52277 - ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS EM EAD NA QUALIFICAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REGINA CANEDO DE SOUZA - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SES-RJ, ADRIANA MAIAROTTI JUSTO - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SES-RJ, GREYCIANE DA SILVA LOPES RIBEIRO - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO - SES-RJ
Contextualização A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde prevê como uma das estratégias para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, a formação e atualização dos profissionais promovendo reflexões críticas e discussões dos processos de trabalho, buscando integrar o aprender e a realidade dos serviços para atender as demandas de saúde da população bem como para dar celeridade às necessidades das unidades de saúde, sendo oportuno estar em análise crítica sistemática.
Com a globalização e a aceleração do avanço tecnológico no Brasil, corroboradas pela Pandemia da COVID19, foi necessário à adoção imediata de atividades remotas como estratégias educativas para preparar os profissionais para os cuidados que a situação exigia. Podemos dizer que de acerta forma, a pandemia acelerou o processo de estruturação e finalização para a inauguração do Ambiente Virtual de Aprendizagem da SES-RJ–AVASES em outubro de 2022. Neste sentido, a Superintendência de Educação em Saúde, através da Coordenação de Articulação Institucional e da Coordenação de Educação Permanente desenvolveram o Ambiente virtual de Aprendizagem - AVASES, do tipo Moodle, que permite a comunicação, interação e aprendizagem para desenvolver os trabalhadores da Saúde no estado do Rio de Janeiro, corroborando como a missão de qualificar os trabalhadores para o SUS.
Descrição da Experiência Com a necessidade de preparar os profissionais para os cuidados necessários impostos pela pandemia, a superintendência de educação iniciou as capacitações utilizando ferramentas Zoom, Google Meet e Youtube como estratégia educativa. Como elas não eram utilizadas, foi necessário reuniões para orientar os palestrantes e professores quanto ao uso dos recursos e materiais que seriam disponibilizados. Alguns foram enviados por e-mail ou via chat nas reuniões. Construímos um e-book para realização de eventos virtuais, visando auxiliar a escolha da modalidade adequada aos objetivos da ação e do público-alvo. Os formatos utilizados eram em formato de Live, Webinário, Seminários etc. com ou sem interação, dicas para o posicionamento de câmera, compartilhamento de tela e áudio, uso do tempo e etc. Essa experiência foi relevante porque identificamos que era necessária uma estrutura pedagógica para A SES-RJ e não apenas para reuniões remotas. Posteriormente a partir da experiência, foi escolhida a plataforma Moodle que é um software que permite o gerenciamento de programas de aprendizagens. Ele possui recursos de gestão de cursos, acompanhamento do processo dos alunos/turmas, distribuição de conteúdo em formatos diversos como PDF, vídeos, podcast, e sistemas de avaliação por questionários, portfólios, projetos além de permitir a comunicação e interação entre alunos e professores.
Objetivo e período de Realização Com a plataforma estruturada nos deparamos com o desafio de preparar os professores para o uso do ambiente virtual de aprendizagem com foco nos objetivos da ação educativa esperada, no público-alvo, na interação e construção cooperativa preconizada pela lógica da Educação Permanente em Saúde. Foram capacitadas 2 turmas para o Curso de Qualificação de professores para o ambiente virtual de aprendizagem em 2023 com um total de 29 concluintes do curso. Em 2024 realizaremos mais 2 turmas.
Resultados Foi realizada uma oficina presencial para a divulgação da plataforma, com objetivo de descrever e apresentar o ambiente virtual. A plataforma foi inaugurada com o curso de Formação de Apoiadores em Educação Permanente em Saúde, construído pela própria equipe da SUPES no ano de 2022, com 88,46% aproveitamento. Em seguida, foi divulgado pela Assessoria de comunicação um formulário eletrônico para a inscrição dos interessados no curso Qualificação de professores para o ambiente virtual e aprendizagem. Do total de inscritos, apenas 35, 36% concluíram o curso.
Ao longo do ano de 2023 alguns cursos foram estruturados, no entanto, somente em 2024 ofertamos o cursos de Manejo clínico da dengue e Enfrentamento da Dengue no ERJ, com um total de 6 turmas com aproximadamente 5000 profissionais cadastrados e destes apenas 10,59% de concluintes no primeiro curso e 21,67% no segundo e Curso de Nova Rotulagem de Alimentos e Requisitos Sanitários para Suplementos Alimentares nesses últimos percebemos que os relatórios não estavam sendo gerados pela plataforma e foi preciso um acompanhamento manual dos professores. O que foi necessário uma atualização das funcionalidades do AVA.
Aprendizado e Análise Crítica A educação é um tema transversal e faz parte do processo de trabalho de quase todas as áreas técnicas. Com a aproximação das áreas técnicas, algumas se mostraram receptivas para conhecer novas formas de fazer com uso das tecnologias; contudo, outras ainda preferem continuar utilizando ação que já é praticada. Neste sentido, optamos por construir documentos instrutivos de orientação para a criação dos cursos, criamos um fluxo de solicitação e agendamos reuniões prévias para orientar em todas as etapas de construção dos cursos. Percebemos que os professores que realizaram o curso de preparação, gostaram da experiência no desenvolvimento do primeiro curso e já estão adotando melhorias para as próximas turmas, ampliando os recursos de avaliações reflexivas e colaborativas e novas dinâmicas de interação online. Constantemente somos interpeladas para trazer cursos de terceiros para o AVASES e precisamos explicar que o ambiente não é um lugar de divulgação de vídeos, mas é um ambiente para ancorar as ações educativas que são produzidas na SES-RJ que antes, ficavam dispersas em outras instituições. A AVASES é excelente oportunidade de fortalecimento da saúde coletiva no ERJ, contudo, precisamos de equipe técnica qualificada, pois temos apenas duas profissionais atuando com a orientação pedagógica e criação de cursos e uma equipe de Tecnologia da Informação não especializada no Moodle.
Referências BRASIL, Ministério da Educação – MEC. Educação a Distância. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/355-perguntas-frequentes-911936531/educacao-a-distancia-1651636927/12823-o-que-e-educacao-a-distancia. Acesso em: 07 jul. 2022
CECCIM, R. B. (2005). Educação Permanente em Saúde: desafio ambicioso e necessário. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, 9 (16), 161-168. https://doi.org/10.1590/S1414-32832005000100013
Portarias de Consolidação GM/MS no 2, de 28 de setembro de 2017. Consolidação das normas sobre as políticas nacionais de saúde do Sistema Único de Saúde, 2017. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2017/prc0002_03_10_2017.html Acesso em: 10 out. 2017
|