Roda de Conversa

04/11/2024 - 13:30 - 15:00
RC8.5 - Residências em Saúde e Integração Ensino-Serviço-Território

49085 - HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS PELO OLHAR DAS PUBLICAÇÕES - UMA REVISÃO INTEGRATIVA ENTRE 2011 E 2022
LEANDRA MARIA BORLINI DRAGO - HUCAM / UFES, FRANCIS SODRÉ - UFES


Apresentação/Introdução
O hospital universitário (HU) representa espaço de ensino, pesquisa e extensão junto às Universidades, aparelhado por arsenal tecnológico, inserido junto ao sistema de saúde, como ponto de atenção na rede de assistência da saúde pública. Atualmente o Brasil apresenta 51 hospitais universitários distribuídos pelo território nacional, vinculados a 36 universidades federais (Brasil, 2023).
Um processo de desgaste e precarização dos hospitais universitários caminha paralelamente na história. Diversas propostas de reorganização e financiamento e foram lançadas sob a justificativa da ineficiência da gestão pública. Em 2011 é criada a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), vinculada ao Ministério da Educação, responsável pela gestão dos hospitais universitários federais. Entre as suas atribuições estão coordenação e avaliação da execução das atividades dos hospitais, apoio técnico e elaboração de instrumentos de melhoria da gestão (Brasil, 2023).
A partir do princípio do HU como espaço de formação no SUS e para o SUS, a pesquisa que se segue busca apontar como as publicações têm reproduzido o hospital universitário.


Objetivos
Para este estudo lançamos a proposta de identificar o que os periódicos apresentam sobre os Hospitais Universitários no recorte temporal de 2011 à 2022. A partir do princípio do HU como espaço de formação no SUS e para o SUS, a pesquisa buscou apontar como as publicações nacionais têm reproduzido o hospital universitário.

Metodologia
Optamos pela revisão integrativa identificando a síntese do conhecimento e lacunas a serem desbravadas no tema (Souza, Silva e Carvalho, 2010).
Elencamos descritores e suas possíveis combinações: “hospital universitário”, “hospital escola”, “hospital de ensino”, EBSERH, “Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares”, SUS, ensino, pesquisa, formação, assistência, extensão. Foram pesquisados de forma isolada ou nas muitas combinações possíveis entre si.
Definiu-se pelas bases de dados CAPES, PUBMED, LILACS/BVS , e, SCIELO.ORG. Como critérios de inclusão os artigos entre os anos de 2011 e 2022 publicados em revistas, com textos completos disponíveis, em língua portuguesa, elaborados em território brasileiro. Monografias, teses e dissertações, além de materiais que não caracterizassem artigos foram excluídos da pesquisa.
Entre Maio e Julho/2023 foi mantido o levantamento de artigos e a partir dos critérios de inclusão e exclusão restaram o total de 92 artigos para esta pesquisa. O momento seguinte foi a leitura de todos os resumos e a partir disso iniciamos a categorização das ideias principais neles apresentadas, por meio da aproximação das ideias centrais do texto.



Resultados e Discussão
A partir da diversidade dos objetivos dos 92 estudos, foram distribuídos em 05 categorias com as respectivas frequência: ensino (47), pesquisa (18), assistência (12), extensão (8) e papel do HU (6). Os artigos com destaque do HU como espaço de formação foram encontrados em 46 revistas. As publicações aparecem diversamente distribuídas no recorte temporal, com destaque a redução abrupta das produções do ano de 2015, o que se explica pela conjuntura nacional de crise política e econômica, associada à mais longa greve da história das Universidades públicas federais. O desfinanciamento na política de educação refletem na estrutura física das universidades e suas autarquias, na precarização do trabalho dos docentes e técnicos em educação, e, na produção de pesquisas.
Destaca-se entre os artigos a constante do debate do processo de formação por meio da assistência, ainda que com enfoques diferenciados (papel do preceptor, avaliação do aluno, qualidade da assistência, qualidade da formação, entre outros). Tal repetição ratifica a função do hospital escola: formar em serviço. Apontam a participação dos hospitais universitários no enfrentamento à pandemia Covid-19, dando destaque ao papel dos HUs, como lugar de assistência qualificada, fomento e produção de ciência, num lugar de destaque no sistema SUS. No contexto político e econômico a conexão já não se apresenta tão expressiva nas publicações. Apesar das últimas décadas marcadas pela redução de financiamento nas áreas sociais, sobretudo educação e saúde, somente 05 trabalhos abordam o tema de privatização do ensino e precarização do trabalho no HU. A criação da EBSERH não foi abordada por nenhum dos estudos selecionados apesar de sua interface nas funções de ensino, pesquisa e extensão dos hospitais.



Conclusões/Considerações finais
As publicações sobre o HU apresentam as categorias que o conformam e reforçam seu diferencial de espaço da formação em saúde. A assistência aparece como direcionadora das outras frentes, considerando a dominância da prática assistencial e sua relação com o financiamento da instituição.
Notória é a pequena produção de publicações que trazem a concepção macropolítica do processo de formação profissional em saúde. O debate sobre o papel do HU como órgão suplementar público federal, ponto de atenção na saúde, espaço de pesquisa e palco dos projetos de extensão, se mostra menor que estudos clínicos. O contexto de subfinanciamento das políticas públicas de educação e saúde, precarização das relações de trabalho, e, reformas políticas e econômicas que reduzem o espaço do Estado em prol da economia apareceram em um número ínfimo de artigos, como Oliveira et al (2022); e Poz, Maia e Costa-Couto (2022).



Referências
BRASIL. Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. [Brasília]: MEC, [2023?]. Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br . Acesso em: 18 out. 2023.

OLIVEIRA, Bruno L. C. A. et al.. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes e a qualidade do ensino superior em saúde brasileiro. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 30, p. e3585, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1518-8345.5714.3585. Acesso em junho 2023.

POZ, Mário R. D.; MAIA, Leila S.; COSTA-COUTO, Maria Helena. Financeirização e oligopolização das instituições privadas de ensino no Brasil: o caso das escolas médicas. Cadernos de Saúde Pública, v. 38, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00078720. Acesso em maio/2023.

SOUZA, Marcela T.; SILVA, Michelly D.; CARVALHO, Raquel. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Jornal Einstein, v.8, p. 102-106, 2010. Disponível em: https://journal.einstein.br. Acesso em out/2023.

Fonte(s) de financiamento: Não se aplica


Realização:



Patrocínio:



Apoio: