Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
RC8.7 - Perpectivas da Graduação: Contribuições para a Formação em Saúde

53358 - A PALHAÇOTERAPIA NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE
MARIA CECÍLIA LIMA CHRISÓSTOMO - UFC, DÉBORAH GRACE DOS SANTOS SALES - UFC, FRANCISCO DAVI SILVA DE FRANÇA - UFC


Contextualização
O avanço da biomedicina não anula as limitações desse modelo que insiste em atuar sob a relação de causa e efeito, negligenciando aspectos sociais e psicológicos dos pacientes. Em maioria, a formação dos profissionais da área da saúde não prioriza a humanização, já que esses trabalhadores são sobrecarregados com processos de atuação mecanizados que limitam a performance do profissional enquanto um ser crítico e sensível, além do estabelecimento de um “distanciamento objetivo” como qualidade, fato que não leva em consideração a importância do vínculo entre paciente e profissional para o estabelecimento de um tratamento.
Dessa maneira, fica evidente que devemos buscar formas de subverter essa formação acadêmica e cultural que, por muitas vezes, desconsidera as histórias, crenças e demandas de pacientes e seus familiares. Assim, a partir de mudanças pautadas na humanização, o indivíduo deixará de ser visto de modo fragmentado e passará a ser compreendido a partir de uma visão integral, onde o foco estará também em englobar as características que o tornam único naquele ambiente.
Para isso, os trabalhadores da saúde devem ser capazes de ouvir as pessoas com atenção, sensibilidade, paciência e curiosidade, a fim de acolher suas necessidades e preocupações, incorporando as reações psíquicas e as questões socioeconômicas na formulação do diagnóstico e na elaboração do tratamento.


Descrição da Experiência
Trata-se de um relato de experiência das visitas realizadas por membros do Projeto Y de Riso, Sorriso e Saúde. Sendo este, um projeto de extensão que objetiva a difusão da humanização no ambiente hospitalar, utilizando como instrumento a palhaçoterapia, já que os estudantes atuam como “doutores-palhaços”. Sendo composto por discentes da área da saúde, conta, atualmente, com alunos dos cursos de Psicologia, Medicina, Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia.
A formação dos “doutores-palhaços” é realizada com membros de gerações anteriores e profissionais, demandando dedicação de 40 horas. Trabalham-se temáticas artísticas, incluindo jogos teatrais. A formação, contudo, não é focalizada apenas na técnica artística, mas também no componente vincular, promovendo um olhar atento e cuidadoso para o outro e o ambiente.
As visitas ocorrem semanalmente nas enfermarias pediátrica e cirúrgica do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará, subvertendo a ordem hospitalar e potencializando encontros. Atentando-se aos detalhes, os “doutores-palhaços” buscam suscitar sorrisos e risos, estabelecendo, dessa forma, laços e relações humanizadas. Assim, os encontros não se restringem apenas à relação entre pacientes e palhaços, mas também envolvem outros profissionais, acompanhantes e todos no ambiente que estão dispostos a dizer sim ao jogo.

Objetivo e período de Realização
O objetivo deste trabalho é socializar experiências de estudantes integrantes do projeto de extensão “Projeto Y de Riso, Sorriso e Saúde”, articulando-as com o impacto da vivência de doutores-palhaços para a formação de profissionais de saúde. O período de capacitação para as visitas no hospital iniciou-se em novembro de 2023. Já o período de realização das visitas ao HUWC foi iniciado em março de 2024, perdurando até maio do mesmo ano.


Resultados
Em virtude da experiência como extensionista do Projeto Y, considerando a colaboração entre os diferentes cursos da área da saúde, constata-se uma significativa troca de conhecimentos. Essa vivência prepara os discentes para um atendimento multiprofissional e interdisciplinar, baseando-se na colaboração. A vivência no projeto permite que os estudantes partilhem habilidades específicas de cada área, aprendendo a valorizar e integrar as contribuições de áreas diversas. Nessa perspectiva, há a preparação para o cuidado integrado.
Verificou-se também a importância da atuação como doutores-palhaços na construção e no fortalecimento de vínculos afetivos no ambiente hospitalar. A prática, além de fomentar descontração e relaxamento no meio de intervenção, suscita a criação de laços. A participação no projeto oferece a possibilidade de observação clara e direta no que tange a importância do olhar atento, atencioso e sensível ao outro, aprimorando, assim, a formação pessoal e profissional. A atuação como palhaçoterapeutas, portanto, é essencial para a compreensão sobre a importância do cuidado humanizado e a relevância do contato e da atenção sensível na atenção à saúde.


Aprendizado e Análise Crítica
Adentrando nas especificidades da atuação enquanto doutor-palhaço, constata-se que o discente precisa ser capaz de se comunicar com as pessoas que estão no hospital e isso exige uma atenção aos detalhes, visto que uma interação pautada na identificação e na criação de vínculo pode surgir a partir da fala, das vestes ou até das expressões faciais. Logo, a presença do lúdico ao dar ênfase aos detalhes se mostra benéfica aos profissionais da saúde, uma vez que a não consideração das vastas dimensões comunicativas pode ocasionar uma relação profissional-paciente unilateral, afetando de modo negativo a qualidade do tratamento estabelecido.
Ademais, como os participantes do Projeto Y de Riso, Sorriso e Saúde integram os diferentes cursos da saúde e, as visitas ao Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará ocorrem apenas mediante a presença de dois ou mais doutores-palhaços, temos o desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo e a ocorrência de troca de experiência, fatores extremamente importantes no cuidado à saúde, tendo em vista a visão integral do indivíduo.
Por fim, espera-se que os profissionais tenham condições pessoais e laborais para agir de maneira humanizada com os pacientes, familiares e outros trabalhadores que ali estiverem, de modo a buscar romper com as estruturas administrativas rígidas, burocratizadas e adoecedoras.


Referências
AIRES, P. et al. Projeto Y de Riso, Sorriso e Saúde: 5 anos de palhaçoterapia na Universidade Federal do Ceará.. Extensão em Ação, Ceará, ano 2011, v. 1, ed. 1, 2 fev. 2012. DOI https://doi.org/10.32356/exta.v1.n1.3899. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/13253/1/2011_art_ppaires.pdf. Acesso em: 23 maio 2024.


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