04/11/2024 - 17:20 - 18:50 RC8.10 - Perspectivas e desafios para uma Graduação mais Inclusiva, Empática e Democrática |
52825 - ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DA GORDOFOBIA ENTRE UNIVERSITÁRIOS DOS CURSOS DESIGN DE MODA E MODA CRISTINA DE SANTIAGO VIANA FALCÃO - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, ANNA ALEXIA ARRUDA RODRIGUES - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, MARIA EDUARDA CARNEIRO BENEVIDES - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, ANA MARIA FONTENELLE CATRIB - UNIEVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, ANTÔNIO AUGUSTO FERREIRA CARIOCA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
Apresentação/Introdução O vestuário para pessoas gordas, principalmente para as mulheres, é mais difícil, além de reforçar bastante os estereótipos devido às padronizações dos corpos e a existência de uma distância de acessibilidade adequada (Jimenez-Jimenez, 2021). Diante disso, os cursos de Design em Moda e Moda tem um papel importante na criação roupas que atendam ao público gordo com tamanhos quem contemplem seus corpos, sentindo-se representados por uma moda que seja plural, que atenda ao desejo das pessoas independente da forma corporal, sem preconceitos e estigmas.
Diante dos preconceitos aos corpos fora do padrão imposto pela mídia, surgem as atitudes gordofóbicas que, geralmente, reforçam estereótipos e impõem situações desgastantes para os que sofrem, por isso, a repulsa contra pessoas acima do peso está presente não apenas nos tipos diretos de discriminação, mas também nos valores pessoais e cotidianos das pessoas. (Silva; Cantisani, 2018).
Como medida de combate, o Ministério da Saúde tem realizado campanhas com o intuito de reduzir o preconceito existente e, também, apresenta documentos técnicos que abordam o estigma da obesidade e suas repercussões, dentre elas a gordofobia.
A presente pesquisa apresenta para reflexão a percepção de estudantes de Designe em Moda e Moda contemplarem tamanhos maiores para pessoas gordas durante sua formação.
Objetivos A pesquisa objetivou analisar a percepção da gordofobia na visão dos universitários dos cursos Design de Moda e Moda. O primeiro é um curso tecnológico e se propõe a trabalhar com criação e gestão de produtos e projetos de vestuário e/ou acessórios em confecções, na indústria têxtil e no comércio varejista/atacadista da moda. O curso de Moda é um curso de bacharelado, para atuar nas diversas áreas que se inter-relacionam com o sistema da moda.
Metodologia Consistiu em um estudo observacional do tipo transversal, aprovado com parecer nº 6.597.86, realizado em uma universidade particular no município de Fortaleza, no período de fevereiro a abril de 2024 com os estudantes dos cursos Design de Moda e Moda, contemplando uma amostra estimada de 100 alunos. Participaram da pesquisa os estudantes maiores de 18 anos matriculados nos cursos citados, independente do gênero e excluídos os que estivessem impossibilitados de responder a pesquisa devido à problema de saúde ou sem acesso à internet. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário virtual acessado por link e/ou QRcode.
Inicialmente assinalaram a opção desejada no CLE e depois seguiram para o preenchimento dos dados sociodemográficos e perguntas relacionadas ao curso, como semestre atual, disciplinas que contemplam a criação e confecção de vestuário com tamanhos maiores, como os participantes enxergam o crescimento do vestuário Pluz Size, considerando o aumento das pessoas acima do peso e/ou gordas até 2030; e se o vestuário Pluz Size, é pensado de acordo com a Moda atual. Em seguida, definiram com suas palavras o que é gordofobia.
Resultados e Discussão Participaram do estudo 100 pessoas com idade variando entre 17 e 33 anos. As respostas contemplaram indivíduos com idades entre 18 e 24 anos (n=47; 47%), em destaque às mulheres (n=86; 86,0%) e quanto ao estado civil, solteiras (n=80; 80,0%). Em relação a cor da pele, a maioria se considera parda (n=54; 54%). Residem com os pais e/ou parentes (n=59; 59,0%). No que se diz respeito a ocupação, apenas estudam (n=60; 60,0%). Quanto a renda 45% dos participantes preferiram não responder (n=45; 45%). Sobre a formação universitária, 57% “Moda” e 43% “Design de Moda”. A maioria dos participantes estavam no 3º semestre (n=35; 35%).
Em relação a definição da gordofobia como preconceito, a resposta foi unânime, definindo como “o preconceito contra corpos gordos com a ideia de que pessoas gordas são inferiores, tem menos capacidade ou saúde do que aquelas que não são classificadas esteticamente como magras”.
No que se diz respeito ao crescimento do vestuário Pluz Size, nos dias atuais, a maioria dos participantes consideram como um crescimento lento, tendo em vista a relevância e a necessidade de uma moda mais inclusiva, como pode ser observado nos relatos “Considero que seja uma área de crescimento exponencial e que é extremamente necessária devido à ausência de modelagens diversas pra corpos fora do padrão”.
Diante do exposto faz-se necessário a inclusão de disciplinas que contemplem a criação e a confecção de vestuário com tamanhos maiores (Pereira, 2015). Além disso, é importante que exista a discussão em relação à gordofobia e acerca da criação dos manequins para tamanhos diversos, principalmente, para corpos gordos, pois esses estudantes serão os futuros profissionais, que devem promover uma moda abrangente para todos (Souza, 2022).
Conclusões/Considerações finais Os universitários dos cursos Design de Moda e Moda tem uma compreensão correta quanto a definição sobre a gordofobia, definindo como preconceitos contra corpos gordos. Além disso, a pesquisa contribuiu para estimular a reflexão sobre a importância da criação de vestimentas em tamanhos maiores para incluir todos os tipos de corpos na moda atual.
Importante tornar possível discussões na academia, compreendendo os desafios no ensino técnico e na formação universitária sobre conhecimento em saúde coletiva intersetorial, em destaque na presente pesquisa a moda que exclui e limita a existência de peças em tamanhos maiores, pois reforçam o preconceito e o estigma, presentes na nossa sociedade que valoriza bastante o “corpo padrão” definido pela sociedade atual.
Referências JIMENEZ- JIMENEZ, M. L. Mulheres gordas: gordofobia e falta de acessibilidade como questão moral. In: Seminário Internacional Desfazendo Gênero, 5, 2021. Anais V – Desfazendo gênero. Campina Grande: Realize Editora, 2021.
PEREIRA, A. Moda inclusiva: A necessidade da moda inclusiva no mundo de hoje [dissertação]. Americana: Faculdade de Tecnologia de Americana – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; 2015.
SILVA, B. L.; CANTISANI, J. R. Interfaces entre a gordofobia e a formação acadêmica em nutrição: um debate necessário. Demetra, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 363-380, 2018.
SOUZA, J. A inviabilização do corpo gordo nas revistas femininas brasileiras: estudo de caso sobre capas da revista digital Elle Brasil. CAOS – Revista Eletrônica de Ciências Sociais [Internet], v.1, a.28, p.21-37, 2022.
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