Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
RC8.10 - Perspectivas e desafios para uma Graduação mais Inclusiva, Empática e Democrática

52533 - ACOLHIDA A ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM SAÚDE NO ESPAÇO EKOBÉ: REFLEXÕES SOBRE A RELAÇÃO ENTRE FORMAÇÃO E CUIDADO
MAYANA DE AZEVEDO DANTAS - UECE, MARIA ROCINEIDE FERREIRA DA SILVA - UECE, VERA LÚCIA DE AZEVEDO DANTAS - UECE, RAQUEL SAMPAIO FLORENCIO - UECE, ANA SUELEN PEDROZA CAVALCANTE - UECE, CLARISSA DANTAS DE CARVALHO - UECE


Contextualização
O Espaço Ekobé atua com cuidado e formação em Educação Popular em Saúde (EPS) e constitui-se de experiência de movimentos sociais e populares dentro da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Tem, como princípio, a construção de relações solidárias e integrais entre todos os seres, por meio da EPS. Os cuidados são realizados gratuitamente e sustentados pela autonomia e solidariedade dos que o fazem, fortalecida pelos processos formativos que protagonizam. A oferta é aberta, tendo acesso mais frequente a comunidade universitária, do entorno e trabalhadores em saúde. Tais ações foram referência para a construção da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS). Atualmente, funciona como Laboratório Ekobé de Cultura, Cuidado e EPS da UECE. O espaço é constantemente solicitado para realizar momentos dentro da estrutura curricular da instituição, o que oportuniza para unir discussões relacionadas à EPS a cuidados coletivos, como banho de som, corredor do cuidado e lava-pés. Como prática pedagógica, tem trabalhado com a diversidade que abrange a educação popular, principalmente, o Círculo de Cultura. Este é considerado ferramenta de emancipação cultural e social. Compõe-se de investigação sobre visões de mundo de seus integrantes a fim de problematizar suas realidades. Na saúde, têm contribuído para transformações de subjetividades e práticas profissionais.

Descrição da Experiência
Realizou-se momento formativo no Espaço Ekobé, com turmas de graduação em medicina e enfermagem da UECE. Inicialmente, a turma de medicina foi acolhida com o banho de som. Os participantes deitados em círculo, olhos fechados e atentos à respiração, relaxaram com sons de taças tibetanas, maracá, tambor xamânico e cantigas. Em seguida, houve expressão do significado desta vivência em uma palavra.
A turma de Enfermagem foi acolhida com lava-pés para darmos início a um círculo de cultura que tinha, como objetivo, discutir a EPS. O Círculo foi realizado por duas educadoras populares do Ekobé, que têm formação em filosofia e em medicina. As práticas do escalda-pés e do banho de som foram escolhidas por comporem o cronograma de atividades do espaço naquele momento. O espaço Ekobé organiza as atividades coletivas para grupos específicos a partir de seu repertório de práticas explicitadas no calendário. Ou seja, o escalda-pés, assim como o banho de som, são práticas que possibilitam cuidar de várias pessoas ao mesmo tempo. Ambas foram realizadas por cuidadoras do espaço, uma delas também facilitadora do círculo.
Cada turma tinha, em média, 35 estudantes. Contamos ainda com a presença das professoras das disciplinas e também com pessoas que, ao terem vindo buscar cuidado no Ekobé, adentraram as vivências, o que resultou numa média de 70 pessoas participando deste momento.



Objetivo e período de Realização
Relatar a experiência de momento formativo realizado no Espaço Ekobé que uniu estudantes da graduação de enfermagem e de medicina da UECE em 24 de novembro de 2023.

Resultados
Com o banho de som, os educandos da medicina expressaram: calmaria, amor, desacelerar, reconexão, autocuidado, introspecção, tranquilidade, luz, fé, alegria, novidade, resiliência, sentir, iluminação, presença, atenção, leveza, reiniciar, experiência, conexão. Com o escalda-pés, prática que, no contexto do Ceará, surge das Comunidades Eclesiais de Base e remete à humildade cristã, os estudantes da enfermagem vivenciaram cuidado com plantas medicinais, toque nos pés e aromaterapia. Para investigação do universo vocabular, perguntamos: que palavra lhe vem ao pensar EPS? Legitimar, conhecimento, acessível, integralidade; humanização, humanidade, tolerante, respeito, subjetividade, cuidado, enfermagem, diálogo; autonomia, necessário, comunidade, coletivo, solidariedade, colaboração, troca, ouvir, ancestralidade, origem, crenças, tradição, conhecimento; acessibilidade, inclusão, capacitação, consciência, esperança. Após explicitação dos significados, as organizamos em temas-geradores e discutimos: O que esse tema tem a ver com a formação do enfermeiro? Que desafios e possibilidades vemos de colocá-la em prática?

Aprendizado e Análise Crítica
O Ekobé revela potências ao unir formação e cuidado, de modo que os participantes podem partir de experiências sentidas no corpo para repensar suas práticas. Tratando-se de graduação, este aspecto é relevante, visto o academicismo que separa corpo e mente, com foco em questões produtivistas. A reflexão sobre a necessidade de cuidado consigo, bem como as percepções e limitações do próprio corpo no processo de cuidar é essencial. A potência de trazer a criatividade na formação trouxe leveza e acolhimento ao educando. O diálogo, embora rápido, entre turmas refletiu hierarquias mercadológicas que são colocadas entre profissões, apontando riqueza no diálogo entre estudantes de diversas áreas sobre cuidado. Estes puderam refletir sobre os desafios na incorporação da EPS dos serviços. Trouxeram o produtivismo e o hiperfoco biológico da formação como impeditivos. Discutimos sobre tecnologias de cuidado que envolvem vínculo, as quais, geralmente, não são abordadas. A importância da EPS foi sentida, pelos estudantes, em seus próprios corpos, como pode ser notado nas palavras que trouxeram tanto em relação ao banho de som quanto no Círculo de Cultura.


Referências
BRASIL. Portaria no 2.761, de 19 de novembro de 2013. Institui a Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde - PNEPS-SUS. Diário oficial [da República Federativa do Brasil]Brasil, 19 nov. 2013.
LIMA NETA, M. D. C. S. (2017). Espaço Ekobé: lugar de afetividade e pertencimento no campus do Itaperi. Trabalho de Conclusão de Curso. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ .
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
MONTEIRO, E. M. L. M. et al. Culture Circles in adolescent empowerment for the prevention of violence. International Journal of Adolescence and Youth, v. 20, n. 2, p. 167–184, 3 abr. 2015.
DANTAS, M. A.; SILVA, M. R. F. DA; CASTRO JÚNIOR, A. R. DE. Aprendizagens com o corpo todo na (trans)formação de educadores (as) populares do Curso Livre de Educação Popular em Saúde (EdPopSUS). Interface: Comunic., Saúde, Educ., v. 24, p. 1–17, 2020.

Fonte(s) de financiamento: CAPES - bolsa de doutorado


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