Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC8.11 - A Pos-graduação as interfaces transformadoras da Saúde Coletiva

54463 - ESTADO DA ARTE DAS TESES SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE NOS CURSOS DE DOUTORADO EM SAÚDE COLETIVA
DÉBORA GARCIA LIMA - UFRJ CEDAPS, NEIDE EMY KUROKAWA E SILVA - UFRJ


Apresentação/Introdução

A Saúde coletiva tem como objetivo refletir sobre a investigação dos determinantes da produção social das doenças e da organização dos serviços de saúde. Promoção da Saúde, tem se consolidado como uma importante estratégia para a redução dos riscos relacionados aos Determinantes Sociais em Saúde, melhoria da qualidade de vida, ampliação do acesso e promoção da equidade. A Política Nacional de Promoção da Saúde apresenta como um de seus objetivos específicos estimular a pesquisa, a produção e a difusão de conhecimentos e de estratégias inovadoras no âmbito das ações de promoção da saúde, apontando para a necessidade de produções e divulgações de experiência e evidências que apoiem na tomada de decisão e visem a disseminação de novas tecnologias, nesse sentido, pesquisas no âmbito dos cursos de doutorado em Saúde Coletiva relacionadas à Promoção da Saúde, favorecem para ampliação do conhecimento científico da temática e apoio na construção compartilhada de ações de promoção da saúde desenvolvidas a partir de bases sólidas.

Objetivos
Identificar o Estado da Arte das Teses sobre Promoção da Saúde nos cursos de Doutorado em Saúde Coletiva, publicados entre 2019-2023 no Brasil.

Metodologia
A pesquisa teve como proposta metodológica desenvolver uma revisão integrativa em seis etapas. A busca foi realizada no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Foram utilizados como critérios de inclusão teses de doutorado, dos curso de Saúde Coletiva, produzidas entre os anos de (2019-2023), que tenham como área de conhecimento Saúde Coletiva e concentração Promoção da Saúde e Saúde Coletiva.. Foram excluídas dissertações, teses desenvolvidas por outros cursos de doutorado e relacionados a doenças e terapêuticas específicas cujo foco principal não era a promoção da saúde e estratégias desenvolvidas em ambiente hospitalar. As teses foram categorizados de acordo com sua natureza e para responder o objetivo dessa pesquisa foram incluídas teses nas seguintes categorias: avaliação/viabilidade de Políticas Públicas, Estudos de avaliação/viabilidade de Estratégias de Promoção da Saúde, Estudos para elaboração de manuais e Instrumentos de Avaliação, estudos sobre a percepção dos usuários e profissionais em relação às ações de promoção da saúde e práticas de Promoção da Saúde

Resultados e Discussão
Durante a busca foram encontrados 1.111 Teses relacionadas à Promoção da Saúde, publicadas no banco da CAPES, de 2019-20223, após a aplicação dos critérios de inclusão de Inclusão Programa de Doutorado em Saúde Coletiva, foram pré-selecionados 63 teses e após a leitura dos resumos, 15 Teses foram incluídas na pesquisa. As teses foram categorizados de acordo com sua natureza sendo experiências práticas de Promoção da Saúde 6 (40%), avaliação/viabilidade de Políticas Públicas 3 (20%) ,estudos sobre a percepção dos usuários e profissionais em relação às ações de promoção da saúde 3 (20%), estudos de avaliação/viabilidade de Estratégias de Promoção da Saúde 2 (13%) e estudos para elaboração de manuais e Instrumentos de Avaliação 1 (6%). Em relação ao ano das produções, em 2021 foram publicadas 5 teses, 2019, 2022 e 2023 foram publicadas 03 em cada ano e em 2020 foi publicada apenas uma tese selecionada. Em relação aos estados em que as publicações foram realizadas, mais da metade das teses foram publicadas em Fortaleza 08 (53%), seguida do Distrito Federal 4 (26%) , Rio Grande do norte com 2 (13%) e São Paulo com 1 (6%), os outros estados não apresentaram publicações incluídas na pesquisa. Em relação aos subcampos da saúde coletiva, 14 (93%) teses se enquadram no campo do Planejamento e Gestão em Saúde e 01 teses se enquadra no subcampo da epidemiologia, não foram encontradas teses caracterizadas no subcampo das Ciências Socais e Humanas em Saúde .


Conclusões/Considerações finais
Apesar do crescimento das pesquisas e publicações relacionadas à Promoção da Saúde nos últimos anos, ainda existe uma lacuna significativa na produção científica relacionada à Promoção da Saúde nos de Doutorado em Saúde Coletiva. É necessário ampliar a discussão relacionada as ações de Promoção da Saúde no ambito dos cursos de de Dotorado em Saúde coletiva, visando ampliar a produção científica e o acesso da população aos serviços.

Referências
Brasil. Ministério da Saúde (MS). Política Nacional de Promoção da Saúde - PNPS: revisão da Portaria MS/ GM nº 687, de 30 de março de 2006. Brasília: MS; 2014.
Vieira-da-Silva LM. Subcampos e espaços na Saúde Coletiva: fronteiras e integração. Interface (Botucatu) [Internet]. 2023;27:e220380. Available from: https://doi.org/10.1590/interface.220380


Realização:



Patrocínio:



Apoio: