Roda de Conversa

04/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC8.5 - Residências em Saúde e Integração Ensino-Serviço-Território

50215 - IMPACTO DO MESTRADO PROFISSIONAL DE GESTÃO EM SAÚDE NO PROCESSO DE TRABALHO DO PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLE AO TABAGISMO
MARIA JOSANE PEREIRA - SESA, ANDREA CAPRARA - UECE, LILIANE MARIA MARTINS PORTO - SESA, FERNANDA MARIA GONÇALVES - UVA, ANTÔNIA REJÂNIA ÁVILA - FACULDADES UNINTA, MARIA DELUZA ALVES DA SILVA - FACULDADES UNINTA, MARIA DE LOURDES SANTOS ROCHA - FACULDADES UNINTA


Contextualização
A natureza do programa de pós-graduação stricto sensu na modalidade profissional oportuniza a articulação entre a prática (que o aluno tem ou almeja ter) e a teoria que alimenta e alicerça essa prática, repercutindo casos de ganhos pessoais, profissionais e científicos (Santana; Souza; Tavares, 2023).
Tal modelo, representa a concretização de um novo conceito sobre saúde, composto por princípios e programas que apontam para a democratização das ações e serviços. Efetivados pela fusão, no campo da metodologia, prática e do ensino, atrelados a melhorias nas políticas públicas em saúde (Branco Júnior, 2021).
Dentre estes programas, no Brasil, destaca-se a Política Nacional de controle ao tabagismo (PNCT) que é modelo para outros países. Apesar da restrição orçamentária, o trabalho tem sido realizado de forma eficaz, garantindo reconhecimento nacional e internacional. Resultado disso é a redução de prevalência de 34% (1989) para 12% (2019) (Pesquisa nacional de saúde 2019).
A PNCT, enfrenta permanentes desafios, tais como: lançamento de novos produtos de riscos à saúde (cigarros eletrônicos) não cumprimento da legislação e estratégias que comprometem a saúde pública, além do foco de sedução voltado para crianças e adolescentes. Emergindo a necessidade de ações que estruturem e norteem o processo de trabalho em bases científicas (Bertoni; Szklo, 2021).


Descrição da Experiência
PNCT está presente na cidade de Fortaleza e áreas descentralizadas desde o início de sua estruturação sendo acompanhadas pela Superintêndencia de Fortaleza-Ce. Tratam-se apenas de 18 municípios que aderem à campanha proposta e devolvem dados em forma de indicadores de forma quadrimestral ao serviço para análise e acompanhamento.
Como medidas para tal, destacam-se: monitorar o uso do tabaco e as políticas de prevenção; identificar as ações de ajuda oferecidas para parar de fumar; acompanhar o número de pessoas que aderem ao tratamanto ; analisar as desistências ao tratamento e monitorar seu retorno; aumentar as ações de incentivo a adesão do programa pelos municípios. Entretanto, a cessação do fumo ainda constitui um grande desafio para a saúde pública (Oliveira et al., 2022).
Diante deste cenário e das resistências encontradas, assim como a não alimentação dos indicadores de forma contínua por determinados municípios, foi-se conseguindo a partir dos conhecimentos adquiridos no mestrado profissional, organizar o processo de trabalho, inserir o uso de ferramentas que viabilizassem entender o andamento do programa, assim como estruturar de forma mais eficaz todas as ações e dados obtidos.


Objetivo e período de Realização
O objetivo do estudo é relatar a experiência do impacto do mestrado profissional de gestão em saúde no processo de trabalho do programa nacional de controle ao tabagismo, ocorrido a partir de junho de 2023 a abril de 2024.

Resultados
O mestrado profissional (MP) contribuiu com o serviço, levando ao conhecimento, ferramentas que auxiliaram na resolução de problemas enfrentados no cotidiano
A primeira intervenção realizada, trabalhou a inconstância na entrega de dados e o risco de viés que os mesmo poderiam ter. Foi utilizada o diagrama de ISHIKAWA, ou seja, análise de causa e enfeito. A partir de tal foi possível identificar problemas e constatar movimentos de mudanças positivas no contexto das práticas realizada perante a equipe e os municípios. Durante o primeiro encontro, outro aspecto abordado referia-se à necessidade de atualização dos participantes acerca do PNCT.
No segundo momento, já na realização dos treinamentos necessários, abria-se espaço para que fizessem a discussão das atividades propostas abordando as dificuldades, aspectos positivos e percepções pessoais. Emergindo a necessidade de constituição de um plano de ação, utilizando para tal, a ferramenta 5W2H. A aplicação das ferramentas trouxe novas perspectivas no processo de trabalho veio ao encontro da necessidade de fortalecer o processo possibilitando um novo olhar sobre o agravo as ações e informações coletadas.


Aprendizado e Análise Crítica
Este relato de experiência aponta à importância do incremento de melhorias no processo de trabalho a partir da adesão da teoria e prática. A partir dos conhecimentos adquiridos no curso e da aplicação de ferramentas como oportunidade de desenvolvimento no serviço, foi possível maior crescimento em competências técnicas e científicas nas ações realizadas.
No presente estudo, o conceito e função de um mestrado profissional mostrou-se eficiente na aquisição de mudanças e obtenção de resultados positivos. A reflexão em torno desses achados traz importantes contribuições à gestão do serviço, à equipe e aos municípios envolvidos.
Diante disso, passou-se a pensar de forma mais coletiva e crítica em estratégias, e planos de ação esperando que os resultados de sua aplicabilidade, elevem seu alcance no PNCT abrindo espaço para que estes movimentos instituintes, sejam assimilados nas práticas dos profissionais de saúde.
Todavia, para expandir as ações e aprimorar o trabalho, é necessário um plano estruturado e consistente, análises críticas dos achados, reuniões periódicas para discussão de problemas e construção de medidas de contingenciamento, resultando na construção de um produto no MP que auxilie todo esse processo, tratando-se de um painel de indicadores estratégicos para gestão do PNCT .


Referências
Bertoni, N.; Szklo, A. S. Dispositivos eletrônicos para fumar nas capitais brasileiras: prevalência, perfil de uso e implicações para a Política Nacional de Controle do Tabaco. Cadernos de Saúde Pública, v. 37, n. 7, 2021.
Branco Júnior, A.G.; Práticas colaborativas para os preceptores médicos e enfermeiros da Atenção Primária em Porto Velho, Rondônia, Dissertação, Universidade Federal de Rondônia. Porto Velho, 2021.
Oliveira, G. M. et al. Recomendações para a Redução do Consumo de Tabaco nos Países de Língua Portuguesa - Arq Bras Cardiol., v.112, n. 4, 2019.
Pesquisa nacional de saúde. 2019: ciclos de vida: Brasil. Rio de Janeiro.
Santana C.A; Souza A.C.; Tavares C.Z.; Interdisciplinaridade, empoderamento e participação social: contribuições para a promoção da saúde na percepção de egressos de um mestrado profissional. Conhecimento & Diversidade, Niterói, v. 15, n. 36. 2023.

Fonte(s) de financiamento: Finaciamento próprio


Realização:



Patrocínio:



Apoio: