Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
RC8.6 - A potencia do Processo de Formação Profissional

53290 - RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS DA CATEGORIA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA NA CIDADE DE SOBRAL-CE.
FABLICIA MARTINS DE SOUZA - UFC, YANN NOBRE VIANA - UFC, RICHELLY MARIA RODRIGUES HOLANDA - UFC, STEFANY MARIA FERREIRA BEZERRA - UFC, MANUELA CÂNDIDA MARQUES DE OLIVEIRA - UFC, BRUNA OLIVEIRA SILVA - UFC, SABRINA MARIA CARREIRO ALMEIDA - UFC, PATRICIA INÊS ZALAZAR - UFC, LIDIANE ALMEIDA MOURA - UFC, MYRNA MARIA ARCANJO FROTA BARROS - UFC


Contextualização
Propostas de mudanças na formação em saúde no Brasil surgiram desde o final da década de 1980, com a conjectura do Sistema Único de Saúde (SUS). Na modalidade de pós-graduação lato sensu, o Ministério da Saúde apoia a Residência Multiprofissional em Saúde da Família (RMSF), que foi idealizada a partir da expansão da Estratégia Saúde da Família (ESF), onde se reorganizou as ações de saúde, saindo de uma perspectiva simplesmente do tratamento das patologias, para ações que buscam a promoção da saúde. Nesse contexto a RMSF tem como objetivo articular os conhecimentos adquiridos na formação inicial, muitas vezes fragmentados e desarticulados, com a complexidade dos determinantes que se inter-relacionam na vida e no cuidado à saúde da população. No contexto de Sobral, Ceará a RMSF acontece por meio da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS), apoiada na rede de atenção básica. As vivências de extensão justificam-se por intensificar e aprimorar a práxis profissional pertinente a cada categoria integrante da RMSF a partir da busca de conhecimentos e experiências relevantes para a ESF, visando sempre contribuir para aumentar a efetividade das práticas e saberes. A finalidade é proporcionar a troca de conhecimentos, o contato com a dinâmica e a lógica de outros serviços de saúde visando o desenvolvimento das competências.

Descrição da Experiência
Trata-se de um relato de experiência com abordagem qualitativa, no sistema saúde-escola na cidade de Sobral - CE. Simultaneamente, as vivências foram devidamente distribuídas levando em consideração a carga horária total de 80h, sendo ainda divididas entre os serviços citados, respeitando o limite mínimo de 12h por serviço. Por conseguinte, as práticas foram estruturadas e organizadas pela Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (EFSFVS), na representação de tutores e preceptores, onde estes ficaram responsáveis de articular com os serviços do sistema de saúde de Sobral-CE, para que os profissionais residentes viessem a apoderar-se dos espaços e a entender a logística de funcionamento destes, assim como entender as ações desenvolvidas nesses espaços.

Objetivo e período de Realização
O objetivo deste relato de experiência é proporcionar a troca de conhecimentos, o contato com a dinâmica e a lógica de outros serviços de saúde visando o desenvolvimento das competências. As ações foram realizadas nos meses de junho de 2021 à março de 2022.


Resultados
O Centro de Assistência Psicossocial II Damião Ximenes Lopes Ximenes, em Sobral-CE, estruturou - se a partir de 1998 e conta com uma equipe multidisciplinar. O CAPS–AD se encontra em funcionamento desde 2002, visando à promoção de ações preventivas e de tratamento na área de dependência química. Tivemos como carga horária três turnos (12 horas) e pudemos conhecer o funcionamento da instituição bem como o fluxo do serviço. No primeiro momento foi explicado o processo de funcionamento e fluxo da instituição, contando ainda alguns procedimentos e protocolos utilizados pelo serviço. No segundo encontro nos foi mostrado e explicado as notificações realizadas nos casos de Hanseníase e tuberculose, que para a categoria de Educação Física seria de maior relevância tendo em vista que se fazem necessários os diagnósticos em tempo hábil para diminuir os efeitos sequelares das doenças, e do uso do próprio fazer profissional para diagnóstico clínico da hanseníase. Todas as iniciativas desenvolvidas buscam oferecer atividades que proporcionem o respeito às diferenças entre os alunos, tornando possível não apenas o reconhecimento de suas potencialidades, mas também sua integração na sociedade.

Aprendizado e Análise Crítica
A profissão de Educador (a) Físico (a) conseguiu trazer alguns avanços referentes aos processos de trabalho e a atuação dentro da Atenção Primária a Saúde (APS), podendo integrar as equipes multiprofissionais e desenvolver ações como apoio as equipes mínimas que compõem a Estratégia Saúde da Família (ESF). Nesse sentido, as residências multiprofissionais proporcionam para a categoria Educação Física o formato da formação como trabalhadores para o Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo a integração e a formação diferenciada. Na realidade de Sobral-CE é possível obter essa formação mediante quatro eixos estruturantes dando destaque a educação permanente como formato diferenciado nas abordagens utilizadas. Ao referenciar os espaços em que as vivências foram realizadas, vale ressaltar a importância do conhecimento adquirido com a ocupação desses espaços, sendo possível entender os processos de trabalho e as ações que são desenvolvidas a nível municipal e até os diálogos a nível estadual. Nesse mesmo aspecto é importante destacar a existência da articulação intersetorial existente entre os serviços, garantindo um maior comprometimento entre as esferas de atuação, garantindo maior eficácia nas ações desenvolvidas nos territórios realizados pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família.

Referências
CAMPOS, G.W.S; AMARAL, M.A. A clínica ampliada e compartilhada, a gestão democrática e redes de atenção como referenciais teórico-operacionais para a reforma do hospital. Ciênc Saúde Coletiva. v. 12, n. 4, p. 849 – 859. 2007

CARNIEL, F.; STRAPASSON, A. M. A Educação Física na Educação Especial. Revista Digital, Buenos Aires, v. 11, n. 104, Janeiro de 2007.

COLOVINI, L. A educação física e a promoção da saúde mental: revisão sistemática de artigos entre 2000 a 2010. Trabalho de Conclusão de Curso, Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo populacional 2010. Disponível em: www.cidades.ibge.gov.br. Acesso em 30 de maio. 2017.

JUNIOR, T. M, et al. A residência multiprofissional em saúde da família de sobral-ce. S A N A R E, Sobral, v.7, n.2, p.23-30, jul./dez. 2008

Fonte(s) de financiamento: Financiamento próprio


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