53233 - ABORDAGEM SOBRE A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ISADORA ARAUJO RODRIGUES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, LUCAS ANTÔNIO DE OLIVEIRA CANTANHEDE - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, ADRIANA GOMES NOGUEIRA FERREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, ISAURA LETÍCIA TAVARES PALMEIRA ROLIM - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, ALISSON SALATIEK FERREIRA DE FREITAS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Contextualização A Teoria das Representações Sociais (TRS), surgida na década de 60 quando o psicólogo Serge Moscovici buscou compreender a psicanálise, com indagações de como um objeto científico torna-se objeto do senso comum, vem materializando-se numa tendência positiva por sua abordagem nas pesquisas em saúde, enfatizando a importância da sua discussão.
Nesse contexto, a TRS vem sendo aplicada com frequência devido à possibilidade do pesquisador captar a interpretação dos participantes sobre a realidade que deseja ser estudada, possibilitando a compreensão das atitudes e comportamentos de um grupo social frente ao objeto psicossocial. A TRS favorece à enfermagem realizar intervenções durante o cuidado que, por respeitarem as características de cada segmento social, serão mais eficientes e direcionadas. Nesse sentido, julga-se a importância da abordagem da temática no curso de pós-graduação stricto-sensu, objetivando uma formação direcionada para o compreender e cuidar do outro, ultrapassando abordagens teóricas contra as desigualdades sociais e de saúde, assumindo abordagens interdisciplinares e intersetoriais, mobilizando os recursos cognitivos e encontrando espaço no campo da saúde pública.
Descrição da Experiência Trata-se de um relato de experiência sobre a condução de aula no curso de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão, na disciplina de Metodologia Qualitativa, como critério de avaliação para conclusão da mesma, sendo conduzida por uma dupla de discentes do Mestrado em Enfermagem, em Junho de 2024. A temática abordada foi proposta pelos docentes da disciplina, sendo o estreitamento de escolha dos discentes, abordando “A Teoria das Representações Sociais e a Contribuição para a Enfermagem”, com objetivo de discutir o Conceito da TRS e sua Influência na Prática do Cuidado em Enfermagem. A dupla discente optou por conduzir uma aula expositiva dialogada, com metodologia ativa acompanhada de tecnologias digitais, marcada por momento pré-aula, com disponibilidade prévia de textos suporte para discussão; momento da aula, onde foi estimulado à turma a participação ativa através da Nuvem de Palavras no site Menti.ti, dialogando sobre o conhecimento baseado na leitura prévia sugerida e material expositivo com fixação de pontos chaves, sendo estes questionados no Kahoot e revisados após dinâmica; por fim, o momento pós-aula como aplicação do COREQ em texto sugerido.
Objetivo e período de Realização Descrever a experiência da condução de aula com metodologia ativa para alunos do curso de pós-graduação em Enfermagem ocorrida em Junho de 2024.
Resultados A discussão foi fundamentada nos textos de suporte disponibilizados previamente, expondo o conhecimento com a metodologia Nuvem de Palavras, que permite a construção de um painel visual com palavras relacionadas ao contexto demonstrando importância e frequência destas, objetivando pontuações relacionadas à temática, com o resultado da representação visual na ordem de maior frequência: senso comum, comunicação e estudo qualitativo. As respostas influenciaram na condução do conteúdo, onde foi discutido sobre as palavras relacionadas e sua relação com a TRS, podendo ser apreendido sobre o conceito e aplicabilidade da teoria na saúde. Foi enfatizado a palavra “senso comum”, trazendo sua importância na construção da teoria, onde traz a capacidade de enxergar o que os indivíduos têm de interferir nos processos representacionais, defendendo a difusão de conhecimento científico e técnico, tornando-se tangível ao cotidiano através do senso comum, gerando novos pensamentos, sendo a forma mais utilizada pelo homem na busca da representação significativa, permitindo compreender atitudes e comportamentos de uma sociedade.
Aprendizado e Análise Crítica A temática da representação social torna-se um desafio quando abordada no campo da saúde, pela sua infrequente abordagem, apesar de que esta permeia diversas áreas de conhecimento, porém tem ênfase nas ciências sociais e humanas, visualizado recentemente, nas últimas décadas, sua consolidação nas ciências da saúde. As representações sociais permitem que o profissional compreenda a população estudada ou assistida visando uma abordagem integral, permitindo uma contextualização da realidade social, visto que os fenômenos são constituídos pelos próprios sujeitos, capazes de dar sentido e significado específico, não sendo generalizado ou reproduzido, mas sim adaptado. Nesse contexto, o conhecimento e domínio da teoria por futuros Mestres em Enfermagem reflete no retrato da saúde coletiva, trazendo uma perspectiva de olhar integral e aberto para compreensão de novos saberes conforme sua propagação e imersão no conhecimento.
Referências FERREIRA, M. DE A.. Teoria das Representações Sociais e Contribuições para as Pesquisas do Cuidado em Saúde e de Enfermagem. Escola Anna Nery, v. 20, n. 2, p. 214–219, abr. 2016.
ROCHA, L. F.. Teoria das representações sociais: a ruptura de paradigmas das correntes clássicas das teorias psicológicas. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 34, n. 1, p. 46–65, jan. 2014.
SILVA, S. É. D. DA .; CAMARGO, B. V.; PADILHA, M. I.. A teoria das representações sociais nas pesquisas da enfermagem brasileira. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 64, n. 5, p. 947–951, set. 2011.
SOBRAL, Fábio Batista. Representação social em saúde. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 3, n. 4, p. e341371, 2022. DOI: 10.47820/recima21.v3i4.1371.
Fonte(s) de financiamento: Financiamento próprio pelo autor
|