04/11/2024 - 17:20 - 18:50 RC8.7 - Perpectivas da Graduação: Contribuições para a Formação em Saúde |
50173 - COMBATE À ALIENAÇÃO DE ESTUDANTES DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA USANDO O GOOGLE CLASSROOM JULIANA VIEIRA MACHADO DA SILVA VARIZE - EMC/UNIRIO, CAROLINA ROMÃO AZEVEDO - EMC/UNIRIO, ISABELA SALLES TEIXEIRA RIBEIRO - EMC/UNIRIO, LUIZA MORGAN CAMARA - EMC/UNIRIO, MARIA LUIZA DEMARCHI CALIMAN - EMC/UNIRIO, SANDY BORGES DE AGUIAR - EMC/UNIRIO, MARIA APARECIDA DE ASSIS PATROCLO - ISC/UNIRIO
Contextualização Os estudantes de medicina geralmente enfrentam um contínuo e longo processo de aprendizagem e lidam com problemas como falta de tempo, excesso de informações, questões psicológicas e emocionais que envolvem o processo de adaptação à graduação, além disso a origem de classe os mantém afastados da realidade social do conjunto da população e a formação predominantemente conteudista descontextualizada dos Determinantes Sociais (DSS) da saude não contempla a formação do médico cidadão.
Durante a pandemia de Coronavírus iniciada no Brasil em março de 2020, foram adotadas tecnologias para o ensino remoto e com isso o uso do Google Classroom tornou-se importante ferramente de apoio, que também permite o contato longitudinal prospectivo com os estudantes podendo contribuir para a desalienação de classe social e da formação em que dados do mundo real com seus aspectos sócio econômicos, ecologicos e culturais não transversalizam os conteúdos.
Descrição da Experiência A disciplina de saúde coletiva, denominada Práticas em Saúde 2, debate conteúdos como DSS; processo de formulação de politica pública; modelos de atenção a saúde; Redes de Atenção a Saúde (RAS); logistica de programas de saúde publica segundo fases da vida e doenças agudas e cronicas de maior magnitude; vigilância em saúde; segurança do paciente e Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS), tem 90 h sendo ofertada no segundo período do curso de medicina da UNIRIO. A tuma que frequentou a disciplina em 2023.1 foi selecionada, devido ao perfil de diversidade social e interação positiva, para iniciar experimento de desalienação e formação do médico cidadão, em que o o classroom é utilizado como ferramenta de mediação e seguimento longitudinal prospectivo até 2028.
Os estudantes não foram avisados do experimento e 55,8% (43/77) se mantinham cadastrados após o término do período.
Foram feitas 218 postagens de textos científicos especialmente relacionados aos DSS, noticias do mundo real que se relacionam com a saúde; divulgação de eventos médicos e culturais; relatos; poemas, abrangendo: racismo; população LGBTQIAP+, saúde indígena, violência doméstica, feminicídios, vacinação; dengue; hanseníase; saúde do idoso, gestação; desafios da ciência, desastre climático; greve nas universidades federais, conforme se fazem presentes no mundo real, por órgãos de divulgação
Objetivo e período de Realização Descrever intervenção para desalienação e formação do médico cidadão com uso do classroom na escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, no período 2023.2 a 2041.1.
Resultados Tipo de postagens: LGBTQIA+:indicadores de saúde mental; Desvalorização dos profissionais de saúde pública; IBGE perguntará identidade de gênero; Registro de recém-nascidos: desafio para indígenas; Regulamentada a profissão de sanitarista; Doença falciforme terá notificação obrigatória; Incorporação do teste HTLV em gestantes; SUS: atendimento para AVC isquêmico; Aborto na Argentina após três anos; Big Pharma e Saúde Global; Recorde de mortes por dengue; Corrida por “impacto”: academia X grupos editoriais; Fatores socioeconômicos e hanseníase; Indicadores socioeconômicos e mortalidade por doença isquêmica do coração e cerebrovascular no Brasil; Vacinação x liberdade; Saúde digital: porta aberta para nova colonização?; Suicídio cresce: indígenas na liderança; Parte da ciência é cooptada pelo capital; Debate sobre diretrizes curriculares de medicina; Primeira mulher na ABM; Práticas autorais e políticas editoriais antiéticas; Greve das universidades federais é (também)pela saúde docente; Guia de manejo de infecções em desastres climáticos; Mudanças climáticas: saúde mental e cardíaca. Há 53 comentários e 25 respostas docente, mas ainda não há debates entre estudantes.
Aprendizado e Análise Crítica O uso de tecnologias digitais para aumento do potencial do processo ensino aprendizagem que permitam interações participátivas e problematizadoras, representam um marco do mundo contemporâneo e propiciam intervenções sobre aspectos que há muito angustiam todos aqueles que compreendem a importância dos orgãos públicos de ensino superior na formação de profissionaios comprometidos com a realidade brasileira.
Esse experimento ao não ser do conhecimento dos estudantes desde o inicio não permitiu a escolha por eles de se manterem ou não cadastrados no classroom. A partir de 2024.2 esta previsto transformá-lo em projeto de pesquisa, com parecer do CEP, para que monitores atuem como dinamizadores da proposta, aumentando o numero de cadastrados, comentários, debates remotos entre estudantes e sejam feitas avaliações parciais e final relativas ao cumprimento dos objetivos de desalienação e formação de médicos cidadãos.
Referências SILÉN, C. et al. Designing for student autonomy combining theory and clinical practice – a qualitative study with a faculty perspective. BMC Med Educ, 532. 2024.
LANTING, K. et al. Community-based learning in medical education: A starting guide and lessons learned. Medical Teacher, pp. 1–4. 2024.
SANTOS, T.M.M et al. Aprendizagem baseada em projeto e a formação médica: relato de experiência introduzindo questões para o debate interprofissional. Rev Bras Med Fam Comunidade, vol. 19, nº 46, p. 3772. 2024.
ZONGYA, L. et al. Does a perceptual gap lead to actions against digital misinformation? A third-person effect study among medical students. BMC Public Health. Publicado online. 2024
|