50218 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM PRIMEIROS SOCORROS PARA POPULAÇÕES VULNERÁVEIS DE ZONAS RURAIS EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR DA BAHIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ROBERTO SÉRGIO FERREIRA NASCIMENTO FILHO - UESB, BRUNA SOUZA CARDOSO - UESB, JADE AMORIM ANDRADE - UESB, ÉDIO VINICIUS SANTOS DE SÁ - UESB, HELENA MARIA GOMES SANTANA - UESB, MAGNA TALITA SILVA SÁ TELES - UESB, TAMYRES ARAÚJO ANDRADE DONATO - UESB
Contextualização A população rural, devido a suas inúmeras especificidades, enfrentam desafios socioeconômicos e geográficos para acessar os serviços da saúde, o que os torna um grupo socialmente vulnerável (Souza, 2023). No que diz respeito à saúde, se comparado à população urbana, essas pessoas vivem em situações mais precárias, com uma baixa cobertura de saneamento (32,8%), baixa densidade dos serviços de saúde, escassez de profissionais, pouco acesso a cuidados especializados e péssima infraestrutura de transportes (Brasil, 2014; Pereira, Pacheco, 2017). Tais condições, quando associadas a indivíduos residentes na zona rural com risco iminente de morte, tornam-se agravantes para o desfecho clínico dessas vítimas, visto que o tempo é determinante na sobrevida da vítima em situações de urgência e emergência (Almeida, 2022). Dessa forma, o conhecimento de práticas de primeiros socorros para populações no contexto rural, por meio da educação em saúde, torna-se uma estratégia capaz prevenir mortes evitáveis e reduzir complicações e incapacidades a médio e longo prazos, decorrentes de uma conduta inicial falha.
Descrição da Experiência Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, acerca das atividades vivenciadas no projeto supracitado. Essa ação extensionista foi desenvolvida por estudantes do curso de medicina da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), sob a coordenação de uma docente da mesma instituição. As atividades ocorreram no período de junho de 2023 à maio de 2024, em seis comunidades rurais previamente selecionadas de um município do interior baiano. As capacitações ocorreram duas vezes por mês em cada comunidade, contemplando grupos distintos, com o objetivo de treinar o maior número de pessoas. Os seguintes temas foram abordados nas oficinas de capacitação: como acionar o serviço do SAMU 192; estabilização de fraturas; reanimação cardiopulmonar; manobras de desengasgo e contenção de hemorragias. As atividades envolveram estratégias metodológicas diversificadas, a saber: aulas expositivas, simulações/treinamentos práticos envolvendo os participantes da comunidade, rodas de conversas para esclarecer as dúvidas e compartilhar experiências, além da aplicação de questionários pré-teste e pós-teste para avaliar a efetividade dos treinamentos no ensino de noções básicas de primeiros socorros à populações leigas residentes nesses territórios.
Objetivo e período de Realização Descrever a experiência sobre o ensino de primeiros socorros em seis comunidades rurais do interior da Bahia, executada por discentes do curso de medicina integrantes de um projeto de extensão vinculado à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no período de junho de 2023 à maio de 2024.
Resultados O projeto obteve resultados exitosos junto às populações, uma vez que conscientizou os participantes acerca da importância dos primeiros socorros e os empoderou para exercerem habilidades práticas em diversas situações de emergência, como acionamento do SAMU, engasgos, paradas cardiorrespiratórias, contenção de hemorragias e estabilização de fraturas. A avaliação dos pré e pós testes e o depoimento dos participantes revelaram que houve absorção satisfatória dos conhecimentos teórico-práticos realizados nas comunidades, aumentando a segurança da comunidade para lidar em cenários semelhantes. Além disso, o foco prático das oficinas e as redes sociais do projeto fomentaram a interação e disseminação do conhecimento para além das comunidades, ampliando o público alvo.
No que diz respeito aos discentes, a experiência revelou a importância de intervenções educativas em saúde, assim como ampliou os saberes na área de atendimento pré-hospitalar. Ademais, o projeto possibilitou uma aproximação com as comunidades, permitindo uma compreensão ampla das realidades sociais e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e empatia, os quais são vitais para uma prática médica humanizada.
Aprendizado e Análise Crítica O aprendizado adquirido e compartilhado nas oficinas de capacitação evidencia sua relevância por meio dos resultados gerados na comunidade relacionados à educação em saúde em primeiros socorros. O ensinamento sobre as etapas de atendimentos de emergência, desde o acionamento do SAMU 192, passando pelos cuidados iniciais até a chegada dos profissionais de saúde, otimiza o processo de atendimento e sobrevida das vítimas. Ademais, o treinamento prático desenvolve nos participantes a confiança e segurança necessárias para atuarem de forma eficiente nas principais situações de emergência que podem ser presenciadas. Por conseguinte, a importância de disseminar esses conhecimentos, em especial para populações vulnerabilizadas e com acesso limitado aos serviços de saúde, configura o principal avanço do vigente projeto, assim como torna os extensionistas, enquanto futuros médicos, mais preparados para atuarem de forma eficaz e sensível perante as necessidades das populações. Portanto, a partir dessa discussão, torna-se evidente a necessidade do desenvolvimento de mais projetos extensionistas voltados às populações mais vulneráveis, como forma de mitigar as suas desigualdades sociais, as quais são muitas vezes invisibilizadas pela sociedade.
Referências ALMEIDA, V. F. Caminhos da população ribeirinha no acesso à urgência e à emergência: desafios e potencialidades. Interface(Botucatu). v. 26, n. 14, 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.311, de 23 de outubro de 2014. Altera a Portaria nº 2.866/GM/MS, de 2 de dezembro de 2011, que institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF). Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
PEREIRA, L. L., PACHECO, L. O desafio do Programa Mais Médicos para o provimento e a garantia da atenção integral à saúde em áreas rurais na região amazônica, Brasil, Botucatu, Rev. Interface, n. 21, v.1, p.1181-1192, jul. 2017.
SOUZA, I. G.,ARAÚJO, T. M. F., SIMÔES, E. S. S., NASCIMENTO, A. A. J. Desafios para garantir saúde às populações que vivem em comunidades rurais. Revista ft. v. 26, 120 ed., 2023.
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