52435 - GUIA PRÁTICO-PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 GIANI DOS SANTOS ALVES BARRETO - FUNDAÇÃO ESTATAL SAÚDE DA FAMÍLIA, MARIA YANÁ GUIMARÃES SILVA FREITAS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA, ALAN JONH DE JESUS COSTA - FUNDAÇÃO ESTATAL SAÚDE DA FAMÍLIA
Introdução e Contextualização Este guia prático-pedagógico com orientações sobre as práticas pedagógicas nos Programas Integrados de Residências Multiprofissional em Saúde da Família e de Medicina de Família e Comunidade, no contexto da pandemia da Covid-19, foi elaborado como resultado da dissertação do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva de uma Universidade Estadual no município da Bahia. Neste sentido, o processo de ensino-aprendizagem se concentra na abordagem construtivista, na utilização de metodologias ativas de ensino e na avaliação baseada no perfil de competências.
A formação profissional na modalidade residência acontece em unidade docente-assistencial inserida na comunidade e é envolvida pelo contexto social local. Diante disso, cada residente é exposto a diferentes demandas e necessidades de saúde individuais, coletivas, das famílias e da comunidade, o que leva ao surgimento de dúvidas, inquietações e incertezas na condução da produção do cuidado.
O programa destaca a necessidade de aproximação entre a teoria e a prática cotidiana dos serviços de saúde por meio da aprendizagem significativa. Esta tem a situação-problema como substrato da aprendizagem e coloca o residente como protagonista do próprio processo de formação.
Objetivo para confecção do produto Auxiliar os docentes dos Programas Integrados de Residências na prática pedagógica para formação dos profissionais residentes, a fim de aproximar atividades acadêmicas, os serviços de saúde e a comunidade, na perspectiva da formação profissional para fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde e da qualificação para atuação na Estratégia Saúde da Família.
Metodologia e processo de produção Inicialmente, foi apresentado sobre a visão geral para a formação em saúde na modalidade residência; em seguida, foi abordado sobre os Programas Integrados de Residências; posteriormente sobre a definição, objetivos e atribuições da preceptoria e apoiador pedagógico; sobre a agenda da preceptoria e apoiador pedagógico; sobre o processo de trabalho na Unidade de Saúde da Família; as atividades pedagógicas; sobre as Unidades de Aprendizagem e formação por competências e, por fim, sobre as orientações frente ao contexto da Covid-19 e após a mesma.
Resultados Os Programas Integrados de Residências são compostos pelas seguintes categorias profissionais: medicina, enfermagem, odontologia, educação física, fisioterapia, nutrição, psicologia e sanitarista.
A estrutura pedagógica de acompanhamento dos residentes é composta por Preceptores multiprofissionais envolvidos com atividades assistenciais, de gestão de serviços e ensino; Apoiadores pedagógicos de cada núcleo profissional envolvidos com atividades assistenciais e ensino; Preceptores de campo/Sanitaristas envolvidos com atividades de gestão, organização do processo de trabalho dos serviços de saúde, apoio institucional e ensino.
As atividades práticas e teórico-práticas estão relacionadas à práxis em serviço, de acordo com as especificidades da área de concentração e das categorias profissionais da saúde. As atividades teóricas são desenvolvidas por meio de estudos individuais e em grupo com orientação docente com base no perfil de competências e na identificação de lacunas de aprendizagem dos residentes observadas durante as práticas na Unidade de Saúde da Família e território. O processo formativo do Programa é organizado a partir de Unidades de Aprendizagem desenvolvidas a partir de ciclos trimestrais e em consonância com a formação por competências.
Análise crítica e impactos sociais do produto Como produto deste estudo trouxe a proposta de um guia prático-pedagógico denominado: “Orientações sobre as práticas pedagógicas nos Programas Integrados de Residências Multiprofissional em Saúde da Família e de Medicina de Família e Comunidade, no contexto da pandemia da Covid-19”, com o objetivo de auxiliar os docentes na sua prática pedagógica no processo formativo dos residentes, que também podem ser utilizados em outras situações de crise e no cotidiano da residência. Frente a essa conjuntura, a autora conclui que docentes e residentes caminhem juntos em busca de possibilidades de manutenção das atividades educacionais nas situação de excepcionalidade, sendo necessário se adaptarem a um novo modo de ensino, pois não se tinha a certeza sobre a trajetória desse vírus ou quando novos tipos de doenças possam atrapalhar os padrões estabelecidos na educação e nos estágios práticos.
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PEREIRA, R. C. A.; DE OLIVEIRA, K. K. A aprendizagem reflexiva como meio para a formação do docente. IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, Brasília, 2013.
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