52028 - MEDICINA, ARTE E HUMANIZAÇÃO EM SAÚDE: UM ENCONTRO NA FORMAÇÃO DO ACADÊMICO DE MEDICINA DURANTE O CICLO CLÍNICO. LOUIZE GOMES DA SILVA SIMPLICIO - FMO- FACULDADE DE MEDICINA DE OLINDA, LETÍCIA MARIA SILVA EVANGELISTA - FMO- FACULDADE DE MEDICINA DE OLINDA, VICTORIA CAVALCANTE FERRO - FMO- FACULDADE DE MEDICINA DE OLINDA, ISAAC VINICIUS DANTAS RIBEIRO - FMO- FACULDADE DE MEDICINA DE OLINDA, ANADIELLE CASSIANO MAIA RODRIGUES - FMO- FACULDADE DE MEDICINA DE OLINDA, BRUNA NOVAES FERRAZ - FMO- FACULDADE DE MEDICINA DE OLINDA, THAYSA BEZERRA FLORENCIO - FMO- FACULDADE DE MEDICINA DE OLINDA, MARIZA TORRES RODRIGUES - FMO- FACULDADE DE MEDICINA DE OLINDA, JÉSSICA RODRIGUES CORREIA E SÁ - FMO- FACULDADE DE MEDICINA DE OLINDA
Contextualização No atual cenário da medicina, a humanização em saúde tem ganhado cada vez mais destaque. Esta abordagem busca enxergar a pessoa além de suas patologias e dimensões biológicas, acreditando que os aspectos emocionais, sociais e culturais também afetam seu bem-estar¹. Essa humanização pode ser colocada em prática através da empatia, confiança e acolhimento garantidos pelos profissionais da saúde, promovendo a criação de um vínculo genuíno com o paciente². Além disso, a Política Nacional de Humanização estimula a produção de novos modos de cuidar construída de forma coletiva e compartilhada³.
Desta forma, os acadêmicos de medicina perceberam a necessidade de promover um evento voltado para a integração entre medicina, humanização e arte, entendendo que além da oferta de terapias medicamentosas, a pessoa necessita de um cuidado integral, ofertado através de atividades multidisciplinares e oficinas com produção de poemas, musicoterapia, ludoterapia e outros⁴.
Na proposta de produzir um cuidado integral e efetivar os princípios do Sistema Único de Saúde, se faz necessário incluir práticas e encontros que estimulem o diálogo entre medicina e arte na formação acadêmica.
Descrição da Experiência O evento “Encontro de Medicina Arte e Humanização em Saúde” foi organizado e desenvolvido pelos acadêmicos de medicina do ciclo clínico da Faculdade de Medicina de Olinda e ocorreu mediante a realização de oficinas ministradas por profissionais da área. Assim, através de cada uma delas, um tipo de manifestação artística foi abordada e correlacionada com a área médica, de forma a envolver os participantes com o universo da arte e articulá-los com as diversas ações terapêuticas de cuidado. Dentre as oficinas ofertadas estava a recitação de poemas, oficinas de mandala, origami, pinturas, palhaçaria, musicoterapia, bem como dinâmicas de quebra gelo e rodas de conversa. Dessa forma, não somente o público de discentes da instituição foi abrangido, mas também os docentes e o público externo a área médica.
O evento possibilitou aos acadêmicos mergulhar dentro da temática da arte como ferramenta terapêutica, criando e exemplificando possibilidades para um cuidado integral em saúde, tanto no âmbito individual, com relação ao autocuidado, quanto no cuidado com o outro. Nesse sentido, os estudantes puderam ser sensibilizados, ainda em sua formação, para a visão integral e holística do cuidado e alertados acerca da necessidade e urgência dessa abordagem no cenário atual da medicina.
Objetivo e período de Realização Identificar os impactos da construção do evento de medicina, arte e humanização em saúde na formação integrativa dos estudantes de medicina ao explorarem os benefícios terapêuticos das atividades artísticas. O evento ocorreu entre os dias 25 e 26 de outubro de 2023, no auditório Renildo Calheiros da Faculdade de Medicina de Olinda, e foi realizado por acadêmicos da instituição, voltado para o público interno e externo.
Resultados O Encontro destacou a importância de integrar práticas artísticas como ferramentas terapêuticas na formação médica, promovendo um ambiente de cooperação e diálogo que reuniu estudantes, profissionais de saúde e membros da comunidade.
A partir da realização do evento, foi possível sensibilizar e instruir os estudantes de medicina dentro da perspectiva do cuidado humanizado, fornecendo-lhes ferramentas normalmente não utilizadas pelo sistema medicalocêntrico, em que o cuidado é, por vezes, segmentado e voltado mais para ao tratamento das doenças, em detrimento da abordagem holística e preventiva acerca da saúde do sujeito.2,3
Ademais, em concordância com a obra Pedagogia da Autonomia do educador Paulo Freire, o encontro possibilitou o exercício do diálogo e do protagonismo dos acadêmicos envolvidos na organização do momento, uma vez que abriu espaço para busca de novas formas de cuidar e de enxergar o processo saúde-doença, utilizando da arteterapia como ferramenta para adentrar em camadas da subjetividade humana em que o cuidado tradicional normalmente não alcança.5
Aprendizado e Análise Crítica Ao integrar as práticas artísticas aos cuidados médicos, o Encontro de Medicina, Arte e Humanização em Saúde apresentou possibilidades na formação dos futuros profissionais da saúde na busca de entender e responder às necessidades emocionais e sociais de seus pacientes. Essa abordagem holística da saúde, que tenta enxergar o indivíduo como um ser singular, complexo e multidimensional, é essencial para a prática médica contemporânea e futura.
Dessa maneira, o evento demonstrou ser uma iniciativa necessária para a formação acadêmica e humana dos estudantes de medicina. Nele, foram reforçados os valores de empatia, integração e cuidado centrado no paciente, preparando os participantes para uma prática médica de excelência. Ao criar um espaço para reflexão, diálogo e expressão artística, o encontro contribuiu para a construção de uma abordagem de saúde mais humanizada, holística e eficaz para o enfrentamento dos desafios na formação médica.
Referências 1. Ferreira ER, et al. A humanização do atendimento na atenção primária à saúde / A assistência humanizada na atenção primária à saúde. Braz. J. Hea. Rev.2022;5(1):1680–1693.https://doi.org/10.34119/bjhrv5n1-143
2. Oliveira DL, Marques VRC, Santos MA, Cunha AC. Acolhimento na Atenção Primária à Saúde: revisão integrativa. Trab. educ. saúde. 2020;18(3) https://www.scielo.br/j/tes/a/vjBWRCzZngzKdKk73SnzNBw/
3. Brasil. Política Nacional de Humanização PNH: Humaniza SUS. Bvsalud.org, p. [14][14], 2015 [acessado em: 30 maio. 2024]. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/bvsms/resource/pt/mis-37473
4. Moreira JV, Almeida MJ de, Sanches L da C, González AD, Barreiros RN. A arte do palhaço na educação médica. Rev bras educ med. 2021; 45(3): 168. https://doi.org/10.1590/1981-5271v45.3-20200519
5. Paulo Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio De Janeiro; São Paulo: Paz & Terra; 1996.
Fonte(s) de financiamento: Financiado pelos próprios autores
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