49773 - O IMPACTO DO MESTRADO NO DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA TIAGO ARAÚJO MONTEIRO - UFC, KELVYANE FONSECA CORDEIRO FONSECA - UECE, ANA MARIA SAMPAIO COELHO ADEODATO - UECE, MARIA ELIANE ANDRADE DA COSTA - UECE, DANIELE ROCHA DE FARIAS MARQUES - UECE, NIOBE GUIMARÃES FERNANDES - FIOCRUZ, ERLANE BRUNNO CUNHA FERREIRA - UFC, SILVANA MARIA ARAÚJO COELHO - UFC, MARIA ISLÂNDIA FERREIRA DE SOUSA - UECE
Contextualização No mundo dinâmico onde vivemos se torna crucial a capacitação de profissionais de saúde que atuam principalmente dentro do contexto da atenção primária. Local esse onde é exigido um trabalho vivo, que se trata de uma tecnologia que produz o cuidado à medida em que produz os sujeitos - trabalhador/usuário. Os processos de trabalho se tornam um desafio diante das dificuldades sócios, econômicas e intelectuais apresentada pela população que buscam a unidade de saúde. Diante esse cenário, o aprimoramento do conhecimento ofertado ao profissional de saúde deve ser valorizado e estimulado para trazerem benefícios para o território aonde esse profissional atua. A busca pelo Mestrado, como especialização visa formar pesquisadores, capazes de descobrir o que precisa e desenvolver ferramentas ideais para a problemática existente em suas áreas de atuações, gerando resolutividade e mão de obra qualificada aos serviços de saúde dos municípios. Mesmo sabendo dos benefícios indiscutíveis que a formação de um profissional de saúde pode trazer ao município e à unidade de saúde onde atua, é possível perceber alguns impasses diante a gestão municipal. Problemas como desassistência durante os dias de aula e desconhecimento sobre o ensino no mestrado, torna-se um desafio para ser vencido para muitos profissionais de saúde que atuam e buscam essa qualificação.
Descrição da Experiência Ao se realizar o processo seletivo para o mestrado, é solicitado um documento exigindo que o gestor municipal autorize a participação daquele profissional aos encontros presenciais de cada nucleadora, fornecendo ciência de sua ausência durante o período formativo. Apesar disso, após a aprovação do candidato na seleção, houve-se dificuldade a gestão de compreender sua ausência, trazendo uma insegurança ao profissional quanto a sua permanência no mestrado, ocorrendo a negociação de férias ou de folgas para a compensação do horário de ausência do trabalho. O profissional atuante no mestrado pertence a diversas categorias da área da saúde, sua ausência momentânea no município pode causar alguns transtornos na oferta dos atendimentos, assim faz parte da missão do aluno que participa do mestrado apresentar ao município os benefícios que o programa poderá promover como: aprimorar habilidades técnicas científicas, ter oportunidade de apreender os instrumentos e ferramentas consideradas fundamentais para o desenvolvimento das práticas de saúde. Espera-se uma flexibilização para os encontros presenciais ressaltando que a dissertação que será desenvolvida na pós-graduação, será baseada na vivência do profissional dentro do seu ambiente de trabalho, trazendo assim mudança significativa para o avanço coletivo, e melhoria da qualidade dos serviços de saúde ofertados à população.
Objetivo e período de Realização O objetivo do profissional que se candidata a um processo seletivo de mestrado é poder aprimorar suas habilidades, ganhar conhecimento e aplicar no território em que é responsável. Durante o período da pós-graduação, o profissional discente poderá desenvolver projetos intervencionistas que podem preencher lacunas que existem nos locais onde atua. Então será necessário a ausência do profissional da sua unidade de atuação, por 2 dias seguidos de forma quinzenal, durante 02 anos.
Resultados Inicialmente visto com dificuldade pelos gestores municipais a ausência do profissional de sua unidade de locação para capacitação, entende-se a necessidade de demonstrar a possibilidade de resultados a curto e, principalmente, a longo prazo, trazerem melhorias aos serviços prestados à população. Em contrapartida, profissionais que enfrentam dificuldades para cumprir as exigências do curso, mas permanecem nele, são engajados no esforço pela continuidade na formação, impulsionados pela curiosidade, pela descoberta do prazer da investigação e pela busca de conhecimento para atender aos questionamentos da prática. O conhecimento individual pode ser disseminado a partir de capacitações desenvolvidas até mesmo dentro do próprio município, além dos projetos de intervenção que podem ser formulados durante o programa de pós-graduação trazem benefícios ao mesmo. Os egressos de Mestrados/Doutorados mostram como o programa foi um divisor de águas na relação trabalhador/usuário, provocando uma melhora na qualidade do serviço prestado à comunidade, através de práticas inovadoras sendo implementados na área de atuação, resultando em benefícios incalculáveis para todos os usuários e município.
Aprendizado e Análise Crítica A partir do conhecimento mais aprofundado sobre do que se trata a formação do mestrado, é possível entender que a ausência momentânea do profissional de saúde na unidade de saúde vai trazer benefícios incalculáveis para assistência. Espera se que com o decorrer do programa de pós-graduação a gestão municipal apresente aos profissionais que estão participando do programa, uma flexibilidade de horários, com a expectativa dos retornos qualitativos que essas formações trarão aos serviços e usuários do município. Em contraponto os desafios como limitação de recursos financeiros para contratação de profissionais temporários e burocracia institucional existem e devem ser superados a partir da ampliação do conhecimento acerca do programa. É necessário encarar a participação do mestrado como um investimento no futuro do município já que profissionais com conhecimentos atualizados e habilidades aprimoradas podem desenvolver um papel diferenciado na assistência e contribui com respostas aos problemas e desafios em saúde, em prol da consolidação do SUS, da melhoria da qualidade de vida das pessoas e desenvolvimento social.
Referências Francis Sodréa, Pablo Cardozo Roconb. Trata-se de um Ensaio; O trabalho em saúde pode ser considerado “tecnologia leve”? Saúde Soc. São Paulo, v.32, n.1, e210545pt, 2023 10. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/ZrzmyP3nDppxmzTRLsNFDKJ/?lang=pt&format=pdf
Nuto S de AS, Vieira-Meyer APGF, Vieira NFC, Freitas RWJF de, Amorim KPC, Dias MS de A, et al.. Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família no nordeste brasileiro: repercussões no exercício profissional dos egressos. Ciênc saúde coletiva [Internet]. 2021May;26(5):1713–25. Available from: https://doi.org/10.1590/1413-81232021265.04352021
Neusa Banhara Ambrosetti, Ana Maria Gimenes Corrêa Calil. Contribuições do mestrado profissional em educação Para a formação docente. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 3, p.85-104, Set./Dez. 2016. http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index
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