Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
RC8.9 - Integrações Ensino-Serviço: conexões potentes no SUS

54095 - BEM-VINDOS AO SUS DE BRAGANÇA PAULISTA - SP: UM RESUMO DAS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE
LISAMARA DIAS DE OLIVEIRA NEGRINI - UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO/ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BRAGANÇA PAULISTA / UNIFESP, CRISTIANE CHIARION VIDIRI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BRAGANÇA PAULISTA


Contextualização
O Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) foi estabelecido pela Portaria Interministerial nº 1.127/2015. Participam dele, os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) interessados em ofertar sua rede de serviços como cenários de prática, e as instituições de ensino (IE) com cursos na área da saúde e programas de residência, que desejam discutir e qualificar a inserção do estudante no SUS, promovendo a integração ensino-serviço-comunidade (IESC) e a formação no/para o SUS.
Visando fortalecer as relações, e consequentemente a formação e as práticas profissionais no SUS, a Secretaria Municipal de Saúde de Bragança Paulista – SP integra o COAPES Regional como município coordenador, desde 2016.
Desde então, o Núcleo de Educação Permanente, Humanização e Integração Ensino-Serviço-Comunidade do SUS (NEPH IESC SUS), que é formado por uma equipe composta por coordenadora, facilitadora de aprendizagem e estagiárias, tem sido o responsável por organizar as atividades de estágio curricular, as visitas técnicas, o desenvolvimento de pesquisas e projetos de extensão das IE que se utilizam cenários de prática do município. Para isso, constituiu um fluxo específico, pensado para facilitar os processos, promover a reflexão sobre as práticas de ensino-aprendizagem, além de fortalecer a autonomia e resolutividade nos cenários de prática.

Descrição da Experiência
Sendo o Município de Bragança Paulista - SP, o mais populoso e o que abriga a maioria das IE de sua Região, a quantidade atividades práticas tem sido crescente.
Até 2019, a viabilização dessas atividades era realizada presencialmente, por e-mail e/ou contato telefônico e toda documentação era em formato físico. Em 2020, em meio a Pandemia de Covid-19, a equipe reavaliou o processo de trabalho, tornando-o digital, o que permitiu a preservação das informações, a facilidade de acesso e de divulgação.
Para fosse possível, foram utilizados aplicativos que permitem a criação de formulários, planilhas e outros recursos, além do armazenamento e compartilhamento das informações e documentação. Dentre as ferramentas criadas, incluem-se: Manual de orientação para autorização de atividades em cenários de prática; Manuais de normas e rotinas para atividades na Urgência e Emergência, na Atenção Primária e Especializada à Saúde; Formulários para a solicitação de cenários de prática, realização de pesquisas e atividades de extensão; Formulários para registro de elogios, sugestões e/ou dificuldades dos trabalhadores, estudantes e professores nos cenários de prática; Mapa Geral de IESC com o detalhamento das atividades.
Todos os documentos encontram-se disponíveis no site da Prefeitura, tornando-os mais acessíveis. O planejamento das atividades é discutido entre as equipes do ensino e serviço.

Objetivo e período de Realização
Apresentar as estratégias de gestão, que envolveram a implementação de ferramentas de monitoramento e avaliação utilizadas pela equipe NEPH IESC SUS, da Secretaria de Saúde de Bragança Paulista – SP, a partir do ano de 2020, para qualificar e fortalecer a inserção do estudante no SUS, a IESC e a formação no/para o SUS.

Resultados
Com a reestruturação do processo de trabalho, observou-se uma maior facilidade de acesso às informações devido à preservação e salvamento em nuvem, além de uma redução significativa no uso de papel, tornando o processo mais sustentável.
O Mapeamento Geral da IESC, permitiu resgatar informações específicas rapidamente, analisar as ações, facilitando a tomada de decisões estratégicas. Até 2019, eram monitorados apenas os estudantes em estágio, as visitas técnicas e as pesquisas realizadas. Em 2020, o processo tornou-se digital e passaram a ser monitoradas as disciplinas de estágio, os cursos e as escolas em atividade, bem como, as bolsas concedidas e os processos de seleção de preceptores. Em 2023, foi iniciado o monitoramento de relatos dos atores sociais envolvidos e finalmente em 2024, está sendo implementado o processo de avaliação das ações, a partir do uso de indicadores quantitativos e qualitativos, criados em parceria com os integrantes do PET-Saúde – Gestão e Assistência (2022-2023). Em suma, entre 2017 e 2023, semestralmente, foram recebidos aproximadamente 1.200 estudantes na rede de serviços do município, distribuídos semanalmente, em 36 cenários de prática.

Aprendizado e Análise Crítica
A implementação das ferramentas apresentadas e a reestruturação dos processos de trabalho em favor do digital, facilitaram a organização das informações e dos fluxos. Apesar da flexibilidade e facilidades conquistadas, as relações humanas entre os diversos atores sociais que envolvem a IESC (gestores, discentes e docentes das IE, gestores, trabalhadores, e usuários do SUS) permanecem e são essenciais para qualificar a formação no/para o SUS.
O NEPH IESC SUS encontra-se em processo contínuo de melhorias e sempre aberto a escuta e acolhimento dos atores envolvidos, recebendo sugestões e aprimorando seus processos.
Em 2024, além do monitoramento apresentado, iniciou-se o processo de avaliação das ações. Para tal, estão sendo utilizados indicadores quantitativos e qualitativos, criados em parceria com os integrantes do PET-Saúde – Gestão e Assistência (2022-2023) a partir dos resultados das intervenções realizadas, que incluíram a identificação de estruturas e processos, oportunidades e obstáculos, visitas técnicas e discussões em grupos focais com diversos atores sociais engajados, combinadas às informações da literatura atual. Além disso, a fim de conhecer a percepção da comunidade sobre o processo de ensino-aprendizagem que se discorre no processo de cuidar, mecanismos de escuta da população também passaram a integrar o processo de avaliação.


Referências
BRAGANÇA PAULISTA, Prefeitura Municipal de. Imprensa Oficial Eletrônica Bragança Paulista, Ano VIII | Edição nº 791. Extrato do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde. Disponível em: < Imprensa Oficial - Bragança Paulista >. Acesso em: 27/05/2021.

BRASIL. Portaria Interministerial nº 1.127, de 04 de agosto de 2015. Institui as diretrizes para a celebração dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), para o fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União 2015; 5 ago.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: