54175 - ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO (ACE): ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO SAFETY HUDDLE NA PRÁTICA DE CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA ANA CLÁUDIA SOUZA PEREIRA - UFJ, JÚLIO CÉSAR COELHO DO NASCIMENTO - UEG, ANNA JÚLIA RABELO RODRIGUES - UEG, MARIANA SOFIA FERREIRA ALENCAR - UEG, MEILLYNE ALVES DOS REIS - UEG, MARCOS ANDRÉ DE MATOS - UFG
Contextualização As atividades de extensão são importantes na construção do conhecimento e na articulação de ideias (Pinheiro; Silva Narciso, 2022). O tripé do ensino superior que traz a junção de ensino, pesquisa e extensão é uma via de mão dupla, pois favorece a troca de saberes tanto de professores, alunos e comunidade em geral. Além disso, o estudante tem nas atividades de extensão, a oportunidade de despertar habilidades e competências, capazes de moldarem sua postura profissional ao longo da vida universitária (Brêtas; Pereira, 2007). Contribuindo com a formação dos estudantes, a extensão universitária surge como uma estratégia para aproximar a universidade e a comunidade. Nesse sentido, ao articular a teoria e a prática, os estudantes vivenciam oportunidades de contribuir com os serviços de saúde e com a comunidade (Watanabe; Fietz, 2023). Durante a graduação os estudantes têm contato com diferentes ferramentas que visam a promoção da segurança do paciente, dentre elas destaca-se Safety Huddle. Essa metodologia, conforme Melo et al (2020), é uma ferramenta proposta pelo Institute Healthcare Improvement para aumentar a segurança na assistência prestada ao paciente (IHI, 2017; 2018).
Descrição da Experiência No decorrer da construção do instrumento o professor foi o tutor do processo ensino-aprendizagem, entregando aos alunos um roteiro e caso clínico para os estimular na elaboração do mesmo. No segundo momento ocorreu a implementação do instrumento, na unidade hospitalar. Os estudantes distribuídos em grupos de 2 (dois) ou 3 (três), escolheram os pacientes e suas redes de apoio para aplicarem o instrumento e na sequência elaborarem um plano de cuidados de enfermagem. Essa etapa oportunizou a realização de cuidados integrais e humanizados aos pacientes internados na CM e CC, juntamente com os funcionários do setor. No terceiro momento foi realizada a avaliação do Safety Huddle, por todos os autores envolvidos no processo. Os estudantes avaliaram a experiência como positiva, pois conseguiram associar a teoria e prática de forma dinâmica e ainda conseguiram compreender os princípios da gestão do cuidado e sua íntima relação com a segurança do paciente e habilidades técnicas do enfermeiro assistencialista. O professor, considera a elaboração e implementação do instrumento uma experiência exitosa, pois notou uma mudança de comportamento dos estudantes frente aos inúmeros desafios encontrados na prática assistencial durante o reconhecimento do campo e implementação do cuidado. Ele ressalta ainda, que os estudantes se mostraram mais seguros e estimulados em relação a efetivação do cuidado.
Objetivo e período de Realização Descrever a experiência exitosa dos estudantes e professores na implementação Safety Huddle na Clínica Médica (CM) e Clínica Cirúrgica (CC). Estudo descritivo do tipo relato de experiências, realizado por estudantes do 9º período do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade Universitária de Ceres-Go (UnU-Ceres) em maio/2024. ACE contempla a proposta de ensino prático da disciplina de CM e CC.
Resultados O safety huddle, que em português remete a “reuniões de segurança” é uma ferramenta utilizada para tornar a comunicação dos profissionais de saúde mais segura (Institute for Healthcare Improvement – IHI, 2018). Para atingir as habilidades e competências da disciplina foi proposto aos estudantes a elaboração e implementação de um checklist estruturado em 8 (oito) seções que abordavam os seguintes tópicos relacionados a gestão do cuidado: visita a beira leito (identificação do paciente, diagnóstico e presença de acompanhante), riscos assistenciais observados (queda, broncoaspiração, lesão por pressão, flebite e outros), dispositivos (sondas, cateteres, dentre outros), programação da assistência (cuidados imediatos, mediatos e tardios), condição clínica do cliente, funções fisiológicas, mobilidade e observações gerais. O primeiro momento da ACE, a elaboração do checklist, que recebeu o nome de Safety Huddle na CM e CC, ocorreu no laboratório de simulação avançada, na oportunidade o mesmo foi testado e aprovado pelos estudantes e professores.
Aprendizado e Análise Crítica A adoção de ACE no curso de graduação em enfermagem da UEG oportunizou aos alunos e professores a possibilidade de incrementar o ensino prático da disciplina de CM e CC, fora dos muros da universidade. O que outrora ocorria apenas nas dependências do laboratório de simulação avançada, passou a ser realizado algumas horas em ambiente hospitalar. A implementação do checklist baseado no Safety Huddle no contexto da disciplina se apresentou como uma ferramenta eficaz para a gestão do cuidado. As reuniões breves realizadas no início de cada turno, após a visita à beira leito, garantiram que todos os componentes essenciais da gestão do cuidado fossem discutidos, facilitando a identificação precoce de riscos e a implementação de intervenções necessárias. Essa prática não apenas melhorou a comunicação entre os estudantes, mas também promoveu uma maior conscientização sobre a segurança do paciente e a gestão do cuidado.
Referências Pinheiro, J. V.; Silva Narciso, C. A importância da inserção de atividades de extensão universitária para o desenvolvimento profissional. Revista Extensão & Sociedade, [S. l.], v. 14, n. 2, 2022. DOI: 10.21680/2178-6054.2022v14n2ID28993.
Brêtas, J. R. da S.; Pereira, S. R. Projeto de extensão universitária: um espaço para formação profissional e promoção da saúde. Trabalho, Educação e Saúde, v. 5, n. 2, p. 367–380, jul. 2007.
Institute for Healthcare Improvement. Daily huddles [Internet]. IHI; 2018.
Watanabe, R.T.M. Fietz, V.R. Impactos da extensão universitária na formação em enfermagem e transformação social: percepções de docentes e discentes extensionistas. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 21, n. 2, p. 94-107, 2023
Melo, L.R.G. et al. Implementação da metodologia safety Huddle na terapia intensiva durante a Pandemia COVID-19: relato de experiência. Enferm. Foco; v. 11, n. 1, Especial, p. 222-227, 2020.
|