50683 - DETALHAMENTO ACADÊMICO LIDERADO POR ESTUDANTES COMO ESTRATÉGIA PARA AVANÇAR NO ENSINO DE FARMÁCIA: UMA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DANIELLE MARIA DE SOUZA SERIO DOS SANTOS - UFRJ-MACAÉ, ANA ELISA PORT LOURENÇO - UFRJ-MACAÉ, FERNANDA LACERDA DA SILVA MACHADO - UFRJ-MACAÉ
Apresentação/Introdução Nas últimas décadas, o ensino de farmácia no Brasil passou de uma formação marcadamente técnica para uma humanista, crítica e reflexiva (Monteguti & Diehl, 2016). As atuais Diretrizes Curriculares Nacionais estabeleceram que a educação farmacêutica deve estar alinhada às políticas públicas e, portanto, incorporar a aprendizagem experiencial nos serviços de saúde prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Neste contexto, as listas de medicamentos essenciais (denominada nacionalmente como Relação Nacional de Medicamentos - RENAME, e a nível municipal como Relação Municipal de Medicamentos - REMUME) constituem uma importante estratégia para promover o acesso aos medicamentos. Contudo, apesar da importância das mesmas, sua divulgação para incentivar a adoção dos medicamentos ali presentes e assim aumentar o acesso a medicamentos, não foi totalmente implementada no Brasil.
Assim, este grupo vem conduzindo um projeto de extensão denominado Propagandistas da REMUME, no qual estudantes de farmácia realizam visitas educativas (VE), com o intuito de ampliar o conhecimento sobre a REMUME.
Objetivos Descrever a percepção dos estudantes sobre a condução de visitas educativas para divulgação da REMUME em um município da região Sudeste do Brasil.
Metodologia A estratégia investigada consiste em visitas a profissionais de saúde com o objetivo de levar conhecimento sobre a REMUME. As visitas basearam-se nos princípios do detalhamento acadêmico, no qual realiza-se uma “visita presencial por uma pessoa treinada a profissionais de saúde em seu ambiente de trabalho” para se orientar por melhores práticas (Kunstler et al., 2019).
Os alunos foram responsáveis pela elaboração de materiais educativos e pela realização das VE nas unidades de saúde. Antes da intervenção, os alunos receberam treinamento, que incluía dramatização, preparo para a conversa com os profissionais de saúde e roteiro para orientar o diálogo. No total, os estudantes realizaram VE em 45 unidades de saúde e eram sempre acompanhados por farmacêutico graduado.
Para compreender a percepção dos estudantes sobre as ações realizadas, dez estudantes envolvidos nas VE foram convidados a participar de um grupo focal. A sessão foi gravada e transcrita, seguida de análise de conteúdo. Foram estabelecidas três categorias temáticas: (1) importância para a formação do futuro farmacêutico; (2) relevância da iniciativa e (3) desafios da experiência.
Resultados e Discussão Apesar dos desafios enfrentados, os estudantes defenderam que a experiência foi promissora como estratégia de formação para atuar no SUS, uma vez que aprimorou o conhecimento da organização da assistência farmacêutica no Brasil. Ao mesmo tempo, a abordagem foi vista como um método para promover o acesso aos medicamentos no SUS.
O potencial da iniciativa de associar teoria e prática foi destacado pelos estudantes, que defenderam que os cursos de farmácia deveriam oferecer atividades reais nos serviços públicos de saúde para todos os estudantes de graduação. Segundo os alunos, essa interação não costuma ser vivenciada por outros estudantes de graduação e pode ficar restrita àqueles que eventualmente acabam atuando no SUS.
Na perspectiva dos estudantes, a iniciativa apresentou benefícios claros para a comunidade, pois tinha potencial para melhorar as práticas de prescrição e facilitar a adesão ao tratamento. Relataram também que durante a VE perceberam que as informações sobre a organização da assistência farmacêutica não estavam devidamente acessíveis aos trabalhadores da saúde e aos usuários do sistema público.
Abordagens educacionais que combinam aprendizagem com serviços comunitários têm sido associadas à promoção do envolvimento social, melhorando as habilidades de comunicação dos alunos, pensamento crítico e habilidades de liderança.
Nossos resultados sugerem que a implementação do detalhamento acadêmico nos cursos de graduação em farmácia pode ser uma abordagem inovadora para preparar os alunos para atuar no SUS, alinhada às recomendações das DCN, que exigem que os alunos tenham experiência em serviços públicos de saúde com ênfase em atenção primária.
Conclusões/Considerações finais Com o objetivo de fortalecer ações que promovam o acesso a medicamentos, este grupo de pesquisa vem conduzindo um projeto de extensão comunitária denominado Propagandistas da REMUME (Machado et al., 2021).
Além dos benefícios para a melhoria do acesso aos medicamentos, a estratégia representa uma experiência de aprendizagem inovadora para estudantes de graduação em farmácia, promovendo interações valiosas com a comunidade e com profissionais de saúde. A incorporação de cenários da vida real na experiência de aprendizagem permite não só a aquisição de conhecimentos, mas também o desenvolvimento de novas competências exigidas aos farmacêuticos. Esta experiência pode, em última análise, levar a uma educação mais participativa, reflexiva e socialmente responsável.
Referências Machado, F. L. da S., dos Santos, D. M. de S. S., & Lopes, L. C. (2021). Strategies to Approach Medicines Litigation: An Action Research Study in Brazil. Frontiers in Pharmacology, 12, 612426. https://doi.org/10.3389/fphar.2021.612426
Monteguti, B. R., & Diehl, E. E. (2016). O ensino de farmácia no sul do Brasil: Preparando farmacêuticos para o Sistema Único de Saúde? Trabalho, Educação e Saúde, 14(1), 77–95. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00008.
Kunstler, B. E., Lennox, A., & Bragge, P. (2019). Changing prescribing behaviours with educational outreach: An overview of evidence and practice. BMC Medical Education, 19(1), 311. https://doi.org/10.1186/s12909-019-1735-3.
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