04/11/2024 - 17:20 - 18:50 RC8.9 - Integrações Ensino-Serviço: conexões potentes no SUS |
52693 - PARTICIPAÇÃO ESTUDANTIL EM PROJETO DE EXTENSÃO PARA ELIMINAÇÃO DAS HEPATITES VIRAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA WHAGDA KEREN ALVES RODRIGUES - UNEMAT, MONYLLA GOMES LUDWIG - UNEMAT, VINÍCIUS DE OLIVEIRA BARBOSA - UNEMAT, CLAUDIA BEATRIZ DA CUNHA OLIVEIRA - PREFEITURA DE TANGARÁ DA SERRA (CTA-SAE), LUCIELI DIAS PEDRESCHI CHAVES - EERP-USP, JOSUÉ SOUZA GLERIANO - UNEMAT
Contextualização
A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico que inclui na prática a integração do ensino e a pesquisa, sendo fundamental para qualificar a formação dos estudantes, proporcionar experiências práticas e a aplicação de teorias aprendidas em sala de aula em contextos reais (Unemat, s.d.). Participar de projetos de extensão com interface interdisciplinar e interprofissional no ambiente de atuação torna-se enriquecedor na formação (Unemat, s.d.). Nesse sentido, o relato é fruto do projeto de extensão “Fortalecendo ações de gestão da atenção à saúde para as hepatites virais na região de saúde médio norte mato-grossense” que vinculou docentes, discentes, gestores e profissionais da saúde de um serviço de saúde especializado ao atendimento das hepatites virais. Destaca a importância da extensão universitária na formação de profissionais de saúde mais preparados e engajados, e no atendimento a agravos significativos como as hepatites virais, que são um desafio de saúde global. Por meio de ações comunitárias a parceria institucional colaborativa articulada a uma proposta da Agenda 2030 para microeliminação das hepatites é uma responsabilidade social que representa a experiência do trabalho colaborativo em rede.
Descrição da Experiência
O Programa de extensão Escritório de Qualidade para Organizações de Saúde (EsQualOS- UNEMAT) estabeleceu projeto colaborativo para microeliminação das hepatites virais na região médio norte mato-grossense com o serviço de referência regional Centro de Testagem e Aconselhamento- Serviço de Atendimento Especializado (CTA-SAE). Por meio de vagas extensionistas e de estágio extracurricular com apoio de bolsa de extensão profissional desenhou-se um planejamento voltado à prática da gestão do cuidado. Nesse sentido, em junho de 2023 realizou o I Simpósio Regional de Enfrentamento das Hepatites Virais, apoiado pela Secretaria Estadual de Saúde, Escritório Regional de Saúde, Conselho Federal e Regional de Enfermagem estabeleceu-se diretrizes de trabalho para a Agenda 2030 com o objetivo de fortalecer as ações de gestão da atenção à saúde as hepatites virais na região médio norte mato-grossense (Cofen, 2023). Assim, definiu-se que o projeto mapearia e realizaria possíveis ações educativas de prevenção e promoção de acordo com as especificidades na região de saúde. Se propôs a elaborar, por meio de uma matriz de planejamento, o Plano de Educação Permanente em Saúde para as Hepatites Virais na região de saúde e implementá-lo com vista a definir as diretrizes da rede de cuidados para as Hepatites Virais na região de saúde.
Objetivo e período de Realização
Relatar a experiência da participação estudantil em um projeto de extensão voltado para a eliminação das hepatites virais, destacando os desafios enfrentados, as estratégias adotadas e os resultados alcançados.
Resultados
O projeto está em execução desde março de 2023 até atualmente. Com base no referencial de abordagem do projeto a vivência e a gestão do cuidado por meio de práticas interdisciplinares e interprofissionais resultaram na troca de conhecimentos e atualizações entre os sujeitos. A experiência estudantil alcançou em participação três capacitações de testagem rápida para hepatite B e hepatite C, sífilis e HIV para ampliar a rede de serviços na região de saúde; cinco capacitações da equipe multiprofissional sobre atualizações de protocolos; acompanhamentos em todas as quartas-feiras de consulta de enfermagem e registros em sistemas de informação como elaboração de planos terapêuticos; seis ações extramuros de prevenção as IST’s em formato de palestras e rodas de conversas em escolas, universidades e pontos estratégicos de acolhimento ao público-alvo nos estabelecimentos de comércio sexual, instituição de longa permanência para idosos e a comunidade terapêutica; além de seis ofertas de testes rápido em locais públicos.
Aprendizado e Análise Crítica
Essas práticas resultaram para a formação a capacitação técnica para que os estudantes ampliassem as suas habilidades técnicas e conhecimentos sobre doenças infecciosas. Reforçou a interdisciplinaridade como subsidio para a gestão do cuidado ao permitir que os estudantes aprendessem a colaborar com diversas especialidades de saúde. E a experiência prática de acompanhamento de consultas de enfermagem e registro em sistemas de informação, como a elaboração de planos terapêuticos, proporcionou uma experiência valiosa da responsabilidade social do exercício profissional, principalmente ao atuar em ações comunitárias em ambientes de difícil entrada de campos práticos durante a graduação. Quanto a resposta do sistema de saúde percebe-se ampliação da rede de serviços por meio de apoio da instituição para capacitação com enfoque para a prevenção e educação em saúde e o movimento de qualificar os processos por meio da elaboração de diretrizes de cuidado para fortalecer a integração e coordenação de planos terapêuticos. Vale pontuar a experiência prática e teórica, mas também a corresponsabilidade para a sustentabilidade e continuidade, com análise da medição de impacto e o engajamento comunitário nos processos de planejamento e execução pode garantir que as ações sejam mais eficazes e bem recebidas.
Referências
CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM. Cofen participa do I Simpósio de Enfrentamento das Hepatites Virais, 2023. Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2024.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO. Extensão na Unemat. Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2024.
Fonte(s) de financiamento: Bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso.
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