Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
RC8.8 - Experiências e Relatos em Extensão Universitária

49405 - CONTRIBUIÇÕES DO PET-SAÚDE PARA A GESTÃO EM SAÚDE NA ESF: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
ALLYCIA DE FÁTIMA MELO PIMENTA - UFC, MARIA DANIELLE ALVES DO NASCIMENTO - UFC, TAINÁ DE JESUS ALVES PORTELA - UFC, LIDYANE PARENTE ARRUDA - UFC


Contextualização
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET- Saúde) é um programa instituído pela Portaria Interministerial Nº 421 de 3 de março de 2010, pelo Ministério da Saúde, com a finalidade de melhorar a qualidade dos serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), e a inserção de estudantes da área da saúde nos serviços, para a contribuição da formação de profissionais da saúde com perfil adequado para as necessidades de saúde de acordo com cada região do país (Brasil, 2010).
O PET-Saúde é um programa que atua com articulação entre ensino-serviço-comunidade, dessa forma, colabora para o vínculo entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e os serviços de saúde, e para a capacitação de estudantes da área da saúde para atuarem na realidade do SUS. Os estudantes da área da saúde membros do programa atuam como monitores, a monitoria possibilita a integração entre estudantes de diferentes cursos da área da saúde, construindo equipes de monitores de áreas multiprofissionais. Essa relação entre diferentes áreas profissionais favorece aos estudantes competências para o trabalho em equipe, e para a relação interprofissional, permitindo que os acadêmicos conheçam os processos de trabalho no SUS, possibilitando-os terem uma visão acerca de sua formação, assistência, e gestão em saúde (Silva et al, 2015).


Descrição da Experiência
As atividades foram desenvolvidas pelas monitoras que formavam uma equipe de quatro membros, sendo duas acadêmicas de Enfermagem, e duas acadêmicas de Fisioterapia, juntamente com uma Enfermeira preceptora do PET-Saúde, e funcionária da Unidade Básica de Saúde (UBS) localizada em um Município do interior do Ceará, onde ocorriam as atividades do programa. As atividades realizadas pelas monitoras eram voltadas para o tema “Vacinação contra a Covid-19”, enfatizando a importância da vacinação para a proteção individual e coletiva da sociedade (Domingues et al, 2020).
As ações de educação em saúde eram realizadas através de metodologias ativas com perguntas sobre mito e verdade sobre conceitos relacionados à vacinação contra a Covid-19. Essas ações de educação em saúde eram realizadas com crianças, adolescentes, adultos, e idosos. Algumas ações ocorriam nas UBS, através de salas de espera, e as ações de educação em saúde destinadas a crianças e adolescentes, eram realizadas em escolas públicas do Município, com a finalidade de atingir um número maior de participantes nas ações, proporcionando assim, maior adesão à vacinação contra a Covid-19. O tema do programa no período de realização da experiência era intitulado “Gestão e Assistência à Saúde”.


Objetivo e período de Realização
Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, referente a experiência de uma acadêmica de Enfermagem, monitora do PET-Saúde “Gestão e Assistência à Saúde”, em um Município do interior do Ceará no período de julho de 2022 à julho de 2023.

Resultados
Através dessas ações de educação em saúde, a gerente da UBS planejava estratégias para melhor adesão da população à vacinação contra a Covid-19, já que com o resultado das ações os profissionais da saúde, tanto gestores, como assistentes, identificavam quais eram as principais dúvidas da população em relação à vacinação, e diante dessas informações, gerenciavam adequadamente os seus serviços, com estratégias e planejamento ideais para incentivar os usuários à adesão à vacinação, garantindo uma boa cobertura vacinal, prevenindo a Covid-19, e evitando a disseminação da doença.
Foi perceptível pelas monitoras a importância da articulação entre ensino-serviço-comunidade, através do contato direto com a população usuária da UBS, reconhecendo a importância do fortalecimento da relação entre estudante, usuários do SUS, e trabalhadores da saúde, não só para a formação profissional dos estudantes da área da saúde, mas também para a prevenção e promoção da saúde da população (Silva et al, 2015).


Aprendizado e Análise Crítica
Para que a população acesse mais as Unidades Básicas de Saúde para aderirem à vacinação, torna-se necessário a implementação de estratégias para fortalecer o vinculo do usuário com os profissionais da saúde, como informar as famílias de forma eficiente e clara sobre a importância da vacinação, para a prevenção não só da Covid-19, mas de diversas doenças infectocontagiosas que são prevalentes na sociedade.
Políticas públicas voltadas para a área de saúde coletiva devem ser estratégias desenvolvidas para o fortalecimento do vínculo entre os usuários e a UBS, e que possam contribuir para o gerenciamento e planejamento eficiente dos seus serviços de saúde. Diante dos resultados evidenciados, através dessas ações de educação em saúde sobre a vacinação contra a Covid-19, através do programa PET-Sáude, foi perceptível que uma forma eficiente da população aderir às vacinas é através da educação em saúde, podendo alcançar todos os públicos, independente de condições culturais, sociais, e econômicas, e por meio dela, enfatizar o quanto a vacinação é importante, e uma das mais eficazes formas de prevenção e promoção da saúde (Domingues et al, 2020).


Referências
BRASIL. Ministério da Saúde. PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 421, DE 3 DE MARÇO DE 2010. 2010. (https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/pri0421_03_03_2010.html)

DOMINGUES, C.M.A.S. et al. 46 anos do Programa Nacional de Imunizações: uma história repleta de conquistas e desafios a serem superados.Cad. Saúde Pública.2020.(https://www.scielo.br/j/csp/a/XxZCT7tKQjP3V6pCyywtXMx/?format=pdf&lang=pt)

SILVA, A. L. F. et al. Saúde e educação pelo trabalho: reflexões acerca do PET-Saúde como proposta de formação para o Sistema Único de Saúde.interface comunicação, saúde, educação. 2015. (https://www.scielo.br/j/icse/a/rGDpFbbhcWFTz6gjwMbJVWF/?format=pdf&lang=pt).

Fonte(s) de financiamento: "O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001”





Realização:



Patrocínio:



Apoio: