Roda de Conversa

04/11/2024 - 17:20 - 18:50
RC8.6 - A potencia do Processo de Formação Profissional

48658 - REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÂO DE GESTORES DE SERVIÇOS DE SAÚDE: DISCUSSÕES A PARTIR DA DISCIPLINA DE GESTÃO POR PROJETOS
DANILO PAULO LIMA DA SILVA - UFMG, SÔNIA MARIA NUNES VIANA - UFMG, GUSTAVO ANDRADE SILVA - UFMG


Contextualização
O cenário de formação de profissionais em saúde tem enfrentado desafios importantes, principalmente, quando se reflete sobre a formação de gestores em serviços de saúde. As complexidades são diversas, e estão refletidas nas formas de condução dos serviços de saúde prestados em caráter público e/ou suplementar, na integração das diferentes redes de atenção à saúde adotadas pelo SUS, nos desdobramentos das políticas públicas de saúde e na crescente necessidade de formação de profissionais-líderes (NUNES, 2021; SANTOS et al., 2022).

Ciente desses desafios a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde o ano de 2009, oferta o bacharelado em Gestão de Serviços de Saúde (GSS) que possui características singulares quando comparado a outras propostas formativas na área de gestão em saúde, tendo como enfoque a multidisciplinaridade e o diálogo permanente entre temas da medicina preventiva, da administração e da economia (UFMG, 2016).

O curso de GSS tem se consolidado enquanto formação e apresentado, empiricamente, resultados positivos na inserção de profissionais consoantes as volatilidades, incertezas, complexidades e ambiguidades presentes na Administração de Serviços de Saúde. Segundo Faria (2016), é possível compreender o curso de GSS a partir do prisma de uma formação multidisciplinar que visa uma atuação do profissional gestor para além de competências técnico-gerenciais.



Descrição da Experiência
O relato aqui descrito teve como origem as vivências de umas das disciplinas de férias ofertadas durante a formação de Gestão de Serviços de Saúde com enfoque na Gestão por projetos. A disciplina teve caráter teórico/prático e foi conduzida junto a parceiros, em sua maioria, egressos do curso de GSS e se desenvolveu no Hospital das Clínicas da UFMG (HC/UFMG/EBSERH).
Inicialmente os parceiros foram convidados a ministrar encontros expositivos e dialogados onde apresentaram conceitos de gestão por projetos em diferentes contextos de aplicação, compartilhando suas próprias vivências acadêmicas e profissionais nos serviços onde atuam. Vale salientar que a atividade formativa totalizou uma carga horária de 45 horas distribuídas entre encontros teóricos, visitas técnicas, elaboração de planos de ação e apresentação de propostas de intervenção.
Após a carga teórica, foi proposto um trabalho de campo onde foram identificados situações-problemas de contextos reais e, a partir dos conceitos estudados, elaborado um diagnóstico situacional e uma proposta de intervenção.
A atividade pedagógica foi concluída conforme o cronograma inicialmente apresentado e constituiu um espaço de trocas de experiências pouco observado durante a formação cotidiana do curso fomentando discussões sobre a identidade profissional, pensamento sistêmico na saúde e ferramentas de gestão.


Objetivo e período de Realização
O objetivo desse trabalho é relatar a experiência proporcionada durante a disciplina Tópicos em Saúde II - Introdução à Administração Hospitalar II - Gestão por projetos, ofertada no âmbito do bacharelado em Gestão de Serviços de Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais.
As vivências relatadas ocorreram durante os meses de janeiro e fevereiro de 2024.


Resultados
A turma foi dividida em 4 grupos. Cada grupo ficou responsável pela abordagem de uma situação-problema previamente selecionada após consulta aos trabalhadores de diferentes setores do HC/UFMG/EBSERH.
As situações-problemas elegidas foram: dificuldades enfrentadas pela Unidade de Produção e Distribuição de Refeições (UPDR) no controle de refeições ofertadas; organização de materiais e insumos no Instituto Alfa de Gastroenterologia; atraso na realização de laudos médicos no setor de diagnóstico por imagem e o controle de cotas de suprimento por parte do almoxarifado da instituição. Cada grupo contou com um orientador voluntário que anteriormente havia ministrado parte da carga teórica da disciplina.
As equipes realizaram, junto aos trabalhadores, um diagnóstico situacional aplicando ferramentas estudadas durante a parte teórica. Por meio do diagnóstico foram evidenciadas causas-raízes e, tendo como fundamento o ciclo PDCA, foram elaborados planos de ação propondo intervenções práticas sobre os problemas percebidos.
Cabe ressaltar que todos os grupos realizaram visitas técnicas visando dialogar com os trabalhadores sobre seus processos de trabalho e os problemas percebidos.

Aprendizado e Análise Crítica
Percebe-se que ao conciliar aspectos teóricos conceituais com a prática, em especial no campo da saúde a formação se aproxima da realidade. No campo teórico e da investigação na formação de profissionais, entre eles os gestores de serviço de saúde, é muito comum a teoria não se alinhar a prática. A gestão por projetos parece percorrer este caminho. Na organização da oferta da disciplina ao alinhar junto ao serviço receber os alunos com o propósito de pensar um projeto como solução de um problema foi desafiador. A maioria dos acadêmicos que chegam para atividade prática na atenção hospitalar são inseridos na rotina e não desafiados a pensar ações “fora da caixa”. Por outro lado, a concepção dos alunos no processo de ensino é baseada na concepção teórica, onde um “modelo” pode ser reproduzido e que melhorias e mudanças facilmente serão alcançados. Ao alinhar propostas de disciplinas como essa se percebe que o acadêmico não está preparado para intervir, já que outros fatores como cultura organizacional, recursos e a percepção desta metodologia como diferenciada ainda não é muito compreendida (em especial em disciplinas com carga horária pequena) assim como o serviço também precisa ver neste movimento uma oportunidade e não apenas “reproduzir” o que já é rotina na relação aluno/hospital de ensino.

Referências
Faria MA de, Silva A de J da. Gestão de serviços de saúde: analisando a identidade na graduação. Saúde Debate. 2016;40:95-105. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-1104-20161080008.

Nunes, BM. Seguindo os fios que tecem as redes com Eugênio Vilaça Mendes e Luiz Carlos de Oliveira Cecílio. 2021. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva). Rio de Janeiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/18306.

Santos IAR dos, Amestoy SC, Silva GTR da, Silva INC, Santos AS, Jesus ELSM de, Góis RMO de, Conceição MM da. Disciplinas de aprendizagem organizacional para o desenvolvimento de enfermeiros-líderes: Revisão integrativa. REME Rev Min Enferm. 2022;26. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/reme/article/view/38000

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG). Projeto pedagógico do curso de Gestão de Serviços de Saúde, 2017.

Fonte(s) de financiamento: Não houve


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