51433 - OS IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO DE UMA LIGA ACADÊMICA DE SAÚDE NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE PSICOLOGIA GIOVANNA GUEDES NÓVOA - UNESP, ALICE KEIKO BARBOSA UEKI - UNESP, ANNA LAURA COSTARD DE SCATIMBURGO - UNESP, BÁRBARA RIBEIRO DE CARVALHO - UNESP, FELIPE GABAN PETINDÁ MOREIRA - UNESP, GABRIELA BORSATO SCALIANTE - UNESP, NATHALIA LINS MORAIS - UNESP, NICOLE PECORARO SILVA DE CARVALHO GOMES - UNESP, RENATA DE OLIVEIRA SANTOS - UNESP, VITÓRIA BRITO TAVARES DE JESUS - UNESP
Contextualização A criação da Liga Interdisciplinar em Saúde (LINTER) se deu oficialmente no dia 10 de agosto de 2021, organizada por estudantes de Psicologia, e atualmente está vinculada ao departamento de Psicologia Social da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus de Assis. As atividades da Liga consistem em ciclos de estudos, atividades práticas, reuniões organizativas e a promoção de eventos direcionados ao público interno e externo da liga, visando uma reflexão crítica acerca de temas pertinentes ao campo da saúde coletiva, a partir do tripé ensino-pesquisa-extensão (Souza; Noguchi; Alvares, 2019). Além disso, a Liga possibilita a construção de um diálogo entre a população assisense e a universidade pública, e permite que estudantes entrem em contato com diversos temas que envolvem o campo da saúde coletiva de modo interdisciplinar, o qual questiona o regime de poder que a disciplinarização impõe e permite uma integração com diversos núcleos do saber (Costa, 2007). Atualmente a LINTER é composta por 30 estudantes de diferentes anos do curso de psicologia e uma professora tutora, os quais se reúnem semanalmente para as atividades propostas.
Descrição da Experiência A Organização das atividades é realizada através de um planejamento anual, considerando as cinco diretorias presentes na LINTER (administrativa, comunicação, ensino, extensão e pesquisa. Assim, a primeira define os objetivos organizacionais e financeiros, como a construção do cronograma. A segunda tem como propósito a criação de uma identidade visual padronizada e publicações informativas sobre o tema da saúde nas redes sociais. Já a terceira planeja desenvolver ciclos de estudos acerca de temas em Saúde Coletiva e visitas técnicas.
A quarta diretoria responsabiliza-se pela construção de eventos que circundam a temática supracitada, promovendo o diálogo da comunidade interna com a externa. Ademais, a quinta diretoria se dedica à produção de pesquisas e apresentação de trabalhos em Congressos. Por fim, busca-se o alinhamento entre as diretorias, para que os temas abordados dialoguem com as pesquisas, eventos, ciclos de estudo e postagens durante o ano, além das atividades visarem a participação dos integrantes em diferentes diretorias, a fim de fomentar o aprendizado e integração entre os membros.
Objetivo e período de Realização O objetivo de uma Liga Acadêmica é possibilitar uma formação complementar à grade curricular comum a partir de atividades realizadas coletivamente de forma dinâmica e focalizada no âmbito do ensino, pesquisa e extensão. Durante o ano de 2023, a LINTER objetivou potencializar suas ações dentro e fora da Universidade, a partir de uma visão amparada nos princípios da saúde coletiva, da interdisciplinaridade e do compromisso social, buscando fortalecer a presença da Psicologia na promoção de saúde.
Resultados A Diretoria Administrativa tratou das implicações financeiras e documentais internas da Liga ao longo do ano. Por meio da Diretoria de Comunicação, redesenhamos a identidade visual da LINTER a partir do uso de fontes, cores e demais elementos visuais que buscassem fortalecer o nosso enquadramento político e estético com a proposta da Saúde Coletiva. Tivemos cinco ciclos de estudos mediados pela Diretoria de Ensino em 2023, cujos temas (bases da Saúde Coletiva, Transtorno do Espectro Autista, Maternidade no Brasil, Atenção Psicossocial e Psicologia Hospitalar) foram escolhidos por votação de maioria simples entre os membros da Liga.
Por meio da Diretoria de Extensão, foram realizados seis eventos de variados tempos de duração, atividades e públicos atingidos. Através deles, possibilitamos reflexões que enriqueceram o debate sobre saúde e auxiliaram a pensar criticamente as demandas da população brasileira junto a outros coletivos e entidades, aos usuários, professores e profissionais do SUS. Cinco resumos acadêmicos foram publicados por integrantes da Diretoria de Pesquisa em 2023, através dos quais se discutia, por exemplo, as maternidades LGBT+ e a saúde da população indígena.
Aprendizado e Análise Crítica As produções de cada diretoria foram responsáveis por incentivar o diálogo com a comunidade externa, além de impactar de forma positiva a vivência dos membros da LINTER. Considera-se que a participação de estudantes de psicologia em uma Liga Interdisciplinar de Saúde é enriquecedora para sua formação acadêmica e profissional, pois oferece a oportunidade de refletir e discutir temas pouco abordados na grade curricular, como Saúde Coletiva, interdisciplinaridade na saúde e uma psicologia crítica e diversificada que atende às demandas da realidade brasileira e do SUS.
Assim, tal possibilidade permite que os membros desenvolvam uma visão ampliada da saúde, que vai além do discurso naturalista da medicina, incorporando questões éticas e políticas (Birdman, 2005). Além disso, a liga acadêmica desempenha um papel fundamental na formação dos membros para o SUS, além de facilitar a aproximação com diversos campos de inserção da prática da Psicologia na saúde, promovendo a integração de abordagens psicossociais nos cuidados de saúde.
Com isso, procura-se sempre abordar as temáticas a partir de um olhar interdisciplinar e diverso com o objetivo de abarcar as diferentes subjetividades e realidades existentes em nossa sociedade. Segundo Barot (1996), é de suma importância que o trabalho do psicólogo se estabeleça em função das características concretas da população a que deve atender.
Referências BIRDMAN, J. A Physis da Saúde Coletiva. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 15(Suplemento):11-16, 2005.
COSTA, R. P. Interdisciplinaridade e equipes de saúde: concepções. Mental, Barbacena, v. 5, n. 8, p. 107-124, jun. 2007 . Disponível em: . Acesso em: 06 jun. 2023.
MARTIN-BAROT, O papel do Psicólogo. Estudos de Psicologia, Natal, v. 2(1), p. 7-27, 1996.
SOUZA, L. S.; NOGUCHI, C. S.; ALVARES, L. B. Uma nova possibilidade de construção do conhecimento em Psicologia. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 237–251, 2019. DOI: 10.5433/2236-6407.2019v10n1p237. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/eip/article/view/29246. Acesso em: 06 jun. 2023.
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