04/11/2024 - 13:30 - 15:00 RC8.5 - Residências em Saúde e Integração Ensino-Serviço-Território |
53227 - CONTRIBUIÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARA A MELHORIA DO SERVIÇO EM ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE RENATA MONTEIRO LIMA - UFC, LUCIANA MACATRÃO NOGUEIRA NUNES - UFC, NIRLA RODRIGUES ROMERO - UFC, PAULO SERGIO DOURADO ARRAIS - UFC
Contextualização A experiência aqui relatada e vivenciada faz parte de um evento organizado durante a disciplina de Estágio em Farmácia I do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará. Trata-se de um evento de ocorrência semestral, no formato remoto, que encontra-se em sua segunda edição e envolve a participação dos discentes matriculados na disciplina de estágio, supervisores de campo, docentes do Curso de Farmácia e representantes das concedentes do estágio, Rede de Saúde da prefeitura de Fortaleza (Unidades de Atenção Primária à Saúde-UAPS, Coordenadoria de Assistência Farmacêutica-COAF e Centro de Atenção Psicossocial-CAPS), Rede de farmácia privada e Farmácia escola do curso de Farmácia da UFC.
A Mostra do Estágio em Farmácia I teve como propósito ampliar o conhecimento teórico e prático dos discentes, compartilhar experiências entre discentes, docentes do Curso de Farmácia e Farmacêuticos, além de contribuir com os campos de estágio através de propostas de melhoria para serviços em estabelecimentos de saúde, através da identificação de uma situação problema pelo discente durante seu estágio e a sua proposta para a resolução desta.
Descrição da Experiência Durante a realização do evento, cada discente apresentou a sua proposta de melhoria para uma banca avaliadora composta por um docente do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e um Farmacêutico atuante em campos de estágio que compõem o Estágio em Farmácia I, composição esta formada com o intuito de enriquecer a experiência do aluno ao ter durante o evento a visão prática e acadêmica da sua proposta.
Após todas as apresentações, os trabalhos selecionados para concorrerem a menção honrosa foram reapresentados para uma banca composta pelos representantes das partes concedentes do estágio que selecionaram os três melhores trabalhos para ganharem primeiro, segundo e terceiro lugar.
A composição da banca que escolheu os melhores trabalhos foi construída com o propósito dos representantes das partes concedentes dos campos de estágio elegerem as melhores propostas para o serviço, sem a existência de conflito de interesses, além da oportunidade de poder aprofundar o conhecimento nas melhores propostas apresentadas durante o evento, podendo as utilizarem para a melhoria dos serviços do seu estabelecimento de saúde. É importante frisar também que as concedentes de estágio também terão acesso a todas as propostas de melhoria apresentadas durante o evento através da publicação do anais da Mostra de Estágio em Farmácia I que será disponibilizado a posteriori.
Objetivo e período de Realização Relatar a experiência de um evento, promovido entre os dias 03 e 07 de junho de 2024, que teve como principal objetivo contribuir com a melhoria do serviço em estabelecimentos de saúde que fizeram parte dos campos de estágio da disciplina de Estágio em Farmácia I do curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará.
Resultados A Mostra teve uma participação efetiva dos alunos. As discussões após as apresentações foram momentos ricos de aprendizagem, surgimento de propostas para projetos de pesquisa, além de poderem contribuir de fato na melhoria dos processos de trabalho, reverberado por uma representante concedente de um campo de estágio que enfatizou serem ideias construtivas e exequíveis.
Após o evento, realizou-se uma pesquisa de satisfação em que 79,2% dos alunos que responderam relataram que o evento contribuiu para a troca de experiências entre os alunos e 87,5%, recomendaram a continuação do evento. Em uma pergunta aberta sobre o que o aluno mais gostou do evento, a troca de experiências foi o mais relatado, mas o comentário “Das trocas de experiências e possibilidade de se tornar um agente ativo na construção de uma gestão de saúde melhor” mostrou-nos a importância de estimular a responsabilidade social nos futuros profissionais.
Dentre a equipe de trabalho, formada por docentes e farmacêuticos dos campos de estágio, mais de 75% dos que responderam consideraram que o evento contribuiu com os locais de estágio e 100% recomendaram a continuação do evento para os próximos semestres.
Aprendizado e Análise Crítica Através deste evento pudemos perceber a necessidade que os campos de estágio tem de uma parceria mais estreita com as instituições de ensino superior, através de uma maior reciprocidade entre os atores envolvidos, proporcionando preparação dos discentes para o trabalho produtivo, mas também o melhoramento dos serviços oferecidos pelos campos de estágio, através da contribuição das instituições de ensino na melhoria dos processos de trabalho. Esse é um aprendizado que transformou-se em análise crítica ao papel formador das instituições de ensino superior e um incentivo para que esta parceria se fortaleça, propiciando melhores serviços de saúde para a população, contribuindo assim com a sua responsabilidade social.
Referências BRASIL. Lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2008.
BRASIL. RESOLUÇÃO Nº 6, DE 19 DE OUTUBRO DE 2017. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2017.
|