51867 - VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS E EDUCACIONAIS NA GERÊNCIA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE SARAH ELLEN DA PAZ FABRICIO - ESP-CE/ UECE, SAMARA ANDRADE LEITE - ESP-CE, MARIA LUCELENA ALVES PIRES - ESP-CE, LÍGIA LUCENA GONÇALVES MEDINA - ESP-CE, NAARA RÉGIA PINHEIRO CAVALCANTE - UECE, CAMILA MARIA TEIXEIRA DOS SANTOS - UECE, SAMANTHA ALVES FRANÇA COSTA - UECE, ROSANNA DA SILVA FERNANDES RIBEIRO - UECE, CIBELE FAUSTINO DE SOUSA - UECE, THEREZA MARIA MAGALHÃES MOREIRA - UECE
Contextualização A Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) é uma entidade autárquica com autonomia orçamentária e administrativa, vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Com um regimento interno próprio, a escola desenvolve atividades de ensino, extensão, pesquisa científica e tecnológica, inovação e geração de conhecimento em saúde pública. Na estrutura organizacional básica da escola, insere-se a Gerência de Pós-Graduação em Saúde (GEPOS), responsável pelos cursos de especialização (ESP, 2023).
A Gerência de Pós-Graduação em Saúde oferta cursos em variadas especialidades em saúde, cujas seleções são regulamentadas por editais, disponibilizados no site da escola, de domínio público. Dentre os cursos oferecidos na atualidade, tem-se: Especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, Especialização em Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EPISUS Intermediário), Especialização em Atenção Primária à Saúde e Especialização em Imunização (ESP, 2023).
Os cursos de especialização trabalham com metodologias ativas de aprendizagem e essas utilizam como guia o Projeto Político Pedagógico (PPP), constantemente atualizado à realidade da escola, cuja última versão tem vigência de 2024 a 2027 (ESP, 2024).
Descrição da Experiência Para o desenvolvimento do trabalho, a GEPOS conta com equipe multiprofissional, no qual inclui três fisioterapeutas, duas enfermeiras, uma bióloga e uma assistente social. Todo o trabalho foi orquestrado para que os cursos ofertados alcançassem os objetivos propostos, e na distribuição das responsabilidades, o papel das bolsistas de Extensão Tecnológica ganhou destaque à medida que atuaram no apoio pedagógico, educacional, e ainda, em toda a logística do processo.
Na vivência das bolsistas, o apoio incluiu diversas atividades, como: cadastro de alunos dos cursos de especialização no Sistema Aberto de Gestão Unificada (SAGU), suporte aos alunos e professores, preenchimento de formulários de agendamento de salas para execução de aulas presenciais, gerenciamento de almoxarifado para solicitar os materiais dos cursos, planilhas para controle de frequências e atividades e elaboração de declarações e certificados para alunos e professores.
Na modalidade presencial, as bolsistas apoiaram o processo operacional das aulas. Na modalidade online, utilizaram a plataforma moodle para compartilhar atividades de Educação à Distância (EAD), e o Google meet, para a execução das aulas assíncronas. Junto aos coordenadores dos cursos, foram responsáveis por alimentar a plataforma com planos de aula, notas e atividades.
Objetivo e período de Realização Relatar as vivências pedagógicas e educacionais de bolsistas de extensão tecnológica da Gerência de Pós-Graduação em Saúde ocorridas de fevereiro a maio de 2024.
Resultados No período da experiência, dois cursos de especialização encontravam-se em andamento: especialização em Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e especialização em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, com 35 e 55 alunos, respectivamente.
Nos encontros presenciais, as bolsistas delegam funções administrativas e operacionais, como a montagem de recursos de multimídia em aulas expositivas, e servem de suporte caso os professores precisem de materiais didáticos e lúdicos.
Os encontros assíncronos são realizados pela plataforma meet. O coordenador de curso, junto ao bolsista designado, abrem as salas de aula virtuais com dez minutos de antecedência. Antes de iniciar a aula, para acolher a turma, os organizadores da reunião colocam músicas instrumentais até o horário oficial de início. Durante a aula, recolhem as mensagens do chat e tentam sanar possíveis dúvidas administrativas de alunos e professores.
Aprendizado e Análise Crítica Dentre as dificuldades iniciais como bolsista da GEPOS, o manuseio do SAGU foi uma delas, por nunca terem tido contato prévio com o recurso educacional. Com o fito de ajudar os bolsistas nesse processo, o laboratório de informática disponibilizou vídeos tutoriais sobre o sistema. Isso, somado às práticas diárias, facilitou o aprendizado.
Outro obstáculo foi a participação e assiduidade dos alunos nos cursos. Utilizar estratégias que prendam a atenção do grupo, e compreender as particularidades de cada aluno faz-se essencial nesse processo de ensino-aprendizagem.
A experiência de operacionalizar cursos de especialização tem sido primordial para as bolsistas, pois permite melhorar o desempenho na comunicação, estimula o trabalho em equipe e capacita para lidar com grandes públicos. Além disso, por seu caráter formativo e educacional, a ESP constantemente fornece cursos de capacitação gratuitos aos bolsistas, além de sediar congressos e simpósios. Logo, os bolsistas podem aproveitar esses espaços de aprendizado para adquirir novos conhecimentos e habilidades. Somada a isso, a multiprofissionalidade do coletivo (fisioterapeutas, enfermeiras, nutricionista, bióloga e assistente social) resultou em melhor compartilhamento de experiências entre os membros.
Referências Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues. Regimento escolar. Escola de Saúde Pública do Ceará. Fortaleza: Escola de Saúde Pública do Ceará, 2023.
Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues. Projeto político pedagógico – PPP [recurso eletrônico]. Escola de Saúde Pública do Ceará. Fortaleza: Escola de Saúde Pública do Ceará, 2024.
Fonte(s) de financiamento: Financiamento próprio.
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