Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
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50493 - CAPACITAÇÕES SOBRE CRONICIDADES EM SAÚDE COMO MÉTODO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM UM GRUPO DE PESQUISA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
CAMILA MARIA TEIXEIRA DOS SANTOS - UECE, SAMANTHA ALVES FRANÇA COSTA - UECE, ROSANNA DA SILVA FERNANDES RIBEIRO - UECE, AÇUCENA LEAL DE ARAÚJO - UECE, THIAGO SANTOS GARCES - UECE, GABRIELA DE SOUSA LIMA - UECE, KAUANE FREITAS DA SILVA - UECE, SARAH ELLEN DA PAZ FABRÍCIO - UECE, ROBERTA DUARTE MAIA BAARKAT - UECE, THEREZA MARIA MAGALHÃES MOREIRA - UECE


Contextualização
O Grupo de Pesquisa Epidemiologia, Cuidado em Cronicidades e Enfermagem (GRUPECCE), há 15 anos, forma discentes para desenvolverem competências e habilidades em pesquisa, incluindo o estudo de Práticas Baseadas em Evidências (PBE). Estas exigem habilidades fundamentadas na formação básica e educação continuada do profissional de saúde (Sanglard; Zina; Thomes, 2023).
Dessa forma, as capacitações sobre cronicidades em saúde apresentam-se como estratégia para o processo formativo, transcendendo o modelo convencional de ensino ao adotar metodologias teórico-práticas, promovendo a atualização contínua dos integrantes. As complexas necessidades de saúde do cotidiano, exigem novos meios de prover a formação dos profissionais da saúde de maneira a estarem aptos para lidar com os desafios dos sistemas de saúde (Brasil, 20218).
Neste sentido, o GRUPECCE se configura como ambiente fértil à formação por meio de capacitações, devido à diversidade de seus participantes e a multiplicidade de experiências vivenciadas e compartilhadas nos encontros (Mainardes, 2022). Portanto, acredita-se que o uso de capacitações viabiliza o ensino-aprendizagem e pode melhorar o conhecimento, as competências técnicas e habilidades dos integrantes, além de colaborar para produtividade e desenvolvimento crítico-científico (Degn et al., 2018).

Descrição da Experiência
Trata-se de um relato de experiência que descreve aspectos vivenciados por docentes e discentes a partir das capacitações internas promovidas pelo GRUPECCE da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O grupo é composto por 42 membros de diferentes titulações.
Os encontros foram distribuídos em três módulos, abordando diferentes temáticas previamente elencadas a partir das necessidades dos integrantes do grupo. A organização e planejamento das capacitações em cronicidades foi realizada por membros da comissão científica, sendo eles responsáveis pela divulgação das reuniões nas plataformas digitais (grupo do whatsapp e perfil do instagram) do GRUPECCE.
As capacitações ocorreram às terças-feiras no horário das reuniões semanais do grupo, às 19:30h, por meio da plataforma Google Meet. A carga horária totalizou 80 horas, com certificação para os integrantes.
Ressalta-se que as capacitações foram conduzidas mediante abordagem teórico-prática aplicada por profissionais pertencentes ao grupo. As atividades teóricas envolveram a exposição e discussão do conteúdo programático, enquanto a parte prática se deu a partir da contextualização do assunto na prática clínica. Os materiais didáticos confeccionados para os encontros foram disponibilizados para os membros do grupo, assim como os materiais de apoio.

Objetivo e período de Realização
O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência do uso de capacitações sobre cronicidades em saúde como método de ensino-aprendizagem em um grupo de pesquisa, vinculado a uma universidade pública do estado do Ceará.
As capacitações foram realizadas no período de setembro a dezembro de 2023, remotamente, por meio da plataforma digital Google Meet.


Resultados
Foram conduzidas doze capacitações distribuídas igualitariamente entre os três módulos. Inicialmente foram ministradas quatro capacitações introdutórias referentes às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) abrangendo temáticas como seus fatores de risco, o atual cenário vivenciado e a adesão ao tratamento. Em seguida, ocorreram quatro encontros acerca da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) nos quais se discutiu a epidemiologia, manejo clínico e meios de prevenção. Por fim, realizaram-se quatro capacitações sobre Diabetes Mellitus (DM) permeando assuntos como sua classificação, tratamento, impactos sociais e educação diabetológica.
As aulas ocorriam virtualmente, sendo mediadas por membros atuantes na área que abordavam as temáticas utilizando recursos visuais. Após o término das capacitações, os integrantes presentes esclareceram dúvidas e compartilharam saberes. Sob essa perspectiva, as capacitações internas ofertadas contribuíram para a qualificação em diferentes segmentos e o desenvolvimento do olhar crítico-científico, voltado à publicação e contribuição acadêmica, bem como ao aperfeiçoamento da prática profissional.

Aprendizado e Análise Crítica
Nos caminhos da formação, as capacitações sobre cronicidades em saúde se apresentaram como ferramenta potencializadora de conhecimento, construção e aplicação do saber científico. As ações de interação entre saberes e práticas dos indivíduos fortalecem as estratégias teórico-metodológicas das formações em saúde. Ao implementarem esse método, os grupos de pesquisa garantem a qualidade do perfil acadêmico de seus integrantes.
Dessa forma, o método adotado complementa a educação tradicional, pois permite a visualização de conteúdos de forma mais abrangente e aprofundada de maneira prática e aplicável. A flexibilidade e adaptabilidade das capacitações corroboram para criação de ambiente acadêmico dinâmico e responsivo às necessidades contemporâneas.
Em suma, os espaços de capacitação fortalecem as competências críticas, adapta os profissionais em formação às mudanças e melhoria da eficácia dos programas de saúde. Na Saúde Coletiva, essa ampla gama de competências e habilidades interdisciplinares, garantem a interlocução entre saberes e práticas, sobretudo o desenvolvimento e eficácia na educação em saúde.

Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento?- 1. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018.

DEGN, L. et al. Research groups as communities of practice—a case study of four high-performing research groups. Higher Education, v. 76, p. 231-246, 2018.

MAINARDES, J. GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO COMO OBJETO DE ESTUDO. Cadernos de Pesquisa, v. 52, p. e08532, 2022.

SANGLARD, L. F.; ZINA, L. G.; THOMES C. R. Prática de saúde baseada em evidências | ao alcance da graduação (e-book). Vitória–ES: EDUFES, 2023.


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