Roda de Conversa

05/11/2024 - 08:30 - 10:00
RC8.11 - A Pos-graduação as interfaces transformadoras da Saúde Coletiva

49940 - CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DISCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO NO CENÁRIO DA ATENÇÃO BÁSICA
ISABELA ARAÚJO LINHARES CASTRO - UFC, SAMIR GABRIEL VASCONCELOS AZEVEDO - UFC, SIMONE SOARES DAMASCENO - URCA, TIFFANY HORTA CASTRO - UFC, FABIANE DO AMARAL GUBERT - UFC, MARIA VERA LÚCIA MOREIRA LEITÃO CARDOSO - UFC, MARIANA CAVALCANTE MARTINS - UFC


Contextualização
A puericultura na Atenção Primária à Saúde (APS) é uma das ações de saúde coletiva que acompanha a criança de maneira sistemática durante seus primeiros anos de vida. A criança é avaliada a partir do contexto familiar e aspectos relacionados ao crescimento e desenvolvimento infantil (aleitamento materno, alimentação complementar, rotina do sono, calendário vacinal e cuidados gerais com atenção especial aos registros da caderneta da criança) (Souza et al., 2021). Enquanto política pública voltada para a saúde infantil esta estratégia deve ser realizada em um contexto interprofissional, onde a equipe de saúde avalia a criança. Dentre os profissionais, o enfermeiro atuante na Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem participado efetivamente do desenvolvimento das ações de puericultura por sua aproximação com a comunidade (Gaiva; Alves; Monteschio, 2019). Nesse contexto, na seara da pós-graduação stricto sensu, enfermeiros nos estágios à docência são convidados a participarem de atividades extraclasse como preceptores nos serviços de saúde que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e entre o rol de atividades inclui-se a puericultura. Essa relação ensino e serviço é importante para aproximação da universidade e serviço de saúde, com intuito de melhorar a saúde da comunidade (Ferreira; Dantas; Valente, 2017).

Descrição da Experiência
Relato de experiência realizado em 2023, a partir da inserção de pós-graduandos por meio da disciplina de estágio à docência. A atuação era semanal por meio do acompanhamento de alunos da disciplina de Saúde da Criança de um curso de graduação em Enfermagem. Ao serem recepcionados pelos pós-graduandos, os alunos eram dispostos em duplas com a supervisão de um preceptor para dar início a consulta de puericultura. Utilizou-se um roteiro de entrevista para acompanhar o relato da anamnese e a caderneta de saúde da criança para registro dos dados antropométricos, coletados durante o exame físico. Ao finalizar, os alunos explicavam os achados da consulta aos pais/cuidadores, bem como os marcos do desenvolvimento atingidos e as medidas registradas na caderneta, dando-lhes um parecer acerca de como a criança seguia em crescimento e desenvolvimento saudável. Em casos nos quais a criança apresentava algum comportamento inapropriado ou alguma característica desfavorável, o preceptor acionava a enfermeira da Unidade Básica e assim eram realizados os encaminhamentos necessários.

Objetivo e período de Realização
Objetiva-se relatar a experiência de alunos de um programa de Pós-graduação em Enfermagem na puericultura numa cidade do Ceará. A preceptoria ocorreu nas segundas e terças-feira durante os meses de novembro e dezembro de 2023.


Resultados
A pós-graduação é responsável por acompanhar os alunos no desenvolvimento da consulta à criança e favorecer a aproximação entre comunidade, serviço e família. Avalia-se os comportamentos dos alunos em relação à sua desenvoltura assim como domínio teórico e prático. O papel do preceptor pós-graduando configura-se como apoio às tomadas de decisões pelos estudantes graduandos. Além disso, a docência é desenvolvida por meio do ensino durante os atendimentos e há compartilhamento de saberes entre os profissionais do serviço e universidade que permite ampliar as habilidades comunicativas aproximando serviço e ensino. Além disso, percebe-se a interdisciplinaridade enquanto meio que favorece parcerias durante a rotina da Unidade Básica (Ferreira; Dantas; Valente, 2017). O envolvimento de vários profissionais, como técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, fisioterapeutas, dentistas e médicos no cuidado prestado à criança e sua família contribui para a melhoria da assistência, bem como influencia a prática do enfermeiro (Gaiva; Alves; Monteschio, 2019).

Aprendizado e Análise Crítica
Por meio da experiência vivenciada, observa-se a relevância da preceptoria mediada pela pós-graduação, assim como a promoção da autonomia dos pós-graduandos e a segurança dos alunos no campo de prática para consulta de enfermagem na puericultura. O estágio à docência configura-se como importante aspecto da pós-graduação pois possibilita aperfeiçoar habilidades nos campos onde são estudados os objetos de estudo. Ademais, encoraja-se o desenvolvimento de competências e atitudes ao acompanhar os atendimentos, além de melhorar a qualidade da assistência prestada e proporcionar uma prática interdisciplinar, colocando o indivíduo, família e comunidade como alvo do cuidado.

Referências
FERREIRA, F; DANTAS, F; VALENTE, G. Saberes e competências do enfermeiro para a preceptoria em unidade básica de saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 71., n. 1., p. 1657-1665, 2018
GAIVA, M; ALVES, M, MONTESCHIO, C. Consulta de enfermagem em puericultura na estratégia saúde da família. Revista da Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, v. 19., n. 2., p. 65-79, 2019
SOUZA, L; JACOB, L. LUCENA, E. et al. Experiências brasileiras no acompanhamento e desenvolvimento infantil no contexto da atenção básica. Enfermagem em Foco, v. 12., n. 2., p. 407-413, 2021


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