Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
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53506 - SAÚDE MENTAL E RESIDÊNCIAS EM SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE
FABIANA MARIA DE AGUIAR BELLO MARQUES - FIOCRUZ/PE, RENATA FERREIRA TINÉ - RENASF/UFPB


Contextualização
A qualidade de vida no campo da saúde têm sido objeto de estudos, pois permite identificar problemas cruciais de saúde e fatores associados ao adoecimento dos profissionais de saúde. As residências em saúde são uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, com duração mínima de dois anos e regime de dedicação exclusiva em uma carga-horária de 60 horas semanais. A sua principal finalidade é de formar profissionais qualificados para trabalhar sob os princípios e diretrizes do SUS, entendendo que nem sempre os cursos de graduação abordam as especificidades do trabalho em saúde pública. Contudo, as residências em saúde têm sido alvo de questionamentos críticos relacionados à oferta de supervisão qualificada, à sobrecarga de trabalho e à privação do sono. Experiências têm evidenciado que o treinamento pode ter efeitos deletérios à saúde, bem-estar e na qualidade de vida pessoal do profissional, bem como ser prejudicial à sua sensibilidade em relação aos pacientes, no seu desempenho profissional e acadêmico. Portanto, tem se observado que este profissional, inserido em um programa de residência está sujeito a se deparar constantemente com eventos desafiadores, associados a pressões internas e externas, resultando em situações geradoras de estresse e problemas de saúde.

Descrição da Experiência
O relato busca descrever a experiência de uma estratégia de apoio ao residente ofertada pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Secretaria de Saúde do Recife/PE. A iniciativa foi implantada em maio/2020 durante a pandemia da Covid-19, a partir da necessidade de se discutir a saúde mental dos residentes frente aos desafios daquele período. Teve início no formato online, devido as recomendações de isolamento social para reduzir e conter a propagação do vírus. Em 2022, a estratégia é incorporada ao Projeto Político Pedagógico (PPP) do Programa com a finalidade de aliviar o estresse e ansiedade, promover interação e cuidado entre os residentes. A atividade é autogerida pelas turmas R1 e R2, de maneira compartilhada, desde o planejamento a execução. Portanto, trata-se de um estudo descritivo, retrospectivo, do tipo relato de experiência com abordagem qualitativa, elaborado por residentes e coordenação, a partir dos registros de ata de reunião e documento oficial, o PPP.

Objetivo e período de Realização
O trabalho objetiva relatar a experiência de uma estratégia de cuidado e promoção da saúde voltada aos profissionais residentes de um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da cidade do Recife/PE. Foi realizada no período de março a dezembro de 2023.

Resultados
De acordo com o PPP do Programa, o espaço estava protegido na agenda padrão dos residentes com frequência regular quinzenal, às sextas-feiras no turno da tarde. Contudo, foram registrados 15 encontros com duração de aproximadamente quatro horas e cinco cancelados por demandas diversas. O número de participantes variou de 20 a 13 residentes por encontro. O planejamento das atividades foi desenvolvido trimestralmente, identificando-se os desejos e interesses dos atores envolvidos. Os encontros das turmas de residentes ocorreram, na maioria das vezes, em espaços externos ao ambiente de trabalho, como: praças, parque, praia, cinema, dentre outros. O formato online também foi identificado, porém em menor escala. Observou-se a diversidade de temáticas e práticas de cuidado realizadas ao longo do período. Dentre elas, destacam-se: acolhimento, jogos interativos, prática de vôlei, dança circular, cinedebate e arraial junino. Além de trocas de experiências sobre Portfólio e TCR e matriciamentos temáticos, dentre eles: desenvolvimento da linguagem infantil e abordagem a população em situação de rua.

Aprendizado e Análise Crítica
De acordo com os envolvidos, a troca de experiências entre os pares, o convívio social, a criação de uma rede de apoio/ suporte mútuo, novas formas de produzir autocuidado, o tempo protegido na agenda padrão para desacelerar são alguns dos aspectos mais relevantes desta experiência. Contudo, também foi observado desafios significativos que precisam ser melhor analisados, como: a dificuldade de adesão de todos os profissionais residentes, seja pelo estigma, valores e crenças pessoais; a falta de clareza dos objetivos propostos pelo espaço; a sobrecarga de demandas e consequentemente, priorização de agendas assistenciais; as dificuldades quanto ao manejo de conflitos foram alguns dos pontos avaliados pelos envolvidos. Estudos voltados à promoção da saúde, gestão de tempo e de relação humana, têm sido fundamentais para compreender a problemática da saúde mental de profissionais residentes. Tem se observado que a integração de diferentes estratégias, em níveis de intervenções psicológicas, como a ampliação do convívio social, incentivo à prática de esporte, alimentação saudável e saúde do sono são algumas evidências implementadas e avaliadas que podem trazer benefício à saúde. Por fim, conclui-se que a iniciativa tem se configurado uma importante estratégia de apoio para melhorar a qualidade de vida e incentivo à promoção à saúde dos residentes.

Referências
ACHKAR, T. C. S. Síndrome de Burnout: repercussões na qualidade de vida no trabalho de profissionais de saúde de um hospital privado da cidade de Cascavel-PR. Dissertação de mestrado - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2006.
ASAIAG, P. E. et al.. Avaliação da qualidade de vida, sonolência diurna e burnout em Médicos Residentes. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 3, p. 422–429, jul. 2010.
AZEVEDO, A.T. L. Ansiedade, Depressão e Estresse em Residentes Multiprofissionais do Hospital Universitário Onofre Lopes - UFRN. Rio Grande do Norte: Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde, 2021.
BARRACK, R. L. et al. Effect of duty hour standards on burnout among orthopaedic surgery residents. Clinical orthopaedics and related research, v. 449, p. 134–137, 2006.


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