITEC, 2014. 407 p.
MENDONÇA, L. B; SANTOS, R. C. M; BELFORT, I. K. Perspectiva do curso Tecnológico em gestão hospitalar no Brasil. Rev. Valore. v. 4. p. 440-446. 2019.
UFRN. Escola de Saúde. Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar. Disponível em: . Acesso em 30 mai 2024 2023.
UFRN. Escola de Saúde. Projeto Político Pedagógico. Disponível em: Acesso em: 30 mai 2024.
|