Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
RC8.6 - A potencia do Processo de Formação Profissional

52016 - CIRURGIÃO DENTISTA ATUANTE EM RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL DE SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
JOÃO GABRIEL DE SOUZA CAVALCANTE - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ - ESP/CE, ANTÔNIO RODRIGUES FERREIRA JÚNIOR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE


Contextualização
A interação e o trabalho em equipe são importantes na área da saúde, a fim de promover ações e estratégias para o desenvolvimento da assistência e do cuidado integral dos usuários do sistema. Diante disso, as Residências Multiprofissionais em Saúde constituem uma estratégia de formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Pós-graduação lato sensu oferecida às categorias profissionais da área da saúde, com exceção da médica, na qual o profissional passa por uma formação em dedicação exclusiva, com carga horária extensa, divididas entre atividades teórico-práticas. Tem como característicasa educação em serviço, fortalecendo os princípios e diretrizes do SUS, observando as necessidades de atenção à saúde de determinado local. Vale ressaltar que durante a formação acadêmica, a Saúde Coletiva na Odontologia é vista como uma área nebulosa, que durante a graduação não estimula os alunos para maior dedicação e aproveitamento da disciplina.

Descrição da Experiência
No intuito de vivenciar a experiência de integralidade da atenção à saúde, no primeiro mês de residência ocorreu a territorialização e logo depois, foi demonstrado como ocorreria o percurso dos residentes em saúde coletiva. O primeiro cenário foi o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), no qual o residente era inserido no contexto da saúde mental, observando as potencialidades e as dificuldades que ali existiam. Nesse cenário, o residente tem o papel analisar situações, e se possível resolver, como por exemplo, realização e participação de matriciamentos para fortalecer a relação entre Unidade Básica de Saúde (UBS) e CAPS. Já no cenário de UBS, o residente se envolve de forma similar ao outro equipamento de saúde, analisando e resolvendo situações de gestão, como o fluxo de atendimentos da unidade, além de participar de ações coletivas, promovendo educação em saúde com o restante dos profissionais. No terceiro cenário prático, o residente vivencia o âmbito da Secretaria Municipal de Saúde, especialmente a coordenadoria de saúde bucal, o que facilitou e motivou ainda o processo de trabalho. Assim, eram realizadas diversas atividades organizacionais referentes à saúde bucal do município, como análise do financiamento para assistência e acompanhamento da regulação odontológica.

Objetivo e período de Realização
Objetivou-se sistematizar a experiência de cirurgião-dentista em residência multiprofissional de saúde coletiva, na tentativa da compreensão da construção do seu perfil profissional e sua atuação em um contexto de residência multiprofissional em saúde coletiva. O relato de experiência foi desenvolvido no período de março de 2023 a outubro de 2023, tratando-se de um estudo transversal, de caráter qualitativo e descritivo.

Resultados
Evidenciou-se que assuntos relacionados a gestão envolvem complexos processos de trabalhos, os quais requerem responsabilidades para resolução das demandas contínuas. No município são visualizadas algumas precariedades, como infraestrutura deficiente dos equipamentos de saúde, falta de alguns insumos, que são desafiadores para o processo de trabalho qualificado. No contexto da Residência Multiprofissional, a Odontologia ganha espaço na área da Saúde Coletiva, proporcionando maior conhecimentos ao profissional-residente, fazendo este assumir papeis de gestão para contribuir com o município. Com isso, desfaz a práxis de consultório odontológico comumente conhecida, levando a formação sanitarista aos atuantes das residências, com a expectativa de ampliar as possibilidades para que estes tornem-se gestores na saúde pública. A Odontologia em Saúde Coletiva não só abrange uma variedade de ações educativas e preventivas, mas se engaja na análise socioepidemiológica dos problemas de saúde bucal da comunidade. Além disso, é responsável pela concepção e implementação de projetos, programas de ações coletivas ou de saúde pública visando à promoção, recuperação e controle da saúde bucal.

Aprendizado e Análise Crítica
A saúde coletiva estuda de forma intensa ações voltadas para gestão e educação permanente no âmbito do SUS. Com um programa tão grandioso e que ao longo dos tempos vem passando por um amadurecimento, é necessário analisar o perfil profissional dos trabalhadores de saúde que o constitui. Concomitantemente, a atuação do cirurgião-dentista sanitarista em atividades técnico-pedagógicas contribui significativamente para a expansão do escopo de atuação multiprofissional para além de uma perspectiva predominantemente clínica. Isso se dá pelo fato de que a inclusão desses profissionais amplia as oportunidades de discussão e reflexão sobre temas relacionados à organização do processo de trabalho, planejamento, integralidade do cuidado e vigilância à saúde. Esses assuntos geralmente não são abordados de forma abrangente na formação e na experiência da maioria dos profissionais de saúde. Portanto, a presença do sanitarista nesse contexto contribui para ampliar a visão da equipe em relação ao processo saúde-doença e à construção do cuidado. Nesse sentido, o programa de residência em saúde coletiva é fundamental na formação de profissionais para o sistema de saúde. A experiência proporcionada pela residência permitiu a construção de novos olhares, principalmente para área da Odontologia, com vislumbre de um novo caminho a seguir para melhorias da saúde pública e odontológica.

Referências
PAIM, J. S.; ALMEIDA FILHO, N. A crise da saúde pública e a utopia da saúde coletiva. Salvador: Casa da Qualidade, 2000.
SMO, Alan; SCHRAIBER, Lilia Blima. O campo da Saúde Coletiva no Brasil: definições e debates em sua constituição. Saúde e sociedade, v. 24, p. 205-218, 2015.
Ceará. Governo do Estado do Ceará. Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Escola de Saúde Pública do Ceará. Projeto Político pedagógico da Residência multiprofissional da Saúde Coletiva. Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará. Fortaleza: Secretaria de Saúde do Estado do Ceará; 2012.
Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Interministerial de no 1.077/MEC/MS, de 12 de novembro de 2009. Institui a Residência Multiprofissional em Saúde. Diário Oficial da União; Poder Executivo, Brasília, DF; 13 nov. 2009.


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