52227 - CRIAR, IMPLEMENTAR, REIVENTAR: ESTADO DA ARTE SOBRE GESTÃO DA PANDEMIA DE COVID-19 PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. CARLA TAIANA ARAÚJO VILA NOVA - UEFS, MARIANA DE OLIVEIRA ARAÚJO - UEFS, MARCIO COSTA DE SOUZA - UEFS, SIMONE SANTANA DA SILVA - UNEB, THÉRCIA ARAÚJO VILA NOVA - UEFS, KALLINY MIRELLA GONÇALVES BARBOSA - UEFS, ANA ELISA DOS SANTOS GOMES - UEFS
Apresentação/Introdução A Universidade, enquanto lugar e espaço de produção e reflexão do conhecimento e das relações, entre os anos de 2020 a 2023 vivenciou processo de adaptabilidade compulsória induzida pela pandemia de Covid-19. O momento pandêmico vivenciado a partir de 2020, impôs enormes desafios à ciência, à vida em comunidade, ao modo de produção, ao trabalho e à pesquisa em saúde; importante papel destinado às instituições de ensino superior (IES). As transformações impostas pela pandemia culminaram no desenvolvimento de estratégias e tecnologias direcionadas ao planejamento e avaliação do cuidado interno e regional para garantia da continuidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão e o seu papel na orientação das políticas públicas.
Objetivos Realizar estado da arte sobre experiências nacionais sobre as estratégias e tecnologias de gerenciamento desenvolvidas por instituições de ensino superior para o enfrentamento da pandemia de Covid-19, que proponha se a discussão crítica sobre estratégias e ações necessárias para a formulação, implementação e qualificação de práticas.
Metodologia Para o delineamento metodológico, realizou se a busca online das produções científicas em outubro de 2023, no portal de periódicos eletrônicos disponibilizado pela BVS, com os descritores em português: “ensino superior” e “Covid-19”, aplicando-se o recurso de operador boleano AND, sendo agrupados da seguinte forma: ensino superior AND Covid-19. Definiu-se os seguintes critérios de inclusão dos estudos científicos a serem analisados: documentos na modalidade de artigos originais ou relatos de experiência, publicados, no período de 2020 a 2023 em português, disponíveis online na íntegra, nas bases de dados LILACS, BDENF, Index Psicologia Periódicos Técnicos Científicos, BBO, MEDLINE, ColecionaSUS. Resultando em 159 artigos.
Para seleção dos artigos, adotou-se as seguintes etapas: primeiramente foi feita uma leitura dos títulos dos artigos, excluindo os artigos duplicados; em seguida, foi realizada a leitura dos seus resumos, certificando se estavam de acordo com os objetivos deste trabalho, restando assim 24 artigos; por fim os 24 artigos foram lidos na íntegra, sendo excluídos 14 por não corresponderem aos objetivos e às questões propostas, totalizando, 10 artigos.
Resultados e Discussão Dos 10 artigos, cinco serão apresentados e categorizados conforme a similaridade das discussões. Em relação ao ano de publicação, três foram publicados em 2020, um em 2022 e um em 2023. Todos os estudos identificam e analisam estratégias e tecnologias desenvolvidas para o gerenciamento da pandemia no ensino superior.
Categoria: Ensino, pesquisa e gestão: O estudo Enfrentamento da pandemia de COVID-19 retratado nas Universidades Públicas Federais do Brasil (Moraes et al., 2023) relata as estratégias e medidas sanitárias adotadas entre março de 2020 a novembro de 2021. Tais aspectos dialogam com: Ações e estratégias de escolas e Departamentos de enfermagem de universidades federais frente à covid-19 (Cunha et al., 2020) no qual, apresenta as ações para a implementação de medidas de prevenção da doença, entre a comunidade acadêmica, os Comitês de Enfrentamento do Surto Epidemiológico e a elaboração de Planos de Contingência.
Categoria: Emprego da tecnologia: As tecnologias ganharam importante espaço na extensão, Miranda e outros (2022) em Integração ensino-serviço: possibilidades de uma Universidade Comunitária em meio à pandemia da covid-19, destacam o papel das Universidades no desenvolvimento regional, assim como em A participação da universidade na produção de testes diagnósticos moleculares do novo coronavírus no Brasil: resposta aos desafios sanitários, Silva et al. (2020) relatam sobre a implantação de pesquisa em Biologia Molecular para a realização de testes diagnósticos. Por fim, em Desafios das Fake News com Idosos durante Infodemia sobre Covid-19: Experiência de Estudantes de Medicina (Yabrude et al. 2020) apresentam a literacia como estratégia de combate às Fake News.
Conclusões/Considerações finais A maioria dos artigos selecionados abordam questões de planejamento das estratégicas de gestão universitária que estavam relacionadas desde às modificações impostas pelo distanciamento social, refletidos pelo Ensino Remoto Emergencial (ERE), bem como ao desenvolvimento de estratégias sanitárias e educativas. Desse modo, retratam inciativas pontuais e algumas vezes individuais inseridas nas universidades, oriundas de centros de ensino, por um curso ou até mesmo por um grupo de extensão existente e resistente que se reinventava, seja no esforço da manutenção da sua atividade, seja pelo exercício da sua responsabilidade social.
Assim, salienta se que nos artigos analisados não visualiza se diálogo e interrelação entre gestão, ensino, pesquisa e extensão. Este cenário evidencia a falta de estudos direcionados ao processo de transformação unificado, sem o caráter separatista e diluído das estratégias e tecnologias desenvolvidas pelas instituições de ensino superior.
Referências CUNHA et al. Ações e estratégias de escolas e departamentos de enfermagem de universidades federais frente à COVID-19. Enfermagem Foco, v. 11, 2020.
MIRANDA, V. I. A. et al. Integração ensino-serviço: possibilidades de uma Universidade Comunitária em meio à pandemia da covid-19. Saúde em Redes, v. 8, n. sup2., 2022.
MORAES, J. V. et al. Enfrentamento da pandemia de COVID-19 retratado nas Universidades Públicas Federais do Brasil. Acta Paulista de Enfermagem, v. 36, 2023.
SILVA, R. G. L. D. et al. A participação da universidade a produção de testes diagnósticos moleculares do novo coronavírus no Brasil: resposta aos desafios sanitários. Caderno de Saúde Pública, v. 36, 2020.
YABRUDE, A. T. Z., et al. Desafios das Fake News com Idosos durante Infodemia sobre Covid-19: Experiência de Estudantes de Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, 2020.
|