04/11/2024 - 17:20 - 18:50 RC8.10 - Perspectivas e desafios para uma Graduação mais Inclusiva, Empática e Democrática |
52830 - A INSERÇÃO DA TEMÁTICA LGBTQIA+ NO CURRÍCULO DOS CURSOS DE ODONTOLOGIA MARIANA RAMALHO DE FARIAS - UFC, FRANCISCO RODRIGO PAIVA DOS SANTOS - UFC, MARCO TÚLIO AGUIAR MOURÃO RIBEIRO - UFC, TATIANA MONTEIRO FIUZA - UFC, ANA KARINE MACEDO TEIXEIRA - UFC
Apresentação/Introdução A pesquisa em educação odontológica voltada para a população LGBTQIA+ tem sido rara até agora. As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Odontologia no Brasil, publicadas em 2021, trouxeram mudanças positivas relacionadas à temática, orientando a inclusão de conteúdos teóricos e práticos com referência à equidade de gênero e de orientação sexual. A inclusão de demandas das pessoas LGBTQIA+ nos serviços de saúde depende do conhecimento de seus trabalhadores sobre este tema, o que evidencia a necessidade de inclusão desta abordagem na formação profissional.
Objetivos Este estudo objetivou analisar, a partir da literatura existente, o panorama atual da inserção da temática de diversidade de gênero e orientação sexual nos currículos dos cursos de Odontologia.
Metodologia Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, em conformidade com a diretriz PRISMA. Conduziu-se uma busca sistemática dos estudos primários publicados em quatro bases de dados: PubMed/MEDLINE, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scielo e Portal de Periódicos da CAPES, seguindo a seguinte estratégia de busca: (Dentistry or Odontologia) and (Education or Educação or “dental education” or “Educação em Odontologia”) and (“Minorias sexuais e de gênero” or “Sexual and gender minorities” or “Identidade de Gênero” or “gender identity” or “orientação sexual” or “Sexual Behavior” or “pessoas LGBT”). A busca resultou inicialmente em 171 artigos publicados nos últimos 10 anos. Após excluídos artigos de revisão, duplicatas e artigos de opinião, sete estudos foram selecionados para esta revisão, por atenderem aos critérios de serem estudos primários e tratarem de aspectos de ensino de temas LGBTQIA+ na graduação em Odontologia. Não houve restrição quanto ao idioma dos artigos.
Resultados e Discussão Os estudos apontam como fraca e insuficiente a abordagem curricular da temática da diversidade de gênero e orientação sexual nos cursos de Odontologia para um atendimento qualificado à população LGBTQIA+. Os estudantes notam melhoras percebidas com relação ao conhecimento da temática e diminuição do preconceito após vivenciarem alguma estratégia de ensino acerca do assunto.
Conclusões/Considerações finais É importante estimular essa inserção curricular para melhorar e qualificar a formação dos futuros profissionais da Odontologia. Trabalhos futuros são fundamentais para compreender o impacto desse temática nas práticas dos alunos após a conclusão dos cursos de graduação.
Referências Almeida LE et al. LGBTQ+ related curricular activities in Brazilian Dental Schools: Do institutional and/or deans' profiles matter? J Dent Educ. 2024
Jessani A et al. The two-spirit, lesbian, gay, bisexual, transgender, queer, and other sexual and gender identity curriculum in Canadian Dental Schools: What are the gaps and proposed next steps? J Dent Educ. 2024
Salter RO et al. Integrating lesbian, gay, bisexual, transgender, and queer (LGBTQ) competency into the dental school curriculum. J Dent Educ. 2024
Hillenburg KL et al. LGBT Coverage in U.S. Dental Schools and Dental Hygiene Programs: Results of a National Survey. J Dent Educ. 2016
Feng X et al. Dental Students' Knowledge of Resources for LGBT Persons: Findings from Three Dental Schools. J Dent Educ. 2017
Belém JM et al. Health care for Lesbians, Gays, Bisexuals, Transvestites and Transgenders in the Family Health Strategy. Rev baiana enferm (2018)
Fonte(s) de financiamento: Não há
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