Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
RC8.8 - Experiências e Relatos em Extensão Universitária

51830 - ANÁLISE CRÍTICA ACERCA DA RECONSTRUÇÃO DO DIRETÓRIO CENTRAL DOS ESTUDANTES DA UNESP: UMA EXPERIÊNCIA NO CONSELHO DE ENTIDADES ESTUDANTIS DA UNESP
ANA CAROLINA LOBO JARDIM - FCL ASSIS - UNESP, ANNA LAURA COSTARD DE SCATIMBURGO - FCL ASSIS - UNESP, RENATA DE OLIVEIRA SANTOS - FCL ASSIS -UNESP


Contextualização
Há 17 anos, o Diretório Central dos Estudantes “Helenira Resende” da Unesp (DCE), está desativado, deixando os estudantes dos 24 campi espalhados pelo estado sem sua representação máxima. O DCE é responsável por unificar as pautas dos discentes da Unesp e representar sua base perante a Reitoria e a comunidade externa; porém, com sua desativação, os campi estão desarticulados, com suas lutas concentradas apenas em seu território e com bloqueio para estruturarem-se estadualmente mesmo em um contexto de boicote político aos estudantes, ameaçados em sua existência na graduação a partir de ataques aos projetos de Permanência Estudantil. Diante disso, nota-se a urgência do Movimento Estudantil (ME) de se organizar para reativar o DCE, processo que está em andamento com mobilizações estaduais.
O Conselho de Entidades Estudantis da Unesp (CEEU) é um espaço deliberativo responsável por reunir todas as entidades estudantis estaduais e é a instância que convoca o Congresso dos Estudantes da Unesp (CEU), encarregado de elaborar o estatuto do DCE e convocar sua reativação. Assim, as pessoas do ME encontram-se sobrecarregadas e adoecidas na luta pela reconstrução do DCE, incumbido de unificar as pautas pela promoção de saúde em seu conceito ampliado, visando garantir condições de moradia digna, segurança alimentar, o fim da violência contra corpos dissidentes e por uma universidade popular.

Descrição da Experiência
O último CEEU foi realizado em Assis entre os dias 24 e 27 de 11/2023 e teve como pauta prioritária a elaboração do Regimento do CEU, além de discussões sobre permanência, racismo, LGBTQIA+fobia e assédio. Os participantes eram chapas de delegado e suplente das entidades estudantis que eram eleitas e deveriam compor o debate e votar a partir do que era decidido junto às bases da entidade. Durante os quatro dias do evento, houveram espaços de discussão, como os Grupos de Debate em que os estudantes escolhiam a temática que iriam compor, além de momentos deliberativos, como as plenárias responsáveis por aprovar, alterar ou suprimir as propostas levantadas ao longo do encontro.
A organização do evento ficou a cargo, sobretudo, dos estudantes de Assis, sendo responsáveis por, além de participar das discussões, manter o espaço e o cronograma do evento organizado. Assim, a todo momento a Comissão Organizadora se empenhou para manter a ordem como forma de diminuir influências externas e obstáculos para os debates políticos e encaminhamentos necessários para a reconstrução do DCE. Para sua realização, os alunos ficaram dentro do campus, sendo assegurados alimentação em todas as refeições, espaços seguros para dormir, banheiros que respeitassem cada sujeito e ações culturais para apresentar as produções locais para os outros campi.

Objetivo e período de Realização
O CEEU de Assis ocorreu entre os dias 24 e 27 de 11/2023 e seu objetivo principal surgiu no CEEU anterior, que ocorreu em junho de 2023, em Araraquara, que foi aprovada a criação desse CEEU no mesmo ano para elaborar o Regimento do CEU. A importância deste Regimento mostra-se a partir da demanda do Movimento Estudantil de reconstruir o DCE e, para isso, é necessário que o CEU crie o estatuto deste DCE.

Resultados
O evento foi finalizado com a aprovação do Regimento do CEU, que continha a data, local e organização do Congresso. Além disso, foram votadas propostas de elaboração de comissões, cartas e unificação de demandas que podem ser representadas pelo Movimento Estudantil estadual. As temáticas abordadas envolviam violências contra corpos dissidentes, permanência, também como o acolhimento e cuidado com as discentes. Dessa forma, o CEEU abriu possibilidades de centralização de reivindicações das alunas da Unesp que passam por experiências violentas e problemáticas para assegurar sua chance de fazer uma graduação, colocando em risco sua saúde e bem-estar diante dos ataques de uma sociedade alienada.
Embora seus resultados tenham proporcionado novas possibilidades de produção de cuidado integral para as estudantes, nota-se que o enfrentamento das adversidades e dos tensionamentos políticos, por parte da Comissão Organizadora, veio às custas de um desgaste psíquico, trabalho intenso e sofrimento de suas integrantes, que confrontaram impasses ao longo de toda a realização do evento.

Aprendizado e Análise Crítica
O CEEU representa um meio para a luta pela efetivação do direito dos estudantes da Unesp à saúde, qualidade de vida, educação, respeito e cuidado. Assim, sua realização se torna crucial para o enfrentamento aos ataques à Permanência Estudantil, permitindo o início de uma organização unificada entre os campi e a centralização da demanda de reativar o DCE. Sua relevância se mostra enquanto momento essencial para a integração e partilha de conhecimento entre os campi, propiciando ensinamentos históricos acerca do ME e reflexões das condições de vivências experienciadas na universidade.
Apesar disso, nota-se o tensionamento político entre as entidades estudantis e a dificuldade de agrupar as diversas experiências de cada campus com suas especificidades. Com isso, ainda que o espaço surja com a finalidade de promover e garantir direitos aos alunos, é um local que pode se tornar bastante violento e produtor de sofrimento psíquico para aquelas que se propõem a vivenciar com dedicação o ME. Dessa forma, os espaços deliberativos estaduais são, dialeticamente, necessários para assegurar a saúde das discentes da Unesp, enquanto se tornam causadores de angústia e infortúnio para suas integrantes; uma vez que as disputas políticas e desconfianças subjetivas atravessam os trabalhos e são reforçados pela descentralização oriunda da desativação do DCE.

Referências
LUIZ, Felipe. Diretório Central dos Estudantes "Helenira Resende" da UNESP-FATEC. 24 de Julho de 2009. . Acessado em: 03 de Junho de 2024.


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