Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
RC8.7 - Perpectivas da Graduação: Contribuições para a Formação em Saúde

52305 - CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO SANITARISTA: A EXPERIÊNCIA DE GRADUANDOS EM SAÚDE COLETIVA DA UFMT.
GABRIEL ARCANJO DA SILVA FILHO - UFMT, LETÍCIA SILVA CARMO - UFMT, VIRGÍNIA DE ALBUQUERQUE MOTA - UFMT


Contextualização
No contexto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), no ano de 2010, iniciou-se o Curso de Graduação em Saúde Coletiva na Universidade Federal de Mato Grosso (CGSC/UFMT), no bojo de discussões acumuladas no cenário nacional de necessidade de formação de sanitaristas na graduação. A graduação em Saúde Coletiva representa diminuição dos custos sociais com a “reprofissionalização” que ocorre nos cursos de pós-graduação em saúde coletiva com graduados de outras áreas e conforma um campo científico que se constitui no compromisso com a prática e com a Reforma Sanitária Brasileira (Bosi; Paim, 2010). Apesar do histórico da Saúde Coletiva, a graduação ainda é nova e o perfil dos ingressantes é diverso, o que exige que as disciplinas sejam planejadas para apoiar no processo de ensino aprendizagem tanto de quem está iniciando a vida acadêmica e profissional quanto de quem já atua no setor e/ou tem uma formação de nível superior. Nas disciplinas que possuem componentes teóricos e práticos, as estratégias de ensino aprendizagem devem oportunizar o compartilhamento de vivências e perspectivas dos cenários de aprendizagem, à luz do conhecimento teórico debatido em sala de aula, aproximando o discente dos contextos de atuação do sanitarista, do conhecimento que está construindo coletivamente no caminho de formação (Paro; Pinheiro, 2018).

Descrição da Experiência
Trata-se de um relato de experiência sobre a elaboração de um portfólio, da disciplina de Gestão de Processos no CGSC/UFMT, no semestre letivo de 2023/02 (novembro de 2023 a abril de 2024), realizado por dois discentes que participaram ativamente e cumpriram todas as etapas de realização da proposta de estratégia pedagógica sintetizada na produção do portfólio. A disciplina de Gestão de Processos situa-se na área de PPGS, ofertada no 6º semestre e com 96 horas. O conteúdo foi dividido em três unidades: I Introdução à Gestão de Processos; II Gestão de Processos aplicada à Atenção Primária à Saúde e III Gestão de Processos aplicada à Atenção Especializada, e nas unidades II e III, realizaram visitas técnicas, rodas de conversa, dinâmicas de grupos e exercícios relacionados a cada um dos campos correspondentes. Cada atividade tinha um campo a ser preenchido no portfólio, e os discentes apresentavam os resultados parciais mensalmente, com a finalidade de avaliação formativa, coletiva e processual. Ao final do semestre, cada discente apresentou o portfólio completo e avaliou essa estratégia de ensino aprendizagem em relação ao seu caminho formativo enquanto sanitarista. O relato foi sistematizado com base no Plano de Ensino; template e portfólio construídos; registros das atividades práticas; avaliação e auto-avaliação dos discentes, docente e da disciplina realizado de forma oral.

Objetivo e período de Realização
O objetivo geral é relatar a experiência de construção do portfólio como estratégia de ensino aprendizagem, na disciplina de Gestão de Processos do Curso de Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso, de novembro de 2023 a abril de 2024. Os objetivos específicos são: identificar a estratégia de ensino aprendizagem planejada; relatar a estratégia de ensino aprendizagem executada; e apontar os desafios e potencialidades da estratégia de ensino aprendizagem utilizada.

Resultados
No portfólio, foram desenvolvidas três etapas nos dois campos: seleção e priorização de processo crítico, mapeamento do processo e proposição de melhoria, baseando-se na observação dos processos durante as visitas técnicas; e análise das ações planejadas nos planos construídos para os cenários visitados. A construção do portfólio foi uma maneira para que os conteúdos teóricos e aulas expositivas e dialogadas fossem mais bem aproveitadas pelos discentes. Com isso, a metodologia implementada permitiu que: os discentes fixassem e refletissem sobre o que foi aprendido e o que poderia ser melhorado na construção do portfólio. Destaca-se de maneira positiva a metodologia empregada, que trouxe por meio de aulas dinâmicas uma ampla compreensão sobre os conteúdos ministrados, e agregou no conteúdo das outras disciplinas do semestre, uma vez que a gestão de processos pode ser utilizada em todos os espaços da saúde. Vale frisar que, com as visitas técnicas realizadas, foi possível dialogar e conhecer a realidade de diversos profissionais da área da saúde, inclusive do profissional da Saúde Coletiva, que lida com os diferentes desafios que ocorrem nas unidades de saúde.

Aprendizado e Análise Crítica
De acordo com as orientações da Resolução CNE/CES n.º 2, de 14/10/2022 e Projeto Pedagógico do CGSC/UFMT atualmente vigente, o Sanitarista formado pela instituição tem conhecimentos das três grandes áreas que compõem o campo de saber e práticas da Saúde Coletiva: a Epidemiologia, a Política, Planejamento e Gestão em Saúde (PPGS) e as Ciências Sociais e Humanas em Saúde. A construção do portfólio para o processo de ensino aprendizagem da disciplina de Gestão de Processos priorizou a educação dialógica, em que os saberes dos discentes foram valorizados e foi oportunizada a mediação da construção coletiva do conhecimento entre os próprios discentes, nos momentos de apresentação coletiva do portfólio. A inclusão de dois cenários de aprendizagem e a repetição dos mesmos procedimentos, oportunizaram um processo de maturação de compreensão das contribuições teóricas e metodológicas da gestão de processos no setor saúde. Em suma, todas as atividades realizadas ao longo da disciplina foram fundamentais para o desenvolvimento do portfólio, e pode-se favorecer a entrada no campo de estágio no próximo semestre, pois os discentes puderam visualizar o sanitarista no campo de atuação. Conclui-se que as estratégias metodológicas foram positivas, pois é uma disciplina de 96 horas que abrange um conteúdo muito extenso, e que o portfólio pode ser uma alternativa proveitosa.

Referências
BOSI, M. L. M.; PAIM, J. S. Graduação em Saúde Coletiva: limites e possibilidades como estratégia de formação profissional. Ciência & Saúde Coletiva, v. 15, n. 4, p. 2029–2038, jul. 2010. Disponível em https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000400017. Acesso em: 28 mai 2024.
PARO, C. A.; PINHEIRO, R. Interprofissionalidade na graduação em Saúde Coletiva: olhares a partir dos cenários diversificados de aprendizagem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, p. 1577-1588, 2018. Disponível em https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0838. Acesso em 28 mai 2024.
SILVA FILHO, G. A. Portfólio de Avaliação Formativa. Cuiabá: Curso de Graduação em Saúde Coletiva / Universidade Federal de Mato Grosso, 2023/01. 39 p.
VILLAS BOAS, BMF. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.

Fonte(s) de financiamento: Sem financiamento


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