Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
RC8.9 - Integrações Ensino-Serviço: conexões potentes no SUS

48544 - OS MARES DO SUS: NAVEGANDO, ENSINANDO E APRENDENDO NA SAÚDE
RICARDO HENRIQUE VIEIRA DE MELO - UFRN, ALTAMIRA PEREIRA DA SILVA REICHERT - UFPB, TALITHA RODRIGUES RIBEIRO FERNANDES PESSOA - UFPB, KARLA PATRÍCIA CARDOSO AMORIM - UFRN


Contextualização
Trata-se de um relato de experiência sobre a inserção de uma atividade pedagógica (Os Mares do SUS) no contexto formativo da Graduação (segundo período) dos cursos da área de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sendo parte do componente denominado de Programa de Orientação Tutorial para o Trabalho Integrado em Saúde (POTI), ofertado pelo Departamento de Saúde Coletiva (DSC).
A vivência ocorreu durante o itinerário formativo proporcionado pela disciplina de Estágio em Docência (ED), pertencente à grade curricular do Doutorado Profissional em Saúde da Família (DPSF), da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF).
A disciplina ED é optativa, com 90 horas de carga horária, que correspondem à três créditos, com a missão de desenvolver a competência do discente para atuar na docência nos diversos espaços formativos na saúde, partindo da premissa de que é possível aprender com a experiência, compreendendo os sentidos e significados do vivido, através de metodologias ativas de ensino e de aprendizagem fundamentadas na problematização (RENASF; 2023).
Nessa direção, os aportes teóricos e metodológicos são complementados pelo planejamento, elaboração, implantação e avaliação de uma proposta interventiva, desenvolvendo habilidades (H), bem como competências cognitivas (C) e atitudinais (A). (RENASF; 2023).


Descrição da Experiência
A vivência ocorreu utilizando cartas temáticas (tipo baralho) como recurso mobilizador. A atividade foi desenvolvida através de rodas de conversa, durante um turno (vespertino), em espaço público do território de adscrição da unidade de saúde da ESF, campo de prática na articulação ensino-serviço. Na ocasião, os discentes, em média 12 alunos por turma/USF, foram acolhidos e dispostos na sala e acomodados em formato de círculo, em volta a uma pequena uma mesa ao centro. O mediador espalhou e misturou as cartas temáticas (princípios do SUS, atributos da APS e características da ESF) mobilizadoras sobre a mesa, enquanto explicava a dinâmica. Cada carta continha uma palavra-chave no ventre e um dos mares da antiguidade no dorso.
Por sua vez, cada aluno, um de cada vez, escolheu uma carta virando-a sobre a mesa, mostrando aos demais o princípio (do SUS) ou atributo (da APS) ou aspecto da ESF revelado (ventre). Em seguida esse mesmo aluno comenta a respeito do princípio. Em seguida, a palavra é facultada a quem desejar comentar, discordar ou concordar, no todo ou em parte, com o que foi expresso. Dessa forma, o circuito se repete, alternando cada aluno na escolha de uma carta, e na discussão sequenciada, democrática e participativa, acerca dos princípios e diretrizes do SUS. A intenção é provocar uma alternância entre a desconstrução e reconstrução de opiniões.


Objetivo e período de Realização
Compreender os princípios doutrinários e operacionais do SUS (C); conhecer os atributos essenciais e derivados da APS (C); apreender as características do processo de trabalho na ESF (C); desenvolver postura ética e respeitosa nos espaços de conversação (H)(A); e atuar de forma crítico-reflexiva durante os diálogos (H)(A). A vivência foi realizada durante o segundo semestre letivo do ano de 2023.

Resultados
Entre os resultados, observou-se: aproximação dos discentes aos cenários reais de ensino e aprendizagem; construção de saberes compartilhados nos espaços de reflexões cotidianas; aperfeiçoamento de conhecimentos, habilidades e atitudes dos mediadores/multiplicadores; reconhecimento acadêmico, qualificação e ampliação do escopo de atuação da preceptoria; construção da identidade da preceptoria enquanto facilitadora da aprendizagem; fortalecimento e desenvolvimento do pensamento coletivo, crítico e reflexivo; estabelecimento de maior articulação entre teoria e prática na relação educação, trabalho e saúde; maior sintonia da formação profissional com as necessidades do SUS; compreensão dos princípios doutrinários e operacionais do SUS; conhecimento dos atributos essenciais e derivados da APS; apreensão das características do processo de trabalho na ESF; desenvolvimento de postura interativa durante os diálogos/debates; atuação de forma ética e respeitosa nos espaços de conversação; instrumentação de tecnologia (ferramenta) social facilitadora da articulação entre a universidade, o serviço e a comunidade; contribuição na translação do conhecimento acadêmico nos espaços sociais.

Aprendizado e Análise Crítica
A avaliação da experiência foi realizada através da análise temática dos discursos contidos nos portfólios reflexivos de aprendizagem dos alunos e através de Avaliação Interativa do Grupo Tutorial (GT) ao fim da atividade.
A vivência ocorreu respeitando os princípios pedagógicos da escola crítica e da aprendizagem significativa, tendo a vivência tutorial como eixo de orientação às práticas realizadas. O movimento articulado das discussões induziu uma problematização constante que retirou os participantes da zona de conforto e os convidou à reflexões críticas, através do confronto entre as experiências do vivido e as expectativas do porvir.
As ancoragens vagas acerca de percepções inconsistentes e sem fundamento crítico sobre o SUS/APS/ESF foram desconstruídas e, através do diálogo democrático entre os saberes (conhecimento científico e senso comum), as concepções consistentes foram reforçadas, reconstruindo sabedorias práticas pautadas na cognição, no contexto, na experiência e na interação. A atividade foi um instrumento pedagógico potencial para dar voz ao aluno, possibilitando que ele fosse construtor de seu aprendizado, protagonista, ativo e responsivo.
Conclui-se que a experiência despertou a vontade de fazer mais do que apenas refletir, pois estimulou ao agir, demonstrando também a necessidade de ampliação da proposta ressoando a outros cenários.


Referências
RENASF. Estágio de docência. Plano de ensino. Doutorado Profissional em Saúde da Família. Fortaleza: RENASF, 2023. 14p.


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