Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
RC8.8 - Experiências e Relatos em Extensão Universitária

52671 - EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E COMUNIDADE NO CUIDADO ÀS PESSOAS COM DIABETES MELLITUS
JÉSSICA SILVA E SILVA - UESB-JEQUIÉ


Contextualização
Tratar-se-á de um relato de experiência de uma intervenção realizada no âmbito da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de um município do interior da Bahia. A diabetes mellitus (DM) é caracterizada pela resistência à insulina, o que origina hiperglicemia crônica, e a sua etiologia é complexa, incluindo fatores genéticos e ambientais [2]. Diante disso, as principais complicações da DM são neuropatia, cegueira e amputação. Atualmente, essa enfermidade é um problema de saúde pública, constituindo-se como uma das principais doenças que causam redução de anos de vida saudável [1]. Além disso, sua incidência é crescente no Brasil e a prevalência dessa enfermidade entre brasileiros é 9,2% segundo a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013 [1]. Em contrapartida, é uma enfermidade que pode ser prevenida e controlada por modificações no estilo de vida, como atividade física regular, as quais podem ser fomentadas por ações oportunas na atenção básica, através de educação em saúde por exemplo [1]. Com base nesses pressupostos, os discentes de Práticas de Integração Serviço-Ensino-Comunidade (PIESC), após aplicação da proposta de avaliação norteada pela metodologia da problematização e utilizando o modelo de PPLS, desenvolveram um projeto de intervenção com o fim de promover mudanças e melhorias no estilo de vida de pacientes com diagnóstico médico de diabetes adscritos à equipe em que atuavam.

Descrição da Experiência
A intervenção foi planejada e executada por um grupo de estudantes do curso de bacharelado em medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Jequié-BA. As atividades foram desenvolvidas em conjunto com a equipe 2 da Unidade de Saúde da Família Milton Rabelo. Após a fase de investigação e utilização das planilhas de PPLS, a diabetes apresentou-se como o principal problema de saúde da população adscrita. Partindo dessa premissa, foi elaborada uma proposta de intervenção pautada em ações de educação e promoção da saúde direcionada a população com diagnóstico de diabetes mellitus. As ações realizadas envolveram visitas domiciliares, sessões de aconselhamento individual e coletivo sobre a adoção de boas práticas de alimentação, prática de atividade física e uso de medicamentos. Além disso, foram realizadas avaliações antropométricas, aferição e monitoramento de pressão arterial e glicemia capilar, aplicação de questionário socioeconômico e de hábitos de vida. Ao final foi realizada uma feira de saúde com oferta de serviços direcionados ao cuidado aos usuários com diabetes e seus familiares.

Objetivo e período de Realização
A proposta de intervenção teve como propósito estimular o cuidado à saúde entre as pessoas com diabetes mellitus residentes no território adstrito a USF, além de instrumentalizar os discentes do curso de medicina quanto a atuação na área de medicina da família e comunidade. As atividades eram realizadas semanalmente nos dias destinados às atividades do módulo de PIESC durante o período de agosto de 2023 a abril de 2024.


Resultados
Participaram da proposta de intervenção 37 usuários. Em contrapartida, segundo dados do Caderno de Avaliação e Monitoramento da Atenção Básica do 3° quadrimestre de 2023, há 405 pacientes com DM vinculados à equipe 2 (Identificador Nacional de Equipe: 199311). Diante disso, a proposta conseguiu alcançar 9,13% aproximadamente do público alvo. Ademais, com a intervenção, os discentes perceberam as dificuldades em promover, por meio da educação em saúde, mudanças de hábitos de vida, como a necessidade de desenvolver ações com o vocabulário adequado para conseguir se comunicar efetivamente com o público-alvo. Outrossim, os discentes observaram que os usuários que participaram da intervenção aderiram às ações desenvolvidas, sendo receptivos às atividades propostas, interagindo com grupo nas atividades realizadas e compartilhando com membros da equipe, como agentes de saúde, feedbacks positivos sobre os alunos.

Aprendizado e Análise Crítica
A partir das vivências no território, foi possível observar a importância de se considerar os determinantes sociais de saúde no processo saúde-doença. Foi notório que a falta de investimento na infraestrutura e na qualificação no território adscrito, contribui diretamente para o aumento das iniquidades de saúde, a exemplo a dificuldade da população em praticar atividade física no território em virtude da violência na região. Outro aspecto relevante foi a formação de vínculo com os usuários, que auxiliou positivamente no processo de corresponsabilização do cuidado. A vivência do trabalho interdisciplinar no âmbito da ESF possibilitou aos estudantes uma formação, mesmo entre aqueles que ainda têm dificuldade em compreender esse contexto, que extrapola a perspectiva hegemônica e médico-centrada. Quanto às limitações e barreiras, podemos destacar a dificuldade de comunicação entre a gestão da Unidade e os agentes comunitários, além da rotatividade de profissionais, que é reflexo da precarização do trabalho. Além disso, foi possível perceber a fragilidade no processo de acolhimento dos usuários da USF que teve como reflexo a baixa adesão dos mesmos nas atividades propostas. Apesar disso, foi possível perceber que podemos ofertar ações articuladas e com uso de tecnologias leves e essas podem repercutir positivamente na saúde e qualidade de vida dos usuários.

Referências
1- Muzy J, Campos MR, Emmerick I, Silva RSD, Schramm JMA. Prevalência de diabetes mellitus e suas complicações e caracterização das lacunas na atenção à saúde a partir da triangulação de pesquisas [Prevalence of diabetes mellitus and its complications and characterization of healthcare gaps based on triangulation of studies]. Cad Saude Publica. 2021 May 28;37(5):e00076120. Portuguese. doi: 10.1590/0102-311X00076120. PMID: 34076095.
2- Michaelidou M, Pappachan JM, Jeeyavudeen MS. Management of diabesity: Current concepts. World J Diabetes. 2023 Apr 15;14(4):396-411. doi: 10.4239/wjd.v14.i4.396. PMID: 37122433; PMCID: PMC10130896.


Realização:



Patrocínio:



Apoio: