Roda de Conversa

04/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC8.5 - Residências em Saúde e Integração Ensino-Serviço-Território

53379 - ATUAÇÃO DA RESIDÊNCIA DE GESTÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS PARA SAÚDE NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA SECRETARIA DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL.
ANA VITÓRIA CONCEIÇÃO RIBEIRO DE MENEZES - SESDF, MISAEL JÚNIOR SOUSA MAGALHÃES - SESDF, SUDERLAN SABINO LEANDRO - SESDF


Contextualização
As residências multiprofissionais e uniprofissionais profissionais de saúde foram criadas a partir da promulgação da Lei 11.129 de 2005 e estão alinhadas aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse sentido,a Residência de Gestão de Políticas Públicas para a Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal iniciou a formação de sua primeira turma no ano de 2017, com 6 vagas distribuídas entre os profissionais de enfermagem, saúde coletiva e serviço social. O programa se desenvolveu e se ampliou, chegando a abrir 21 vagas em 2023, incluindo sete categorias profissionais: enfermagem, farmácia, nutrição, odontologia, psicologia, saúde coletiva e serviço social. Seu Projeto Político Pedagógico, construído coletivamente entre preceptores e residentes, possui como objetivo: “Especializar profissionais, através da formação em serviço, para atuar em equipes de gestão de políticas públicas para a saúde de forma inter, multi e transdisciplinar em diferentes níveis de gestão do SUS”. O programa estabelece o “planejamento” como uma competência técnica que deve ser desenvolvida pelo residente, de forma transversal, em todos os espaços de atuação. Entendendo o planejamento como a “capacidade para planejar, implementar, monitorar e avaliar políticas, programas, planos e projetos públicos, sempre comprometido com a manutenção e respeito às regras e valores democráticos”.

Descrição da Experiência
Os residentes do Programa Multiprofissional de Gestão de Políticas Públicas para a Saúde da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF) possuem dois anos de formação. O primeiro ano é voltado à rede de atenção das Regiões de Saúde do DF, explorando ações e serviços sob gestão de base territorial. Já no segundo ano, os cenários são voltados ao âmbito da administração central, dentre eles, a Diretoria de Planejamento e Orçamento em Saúde (DIPLAN). A DIPLAN é um setor da SES-DF, que começou a ser cenário para a residência a partir do ano de 2022, ao longo desse percurso, deixou de ser um campo de atuação, voltando a ter preceptoria instituída a partir de março de 2024. Os primeiros residentes a ingressar no cenário foram um assistente social e uma sanitarista, formada em saúde coletiva. Desta forma, os primeiros desafios para a DIPLAN foram: Como inserir no processo de trabalho profissionais com saberes diferentes do que está posto na equipe da diretoria? Em um momento de mudança de gestão, onde todo o processo de trabalho está sendo revisado e reconstruído, como inserir os residentes na rotina de trabalho? Como elucidar o papel do residente e do preceptor? Como alinhar as expectativas dos residentes com as da equipe? Este trabalho, não visa responder todos os questionamentos, mas discutir questões importantes sobre a inserção deste Programa na DIPLAN.


Objetivo e período de Realização
Refletir sobre a experiência da inserção da Residência de Gestão de Políticas Públicas para a Saúde no processo de trabalho da Diretoria de Planejamento e Orçamento da SES-DF. Período: 2017-2024.

Resultados
Refletir sobre os desafios da inserção dos residentes na DIPLAN revela questões fundamentais tanto sobre a importância do trabalho multiprofissional na construção do planejamento do SUS, como da necessidade de formação dos gestores que atuam neste âmbito. A diversidade de saberes, demanda a criação de espaços que contribuam com a inserção das perspectivas únicas do residente, enriquecendo o processo de trabalho com novas abordagens e soluções criativas. A formação multidisciplinar do residente, somada à sua atuação no nível local e regional, proporciona uma visão ampliada da saúde, contribuindo significativamente para a melhoria da gestão e planejamento no nível central. Esse olhar ampliado permite a compreensão mais holística e contextualizada das necessidades e desafios da saúde pública, facilitando a criação de estratégias mais eficazes. Em mudanças de gestão, a revisão e reconstrução dos processos de trabalho pode ser uma oportunidade. A inserção dos residentes durante esse período pode acelerar a adaptação às novas diretrizes, além de oferecer um olhar crítico e inovador sobre os métodos vigentes.

Aprendizado e Análise Crítica
A integração ensino-serviço é crucial para a formação de profissionais que visem construir o SUS enquanto política pública. Várias iniciativas têm buscado integrar educação e trabalho em saúde, destacando-se as residências multiprofissionais como uma estratégia importante de formação. Destaca-se ainda, a necessidade de profissionalizar gestores capacitados para a atuação na saúde, sendo a residência em gestão de políticas públicas para a saúde, uma iniciativa inovadora e imprescindível para o fortalecimento do SUS. As residências multiprofissionais, assim como dito por Silva e Colaboradores (2016), possuem abordagem educacional que contrasta com a especialização curativa e privada das residências médicas tradicionais e promovem um outro olhar para a saúde pública do Brasil. Porém, ainda é desafiador inserir o profissional-residente nos cenários de atuação. É necessário implementar políticas de formação que, pautadas pelo ensino em serviço, façam do trabalho em saúde um princípio educativo.


Referências
SILVA, Cristiane Trivisiol da et al. Residência multiprofissional como espaço intercessor para a educação permanente em saúde. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 25, p. e2760014, 2016.
SANTOS, Juliana Siqueira; SANTOS NETO, Pedro Miguel dos. Residências em saúde: análise de uma política estadual de formação de profissionais para o SUS. Saúde em Debate, v. 47, p. 516-530, 2023.
AGUIAR, Adriana Cavalcanti de et al. Preceptoria em programas de residência: ensino, pesquisa e gestão. 2017.
DE LEMOS MELLO, Amanda et al. Fatores que interferem no ensino e aprendizagem de residentes multiprofissionais em saúde: revisão integrativa. ABCS Health Sciences, v. 44, n. 2, 2019.
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL. Portaria nº 493, de 08 de julho de 2020. Diário Oficial do Distrito Federal, Brasília, DF, Seção 1, p. 1, 08 de julho de 2020.


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