Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
RC8.9 - Integrações Ensino-Serviço: conexões potentes no SUS

50132 - PARTICIPAÇÃO DOS INTERNOS DE SAÚDE COLETIVA NO PROJETO GENTE ADOLESCENTE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
CAMILA MARQUES DA SILVA OLIVEIRA - PMF/ESF/APS, LÍVIA SILVA DE ALMEIDA FONTENELE - UNIFOR, ANA BEATRIZ RODRIGUES COSTA - UNIFOR, VITÓRIA DOS SANTOS VIEIRA CRUZ - UNIFOR, REBECA CINTRA DANTAS - UNIFOR, ANA EVELYN MATIAS DE ALMEIDA - UNIFOR, GABRIEL DANTAS SILVA - UNIFOR, KARLA MARIA CARNEIRO ROLIM - UNIFOR


Contextualização
O Programa Gente Adolescente, lançado pela prefeitura de Fortaleza em setembro de 2021, foi desenvolvido por meio de parceria entre as Secretarias Municipais da Saúde e da Educação, reforçando as estratégias do Programa Saúde na Escola e ampliado em 2024. O objetivo do Programa consiste em qualificar a assistência destinada aos adolescentes do município, especialmente na faixa etária dos 10 aos 14 anos (5º ano ao 9º ano), possibilitando cuidados a partir de uma equipe multiprofissional. Dentre as ações da iniciativa, destacam-se: ampliar o número de consultas de enfermagem para adolescentes; garantir a cobertura vacinal para HPV, Meningite ACWY; fortalecer ações de educação em saúde com os adolescentes nas escolas vinculadas e na comunidade, com ênfase na saúde mental.
Dentre os objetivos do programa, destaca-se a vacinação contra o HPV, aplicada de 9 a 14 anos, que desde abril de 2024 passou a ser aplicada em dose única para esta população. Outro objetivo importante permeia o campo da educação em saúde destinada à adolescentes. A educação em saúde nesse público é extremamente relevante, uma vez que a busca voluntária da Unidade de Saúde não se constitui uma prática comum a esse ciclo de vida. Portanto, é primordial que sejam desenvolvidas estratégias complementares, como: parcerias com escolas, igrejas, serviços intersetoriais e outros espaços frequentados por eles.


Descrição da Experiência
O módulo de Internato em Saúde Coletiva do curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza desenvolve ações práticas em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS). As turmas são compostas por seis alunos e um professor acompanha-os ao longo do semestre, assim, um desses grupos foi convidado para desenvolver atividades do Gente Adolescente. O planejamento das ações e distribuição das temáticas ao longo dos dias foi realizado, conjuntamente, pela direção da escola, docente do módulo e funcionária da UAPS, responsável pela execução do Projeto Gente Adolescente na escola. Previamente às atividades, ocorreu uma visita em sala para levantamento dos assuntos de interesse dos alunos. Em abril foram realizadas vacinações de alunos matriculados na escola, que apresentassem pendências nas vacinas de HPV e meningite ACWY, ressalte-se a obrigatoriedade da autorização dos responsáveis para este momento. Paralelamente, em abril, os internos realizaram a confecção do material e o aprofundamento das temáticas de Educação em Saúde. Em maio, as educações ocorreram, durante as quatro quintas-feiras, no turno da manhã. As temáticas foram: Sentimentos; Bullying; Prevenção de gravidez na adolescência; Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Essas temáticas foram trabalhadas em sala de aula, com alunos do sétimo, oitavo e nono ano, com uma média de trinta alunos por sala.

Objetivo e período de Realização
O presente estudo tem o objetivo de relatar a experiência da Educação em Saúde com escolares, desenvolvida por internos de Saúde Coletiva. Os escolares pertencem a rede municipal de ensino, e a escola é vinculada a uma Unidade de Atenção Primária à Saúde, que compõem o Projeto Gente Adolescente, situadas no município de Fortaleza, Ceará.
A atividade foi desenvolvida no mês de maio de 2024, durante quatro quintas-feiras.


Resultados
No dia 2 de maio as turmas trabalhadas foram sétimo e oitavo ano, com a temática de Sentimentos. A preparação para a atividade envolveu a confecção de placas com imagens de desenho animado que fazem menção de: raiva, inveja, alegria, ansiedade. Um aluno tinha que adivinhar o sentimento fixado nele a partir de situações reais dos colegas. Em 9 de maio as turmas trabalhadas foram sétimo e novo ano, com a temática de Bullying. Para este dia foram discutidos casos incompletos, ao final destes, os alunos deveriam realizar a conclusão com a postura mais adequada. Nos dias 16 e 23 de maio as turmas trabalhadas foram as do nono ano. A temática de prevenção de gravidez na adolescência ocorreu através de dramatização e as IST’s através de aula expositiva dialogada. Os internos conduziram os momentos com bastante entusiasmo e aprofundamento teórico, levaram elementos visuais e concretos, que aproximavam das temáticas. Já os estudantes participaram de modo ativo e motivado das atividades propostas, com relatos de casos reais. Dois deles buscaram conversar individualmente para relatar situações mais delicadas e foram orientados a manter o vínculo com a UAPS para condução do tratamento.

Aprendizado e Análise Crítica
Uma vez que, o campo básico e fundamental de ação da Saúde Coletiva consiste na promoção da saúde, a Educação em Saúde se faz fundamental de ser aplicado, pois representa o meio de ampliação do conhecimento a ser desenvolvido rotineiramente pela equipe de enfermagem. Nesse contexto, a programação e condução de Educação em Saúde é bastante relevante e deve ser incorporada ao perfil do egresso dos cursos de Enfermagem. Ao longo do mês de maio, os internos conseguiram incorporar elementos que proporcionaram o seu crescimento profissional, desde a projeção de um perfil mais autônomo, resolutivo e comunicativo, até a incorporação de práticas pedagógicas no âmbito da Saúde Coletiva. Em contrapartida, os escolares receberam informações referentes ao cuidado à saúde, representando também um processo de aprendizagem. O escolar, independente da faixa etária, incorpora os elementos discutidos ao longo desses momentos na aprendizagem significativa, contribuindo para as mudanças de hábitos. Pode-se perceber que ao longo do planejamento e da execução das atividades propostas, tanto interno quanto escolares, apresentaram-se como sujeitos ativos em seu processo de aprendizagem. Portanto, avalia-se as atividades como produtivas e que repercutiram diretamente no aprendizado de todos os envolvidos, uma vez que o ensino permeia o processo de troca de experiências e opiniões.

Referências
GALVÃO, M.F.P.S, et all. PROGRAMA GENTE ADOLESCENTE: ESTRATÉGIAS PARA O FORTALECIMENTO DAS AÇÕES COLETIVAS JUNTO AOS ADOLESCENTES. Anais do 24º CBCENF, https://inscricoes-cbcenf.cofen.gov.br/anais/20/25765/trabalhoresumo.
NOTA TÉCNICA Nº 41/2024-CGICI/DPNI/SVSA/MS. Atualização das recomendações da vacinação contra HPV no Brasil. MS, Brasília, 2024.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: