50871 - EXPRESSO CHAGAS XXI: CONTRIBUIÇÕES PARA O COMBATE À DOENÇA DE CHAGAS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL RAFAEL RADISON COIMBRA PEREIRA DA SILVA - UECE, ISABELLE CAROLLINE VERISSIMO DE FARIAS - UECE, ALICYREGINA SIMIÃO SILVA - UECE, DOMINGOS JOSÉ DOS SANTOS - UESPI, ISRHAEL MENDES DA FONSECA - UECE, ELIAS BRUNO COELHO GOUVEIA - UECE, CÍCERA JAMILLE CALDAS RODRIGUES - UECE, ANA MARIA FONTENELLE CATRIB - UECE
Contextualização A Doença de Chagas (DC) é uma enfermidade negligenciada e um problema de saúde pública, especialmente na América Latina, por haver barreiras para o diagnóstico e tratamento que contribuem para elevada morbimortalidade e custo social da doença. Antemão, ressalta-se que o envolvimento e empoderamento da população, em relação ao conhecimento sobre a doença, são elementos fundamentais para controle e manejo adequados, bem como para a prevenção e detecção precoce dos casos. Especialmente, ao considerar que se trata de uma doença diretamente associada a situações de vulnerabilidade social relacionadas às áreas de habitação e condições de vida (Oliveira et al., 2023).
Diante disso, cita-se o projeto Expresso Chagas XXI, que foi desenvolvido em parceria com pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o objetivo de disseminar informações sobre a DC para populações de diferentes localidades brasileiras por meio de atividades práticas, oficinas e exposições baseadas no diálogo e na troca de experiências (Araújo-Jorge et al., 2021).
Salienta-se que o debate sobre as doenças negligenciadas com diferentes populações corresponde à uma estratégia importante para a melhoria da assistência ofertada e empoderamento dos indivíduos diante do cuidado relacionado à saúde, apresentando-se como pauta importante para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS) (BRASIL, 2022).
Descrição da Experiência Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, elaborado com base nos aprendizados e reflexões proporcionadas por meio da realização de uma atividade de Educação em Saúde desenvolvida no município de Arraial, no estado do Piauí. A ação foi desenvolvida em novembro de 2022.
A ação fez parte do projeto Expresso Chagas XXI, que foi elaborado pela Fiocruz e contou com a participação de representantes de movimentos sociais, estudantes e profissionais do Rio de Janeiro, Guarulhos e Teresina. A ação ocorreu em uma escola da rede pública municipal e foi aberta ao público geral, contando com a participação de centenas de pessoas de variadas faixas etárias.
Em alusão ao local da descoberta do protozoário causador da DC, o projeto simula um trem composto por 6 stands que representam os vagões, onde são realizadas atividades diversas em formato de oficinas, exposições, jogos e atividades práticas de laboratórios, todos baseados no diálogo e troca de saberes.
Foram abordados os seguintes temas: conhecimentos prévios sobre a DC; etiologia da doença; sinais e sintomas; vetores; prevenção; associações de portadores de DC; casa, ambiente e saúde única. No último vagão, era realizada a testagem rápida para DC. Para direcionar o diálogo, utilizou-se como recurso pedagógico banners, maquetes, microscópios, folders, pôsteres, entre outros.
Objetivo e período de Realização Este estudo tem como objetivo relatar a experiência de uma atividade de educação em saúde sobre a Doença de Chagas realizada no município de Arraial - PI, em novembro de 2022.
Resultados Para fins de melhor visualização, os resultados serão apresentados em duas categorias.
Contribuições para o combate à Doença de Chagas
Em razão da dinâmica interativa e imersiva, observou-se maior engajamento e interesse da população em participar da ação, bem como maior facilidade em absorver as informações ofertadas, gerando um feedback positivo. Dessa forma, entende-se que atividades de extensão são importante aliadas na prática de educação em saúde no contexto da saúde pública, pois permite levar conhecimento de qualidade para a população em geral, tornando a ciência e a pesquisa mais acessíveis.
Contribuições para o desenvolvimento acadêmico/profissional
A participação no projeto Expresso Chagas XXI proporcionou aos envolvidos valiosas oportunidades de desenvolvimento acadêmico e profissional: aprimoração de habilidades comunicativas, aplicação prática de conhecimentos teóricos, desenvolvimento de competências profissionais, incentivo à pesquisa e inovação, fortalecimento da rede de contatos, e maior conscientização e compromisso social.
Aprendizado e Análise Crítica As doenças negligenciadas, a exemplo da Doença de Chagas, correspondem a importantes pautas da Saúde Coletiva, que devem ser amplamente abordadas nos diferentes espaços responsáveis pelo cuidado em saúde com intuito de impulsionar a melhoria do acesso à saúde das populações expostas a vulnerabilidades de modo a contemplar o princípio de equidade do SUS no planejamento e implementação das estratégias de ações.
Somado a isso, é necessário considerar que a atuação dos profissionais de saúde exige o desenvolvimento de um olhar crítico sobre os determinantes sociais em saúde e as vulnerabilidades que acometem de forma distinta as populações, que se apresentam como aspectos importantes a serem considerados no cuidado em saúde.
Assim, a Extensão Universitária, desenvolvida por estudantes, profissionais, pesquisadores e comunidade, representa uma importante forma de amplificação de habilidades essenciais à prática profissional, que contribuem à criação de vínculo entre profissionais e pacientes, possibilitam a ampliação do conhecimento sobre a realidade vivenciada pela população, e destacam suas demandas e necessidades. Desse modo, o desenvolvimento desta atividade relatada corresponde à aplicação direta do conhecimento e se apresenta como forma de diálogo e empoderamento da população sobre a própria saúde.
Referências ARAUJO-JORGE, T. C. et al. Chagas Express XXI”: A new ArtScience social technology for health and science education. PLoS Neglected Tropical Diseases, v. 15, n. 7, p. e0009534, 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. Caderno Temático do Programa Saúde na Escola : Prevenção de doenças negligenciadas / Ministério da Saúde. Ministério da Educação. – Brasília : Ministério da Saúde, 2022.
OLIVEIRA, N. W. C. et al. Conhecimentos sobre a doença de Chagas entre escolares de dois municípios de Minas Gerais, Brasil. Cadernos Saúde Coletiva, v. 31, p. e310400121, 2023.
Fonte(s) de financiamento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ)
|